Gerente de Hotel / Gestor Hoteleiro

Gerente de Hotel – Gestor Hoteleiro

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Direito Economia Línguas

Idiomas:

Inglês, Português

O Gerente de Hotel, ou Gestor Hoteleiro, é a pessoa que organiza e planeia o dia a dia de uma unidade hoteleira, coordenando as equipas e a prestação dos serviços. O seu grande objetivo é garantir a plena satisfação dos hóspedes.

O mercado hoteleiro é altamente competitivo e o grande desafio é melhorar, sucessivamente, os resultados.

Mas com tantos concorrentes em busca dos mesmos clientes, é preciso ter equipas de trabalho bem preparadas e uma gestão muito cuidada, pois nada pode falhar.

Neste ambiente de grande concorrência e exigência, o papel do Gerente de Hotel é fundamental. Cabe-lhe assegurar o pleno funcionamento de todos os setores, mas, para isso, tem de ter uma excelente formação e ótimas capacidades pessoais.

Além disso, o Gestor Hoteleiro tem de estar sempre atualizado quanto às últimas tendências do setor, enquanto precisa de estar atento, de forma contínua, ao que os concorrentes andam a fazer.

Pelo meio, porém, tem também de ter capacidade para inovar e para apresentar ideias originais e cativantes.

Mas vem connosco saber mais sobre o que este profissional faz…

O que faz um Gerente de Hotel

O Gerente de Hotel pode desempenhar várias funções na administração de uma unidade hoteleira, sendo que tudo depende da organização interna definida.

Até há bem pouco tempo, o Gestor Hoteleiro costumava ser também o proprietário do estabelecimento. Contudo, essa realidade tem vindo a mudar e, cada vez mais, se tem profissionalizado o cargo, com a aposta em pessoas com um perfil específico e formação adequada.

O papel do Gerente de Hotel é gerir todas os setores da unidade, bem como garantir que todas trabalham em equipa em prol do bem-estar dos hóspedes.

Assim, tem de lidar com todo o tipo de colaboradores do espaço, desde a Camareira ao Recepcionista de Hotel ou ao Concierge de Hotel, passando pelo Cozinheiro, entre outros.

A sua eficácia é essencial para o sucesso do espaço, bem como para a obtenção de lucros. Portanto, é o garante de todas as operações e da rentabilidade.

As suas responsabilidades passam pela administração das várias áreas funcionais do Hotel e pela coordenação das equipas de trabalho. Assim, tem de planear as rotinas diárias e gerir tanto os fornecedores como os recursos humanos e os recursos materiais.

A sua grande missão passa por manter, ou melhorar, os índices de satisfação dos clientes. E, nesse sentido, tem de comunicar regularmente aos proprietários, ou à administração do Hotel, eventuais problemas ou necessidades de investimento.

Quais as suas funções

O trabalho de um Gestor Hoteleiro depende muito do tipo e do tamanho do hotel onde trabalhe. Contudo, as suas funções desenvolvem-se em torno de seis pilares que são típicos da gestão, independentemente do setor de atividade:

  • 1. Planejamento
  • 2. Organização
  • 3. Recursos Humanos
  • 4. Direção
  • 5. Controlo
  • 6. Avaliação.

Em torno destes pilares essenciais do trabalho, o Gerente de Hotel realiza funções várias, como, por exemplo, as seguintes:

  • Definir política de preços segundo a oferta e a demanda
  • Fazer a gestão das despesas
  • Supervisionar os vários departamentos
  • Planear ações de Marketing
  • Recrutar novos colaboradores
  • Contactar e negociar com fornecedores
  • Comunicar resultados e preocupações aos donos/administradores
  • Gerir as reclamações dos hóspedes
  • Resolver problemas de manutenção ou de equipamentos
  • Planear eventos e/ou conferências.

Mas vem, agora, descobrir como é o mercado de trabalho nesta área…

Quanto ganha um Gestor Hoteleiro

O salário de um Gerente de Hotel pode atingir valores muito interessantes, especialmente em estabelecimentos de luxo ou mais conceituados.

Mas também é preciso ter experiência na função e as qualificações certas para poder atingir um patamar salarial melhor.

Contudo, tens de perceber que há vários aspetos que influenciam o valor de um ordenado nesta profissão:

  • Categoria do Hotel (quantas estrelas tem)
  • Número de colaboradores que terá de gerir
  • Localização do Hotel
  • Experiência do profissional
  • Formação Académica da pessoa.

Além destes dados, é preciso ter em conta ainda o grau de responsabilidade do Gestor Hoteleiro. Quanto mais sérias forem as suas obrigações, maior será o seu ordenado.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está sempre em mutação na área da hotelaria. É um setor que depende muito de tendências turísticas e de oscilações sociais. Contudo, também é uma atividade onde as oportunidades estão sempre a surgir.

Assim, as oportunidades para Gerentes de Hotel podem não ser assim tantas, mas vão surgindo com regularidade. Basta estares atento aos sites de emprego e às plataformas digitais da área hoteleira.

Mas repara que um Gestor Hoteleiro também pode fazer outras funções semelhantes, como, por exemplo, ao nível da Restauração.

No fundo, é mais uma profissão da área da Gestão e, portanto, com algumas adaptações, até pode trabalhar também como Gestor de Turismo Rural. O que importa é que descubras o trabalho que te faz feliz!

Como entrar na carreira de Gerente de Hotel

A formação superior pode ser uma exigência para entrar em alguns estabelecimentos como Gestor de Hotel. Mas é certo que todos exigem, pelo menos, alguma formação técnica na área, ou no âmbito da Administração ou da Gestão.

Repara que, muitas vezes, são os cursos que abrem a porta do mercado de trabalho aos recém-formados. Assim, deves investir na formação certa para poderes concorrer a um estágio que te pode dar acesso a um emprego.

Além disso, ter conhecimentos de Línguas e de Informática são critérios importantes.

Por outro lado, ter experiência na hotelaria ajuda muito, mesmo que não seja propriamente num cargo de Gestão. Mas se tiveres trabalhado num hotel, nem que seja como Bagageiro, terás uma ideia mais clara de que como tudo funciona, o que é uma mais-valia perante os recrutadores.

Mas, para lá destes aspetos, é importante que tenhas uma boa postura e capacidade para liderar pessoas.

Onde estudar Gestão Hoteleira

Há muitos cursos na área do turismo e da hotelaria que podem ser interessantes para quem quer seguir uma carreira como Gestor Hoteleiro.

Essas ofertas são tanto na Universidade como em escolas profissionais e não há um caminho mais certo do que outro – ou que há são boas escolas e escolas menos boas.

Todavia, também podes estudar Gestão de Turismo ou Administração de Empresas para te tornares Gerente de Hotel. É, acima de tudo, uma questão pessoal e só tu podes decidir, em função das tuas preferências.

Porém, vamos ajudar-te com alguns links que podem interessar-te…

Portugal:

Brasil:

Já percebeste o que faz um Gerente de Hotel ou Gestor Hoteleiro e quais são os grandes desafios que tem pela frente? É uma profissão que exige rigor, mas também capacidade de inovar e de resolver problemas. Achas que tens o que é preciso? Desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top