Profissional LEED

Profissional LEED AP

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Geometria Descritiva Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Profissional LEED dedica-se à certificação de edifícios para atestar a sua construção sustentável. Portanto, o seu papel é garantir que os imóveis têm qualidade de vida para os seus ocupantes e que causam o menor impacto possível no meio ambiente. Mas vem saber mais sobre esta profissão…

A construção sustentável e amiga do ambiente é, cada vez mais, importante. As metas ambientais já são letra de lei, mas vão ser ainda mais rigorosas nos próximos anos. Assim, entra em campo o Profissional LEED como peça essencial.

Veja que a Certificação LEED valoriza muito um imóvel. Pois, além de atestar a construção ecológica, é uma garantia de eficiência em termos do uso de energia e de água, por exemplo.

Portanto, este tipo de certificado tem a ver com o ambiente e até com a saúde, mas também tem peso no valor económico dos imóveis. Assim se explica o fato de a profissão estar a crescer no mercado.

A sustentabilidade já não é só um conceito, mas é um princípio que valoriza os imóveis e as empresas que a praticam.

Mas venha saber mais sobre esta área…

O que é a Certificação LEED

LEED são as iniciais de Leadership in Energy and Environmental Design. O conceito nasceu em 1993, nos EUA, mas agora é aplicado em quase todo o mundo.

Portanto, é um sistema de avaliação internacional que avalia se um edifício é sustentável. Assim, analisa os seguintes cinco aspetos fundamentais:

  • Localização da construção
  • Gestão eficiente da água
  • Eficiência energética e uso de energias renováveis
  • Recursos naturais e conservação de materiais
  • Qualidade do ambiente interior do edifício.

A partir destes critérios, o Profissional LEED atribui uma pontuação à construção. Assim, o imóvel recebe um certificado de Prata, de Ouro ou de Platina, conforme os resultados.

Quanto ganha um Profissional LEED

O segmento da Certificação LEED está ainda pouco explorado. Mas o mercado da construção verde está em amplo crescimento.

Atualmente, a consultoria de um LEED AP pode custar entre 0,5% a 1% do valor de um projeto. Portanto, os ganhos podem ser bem interessantes.

A área beneficia da atual falta de profissionais certificados, o que lhes permite terem salários bem generosos. Mas com a demanda por certificações LEED a crescer, cada vez mais pessoas vão abraçar este setor.

Portanto, é previsível que os preços baixem um pouco nos próximos anos. Ainda assim, continua a ser uma boa profissão em termos financeiros.

Continua connosco para saberes como é o trabalho nesta área…

O que faz um Profissional LEED

O Profissional LEED atua na certificação da qualidade ambiental dos edifícios. Portanto, avalia fatores como o uso de energia e da água, bem como de materiais e da qualidade do ar. Além disso, também analisa soluções inovadoras sustentáveis.

Há três categorias de profissionais LEED e que estão diretamente ligadas ao trabalho que fazem:

  • 1- LEED Green Associate (GA)
  • 2 – LEED Accredicted Professional (AP)
  • 3 – LEED Fellow

Fica connosco para saberes um pouco mais de cada uma destas categorias…

O que é um LEED GA

Este é o primeiro passo para se tornar Profissional LEED e exige a realização de um exame específico.

O Profissional LEED GA tem noções básicas sobre construção sustentável. Além disso, também conhece os sistemas de Certificação LEED, por exemplo os vários tipos que existem, como funciona a gestão de documentos e custos, entre outros aspetos.

Se pensarmos nisto como medicina, o LEED GA é um clínico geral, juntando saberes gerais de várias áreas dentro desta matéria.

Assim, tal como nos hospitais há os médicos especialistas, neste setor a ideia também se aplica como vais ver já de seguida…

O que é um LEED AP

O LEED AP será, então, o médico especialista, ou melhor, o técnico especializado em certas áreas da certificação de edifícios.

Portanto, neste patamar, os conhecimentos são mais profundos. Mas também é preciso fazer uma prova adequada e que, assim, se vai centrar em questões mais específicas.

Por exemplo, no exame de LEED GA, podem perguntar o que é que significa o escoamento. Mas no exame de LEED AP, já vão perguntar qual o volume de escoamento que será preciso numa dada área da construção.

Assim, um LEED AP pode especializar-se em diferentes áreas, como, por exemplo, as seguintes:

  • Projeto e Construção de Edifícios (BD+C)
  • Design e Construção de Interiores (ID+C)
  • Operação e Manutenção de Edifícios (O+M)
  • Desenvolvimento do Bairro (ND)
  • Casas e Edifícios Residenciais de poucos andares (HOMES).

É possível realizar mais do que uma especialização e até desejável, pois isso aumenta as chances profissionais. Mas, para isso, é preciso fazer as provas específicas para cada uma.

O que é um LEED Fellow

Este é o patamar mais alto de carreira na certificação LEED e não implica fazer qualquer prova. Um LEED Fellow é uma espécie de “prémio” atribuído aos melhores profissionais.

As pessoas que chegam a este nível têm um papel essencial na promoção da construção ecológica. Portanto, têm provas dadas dos seus méritos, sendo reconhecidas pelos seus pares pelo grau de saber excecional.

Mas continua a ler para perceberes mais sobre o que fazem estes profissionais…

Quais as suas funções

O trabalho de um Profissional LEED passa por avaliar uma série de critérios pré-estabelecidos para concluir se uma construção é sustentável ou não.

Assim, há uma checklist de fatores a avaliar e que podem ser aprovados ou merecer uma orientação de melhoria. O sistema LEED define um número mínimo de critérios a cumprir para que um edifício seja certificado como sustentável.

Portanto, o profissional tem de analisar aspetos como os materiais utilizados, bem como os seus impactos no meio ambiente envolvente.

Mas para entender o processo, é preciso notar que a Certificação LEED abrange as seguintes categorias:

  • Espaço Sustentável (analisa a integração da construção no ambiente envolvente)
  • Localização e Transporte (refere-se à facilidade de acesso a transportes alternativos ao carro e à ligação com espaços públicos como, por exemplo, parques)
  • Uso eficiente da água (debruça-se sobre a gestão da água interna e externa)
  • Energia e Atmosfera (abrange as medidas de eficiência energética)
  • Materiais e Recursos (está relacionada com a gestão eficiente dos resíduos de construção)
  • Qualidade do Ambiente Interior (prende-se com o conforto térmico, visual e acústico e com a qualidade do ar interno)
  • Inovação (avalia soluções sustentáveis inovadoras)
  • Créditos de Prioridade Regional (para premiar escolhas feitas com base nas necessidades regionais)
  • Processo Integrativo (inclui todas as fases do projeto, desde o design à implantação).

Como é feita a Certificação LEED

Em função destas categorias, o Profissional LEED analisa e conclui se um edifício é ecológico ou não. Mas, para sermos mais claros, é preciso entender que tipo de verificações ele faz.

Assim, as suas funções passam por checar e pontuar aspetos como os seguintes:

  • Soluções para prevenir poluição durante a construção
  • Atuação para descontaminar terrenos industriais
  • Incluir espaços para bicicletas dos trabalhadores
  • Reduzir impacto negativo da iluminação do projeto
  • Medidas de paisagismo urbano sustentável
  • Gestão interna e externa da água
  • Torneiras de água automáticas
  • Aproveitamento de água das chuvas para limpeza e jardinagem
  • Chuveiros com restritores de vazão
  • Uso de fontes de aquecedores solares e painéis fotovoltaicos
  • Recurso a áreas envidraçadas para aproveitar a luz natural
  • Gestão de resíduos e de coleta seletiva
  • Controle de ventilação
  • Monitoramento da qualidade do ar interior e exterior.

Portanto, fica evidente que um edifício com Certificação LEED também é um edifício mais ecológico e mais amigo do ambiente.

Vem agora saber o que esperar do mercado de trabalho nesta área…

Saídas no Mercado de Trabalho

Um Profissional LEED tem uma boa margem de oportunidades de emprego em diversos campos. A área é tão interessante que é uma mais-valia para profissionais como o Arquiteto e o Engenheiro Civil que atuam na área da construção.

Atualmente, os grandes gabinetes de Arquitetura têm obrigatoriamente profissionais com a acreditação LEED. Pois essa é uma vantagem clara em relação à concorrência, o que assegura mais lucros também.

Mas além do setor da Arquitetura, estes profissionais podem ainda trabalhar em empresas de construção, de consultoria e de Gestão Ambiental. Todavia, ainda podem ter oportunidades em entidades públicas como, por exemplo, Câmaras Municipais.

O trabalho também pode passar por dar formação numa área em expansão, mas ainda pouco praticada e conhecida.

Uma das grandes vantagens da profissão é o fato de a Certificação LEED ser um padrão internacional. Portanto, os profissionais podem trabalhar em qualquer país, o que aumenta as chances de emprego.

Além disso, o mercado dos green buldings está em amplo crescimento. Os especialistas acreditam que a procura por certificados LEED vai disparar nos próximos anos.

Espreita agora como dar os primeiros passos nesta profissão…

Como entrar na profissão de LEED

A acreditação LEED é um requisito obrigatório para trabalhar nesta área. Assim, para entrar na profissão é preciso ter a formação adequada.

É possível realizar os exames de acreditação LEED GA e LEED AP ao mesmo tempo. Portanto, nesses casos, a prova é dividida em duas partes.

Mas o ideal é fazer um exame de cada vez depois de frequentar a formação certa. O LEED GA é um primeiro passo que ajuda a ter contacto com a área, sendo que o LEED AP já requer saberes mais específicos.

É importante notar que a acreditação LEED também permite trabalhar em qualquer país, pelo que é um investimento que vale a pena.

Há profissionais de muitas áreas a fazerem este tipo de cursos, desde Arquitectos, Engenheiros e construtores, passando até por Analistas ESG. Isto porque ter no currículo o selo de Profissional LEED pode abrir muitas portas.

Onde estudar para LEED AP

Não existem cursos superiores para profissionais LEED. Contudo, o tema faz parte da grade curricular de alguns cursos de pós-graduação.

Apesar disso, a melhor forma de obter formação é através dos cursos que existem para acreditar os profissionais LEED. Estes cursos preparam as pessoas para as provas, sendo que em caso de aprovação passam a ter as qualificações necessárias para trabalhar na área.

Portanto, espreita já de seguida algumas opções de cursos que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que é e o que faz um Profissional LEED, pensa bem se estás no caminho que queres para o futuro. Mas avalia bem se tens o que é preciso para uma área exigente e de grande responsabilidade ambiental. À distância, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top