Instalador de Energia Solar e Eólica

Instalador de Energia Solar e Eólica

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Física Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Instalador de Energia Solar e Eólica é o técnico responsável pela instalação destes sistemas que fazem o aproveitamento do sol e do vento. Através destes dois elementos naturais é possível gerar energia para diversas utilizações do nosso dia a dia.

As Energias Renováveis estão em amplo crescimento. Cada vez mais, é importante apostar em fontes de energia amigas do ambiente, para ajudar a salvar o planeta.

Assim, a Energia Solar e a Eólica são alternativas em alta aos combustíveis mais poluentes para produzir a eletricidade que é essencial no nosso dia a dia.

Neste âmbito, o Instalador de Energia Solar e Eólica é um perito com muita procura.

Mas continua a ler para saberes tudo da profissão.

O que faz um Instalador de Energia Solar e Eólica

Este profissional é responsável pela montagem de toda a estrutura física que segura as placas solares e os “moinhos” de vento. Portanto, tem de conhecer bem os vários componentes dos sistemas solares e eólicos.

Mas o Instalador de Energia Solar e Eólica não lida apenas com a instalação destes equipamentos, pois também trata da manutenção e reparação de avarias.

O seu trabalho é, sobretudo, técnico, ou seja, de execução. Contudo, também precisa de programar e de organizar para que o trabalho no terreno decorra sem problemas.

Além dos cuidados com o trabalho técnico em si, o Instalador precisa ainda de cumprir as normas de qualidade e segurança.

Quais as suas funções

O Instalador de Energia Solar e Eólica pode trabalhar diretamente com um Especialista de Energias Renováveis ou com diretores de empresa. Mas o seu papel é o de quem “põe as mãos na massa”.

Portanto, cabe-lhe carregar e montar os equipamentos. Mas pode trabalhar apenas com Energia Solar ou com Energia Eólica, ou com ambas. Tudo depende do tipo de empresa a que estiver ligado.

Contudo, para lá disso, o seu trabalho passa por instalar, inspecionar, manter, operar e reparar turbinas eólicas ou painéis solares. Assim, tem de ser capaz de detetar problemas e de os resolver de forma rápida.

Uma parte do seu trabalho “toca” o do Eletricista, pois tem de cuidar de toda a instalação elétrica dos projetos de Energia Solar e Eólica.

Mas tem de perceber como funcionam os sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, bem como eólicos. Isto quer dizer que deve conhecer os seus diferentes elementos.

A sua atividade também pode passar pela inspeção de parques solares e térmicos.

Além de seguir todos os passos da manutenção ou instalação, o Instalador também faz ensaios para confirmar que está tudo a funcionar da forma certa.

Quanto ganha um Instalador de Energia Solar e Eólica

Esta é uma profissão técnica, ou seja, que não exige um curso superior, que pode assegurar um ordenado interessante.

Os valores mudam um pouco de empresa para empresa, bem como de região para região. Mas, ainda assim, os salários são superiores aos praticados em outras áreas técnicas.

Além disso, neste setor, é habitual trabalhar muitas horas, inclusive aos sábados. Por isso, os ganhos ao fim do mês podem ser generosos.

Também há algumas empresas que oferecem o alojamento aos trabalhadores contratados, até porque alguns dos projetos são em locais distantes das grandes cidades.

Assim, também dará para poupar algum dinheiro em habitação!

Saídas no Mercado de Trabalho

Atualmente, há muita procura de profissionais na área das Energias Renováveis. Mas as preocupações ambientais alimentam este negócio e vão fazê-lo crescer ainda mais nos próximos anos. Portanto, é um mercado de trabalho que está em expansão.

Contudo, já no presente, as Energias Renováveis contribuem bastante para a produção de eletricidade de vários países.

Em Portugal, por exemplo, em Maior de 2020, representaram 71,6% do total da produção de eletricidade segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais.

Porém, é preciso considerar que esta área depende sempre das condições atmosféricas, ou seja, de quanto sol faz, e de quanto vento sopra. Portanto, há meses onde o contributo para a produção de eletricidade é bem menor.

Ainda assim, é uma área com futuro na “batalha” contra os combustíveis fósseis que são uma ameaça para o nosso planeta. As previsões das entidades do setor indicam que a oferta de emprego neste âmbito vai continuar a aumentar.

Como ser Instalador de Energia Solar e Eólica

Quem quer seguir este caminho tem de pensar em fazer uma formação especializada nas áreas da Energia Solar e Eólica. Esse passo será essencial para adquirir as competências necessárias para conseguir um bom emprego.

Mas algumas empresas podem contratar trabalhadores com outro tipo de experiências e formações. Isto pode acontecer se precisarem mesmo de mão de obra e não houver oferta para as vagas que oferecem.

Assim, ter conhecimentos em Eletricidade, mas também em Matemática e Física, são requisitos importantes para esta profissão.

Contudo, também é preciso ter uma boa condição física, pois é um trabalho que pode implicar carregar equipamentos pesados. Além disso, lida-se com condições atmosféricas difíceis, trabalhando debaixo de muito sol, ou à chuva e ao frio.

Por outro lado, as empresas querem trabalhadores dispostos a muitas horas de trabalho, para fazerem avançar os projetos o mais depressa possível.

Aproveita para conhecer a experiência de um brasileiro a trabalhar em Portugal na área da instalação de painéis solares…

Onde estudar Energia Solar e Eólica

Há vários cursos dedicados à área da Energia Solar ou Eólica. Contudo, também podes fazer um curso de Energias Renováveis mais geral. Neste caso, ficarás apto para um leque maior de possibilidades.

Na hora de escolher a formação certa para ti, foca-te em opções que sejam bem práticas. Há cursos que permitem, por exemplo, sessões práticas em laboratório. Portanto, é uma opção que vai ajudar-te a contactar com os equipamentos que depois terás de instalar.

Além disso, há alguns cursos que incluem bolsas de estágios e até parcerias com empresas, o que te pode abrir as portas de um trabalho de forma mais fácil.

Entre os conteúdos que vais estudar nestes cursos, estão temas como Biomassa, Energia Hídrica, Marés, Geotérmica e Eletricidade, entre outros.

Vamos ajudar-te com alguns links que te podem encaminhar nessa escolha do curso certo…

Portugal:

Brasil:

Após esta leitura, já sabes o que é preciso para ser Instalador de Energia Solar e Eólica. É uma profissão desafiante que exige esforço físico e conhecimentos de eletricidade. Achas que é este o trabalho que te vai fazer feliz? Se estás certo disso, torcemos pelo teu sucesso.

Mas se continuas sem saber o que queres fazer com o teu futuro, faz Testes Vocacionais. Vão ajudar-te a encontrares outras profissões ajustadas ao teu perfil!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top