Instrutor de Yoga

Instrutor de Yoga

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Filosofia

Idiomas:

Inglês, Português

O instrutor de yoga, também chamado de guia ou professor de yoga, é o profissional que ensina e orienta a prática desta atividade. O yoga é uma prática que engloba a espiritualidade e o exercício físico e o professor deve ter estas duas vertentes bem desenvolvidas.

Mais do que ensinar a realizar as diferentes posturas de yoga, o guia vai preparar todos os seus alunos/praticantes para uma nova vida, a qual deve ser levada com maior sabedoria, leveza, assim como uma maior introspeção e cuidado consigo mesmo e com os outros.

Na verdade, este instrutor tem como objetivo tornar a vida dos seus alunos mais plena e feliz, dando-lhes ferramentas para que eles consigam olhar para o mundo e para o que os rodeia de uma forma diferente.

Se és um apaixonado pelo estilo de vida e prática do yoga, então esta carreira pode ser a mais acertada para ti.

Continua a ler este artigo e descobre o que faz um instrutor de yoga, como é o seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Instrutor de Yoga?

O instrutor de yoga, ou professor de yoga, ensina a prática e o estilo de vida do yoga a todos aqueles que queiram conhecer este mundo de autoconhecimento, respeito pelo próprio corpo, amor-próprio e a sua integração na natureza e no mundo.

Este profissional ajuda os praticantes a respeitarem os seus próprios limites e, principalmente, a aceitarem-se como realmente são. Além disso, eles ajudam os seus alunos a olharem para o outro com carinho, respeitando a sua forma de ser.

Assim, este professor auxilia o aluno a fazer o seu próprio caminho dentro do yoga, entendendo e respeitando os fundamentos filosóficos desta prática, a qual tem como principal objetivo o autoconhecimento e o alcance da plenitude.

Para seguir esta profissão com sucesso, é importante que o instrutor de yoga siga e viva os valores do yoga, de forma a ser uma referência válida para os seus alunos.

Quais as suas funções

A principal função do instrutor de yoga é ensinar os valores, a filosofia, o estilo de vida e a prática do yoga. O seu dia a dia envolve dar aulas, de forma presencial ou online, a turmas ou individuais, nas quais ele avalia o nível de cada um dos praticantes e os acompanha no seu desenvolvimento da melhor forma.

Geralmente, as primeiras aulas são de manhã bem cedo, entre as 7h00 e as 8h00, embora existam alguns instrutores que ofereçam aulas ainda mais cedo. O dia de trabalho também pode terminar tarde (por volta das 20h ou 21h).

Apesar de ser um dia muito cheio, é muito gratificante poder ajudar os outros a encontrarem o seu caminho no yoga. Além disso, ao dar aulas, também estarás a praticar yoga, algo que te dá muito prazer.

No final do dia, é bom realizar alguns exercícios para relaxar e realizar posturas restauradoras. Além de ajudar-te a restaurar o corpo de um longo dia de trabalho, vai dar-te energia para um novo dia.

Saídas no Mercado de Trabalho

Se quiseres seguir a profissão de instrutor de yoga, poderás encontrar emprego em diversos espaços, entre os quais podemos mencionar:

  • Ginásios
  • Academias
  • Centros holísticos e Escolas de yoga
  • Hotéis e resorts
  • Centros de reabilitação

Também podes realizar atividades como profissional independente, dando aulas online ou de forma presencial em estúdio privado. Podes, ainda, dar aulas específicas de yoga, como aulas de pré-natal, por exemplo.

Como entrar na carreira de Instrutor de Yoga?

Para seguires a profissão de instrutor de yoga não precisas ter uma formação específica. De facto, o mais importante é conheceres a fundo o yoga e teres experiência nesta prática. No entanto, o ideal é que faças um curso que te dê um certificado que te torne apto para dares cursos de yoga.

Fazer um retiro de yoga também é uma excelente ideia para te aprofundares neste estilo de vida. Conhecimentos de fisiologia e anatomia também são muito bem-vindos para esta carreira. A maioria dos cursos de yoga certificados oferecem estes conhecimentos específicos aliados à prática do yoga.

Onde estudar para Instrutor de Yoga?

Como vimos, para seguires a profissão de instrutor de yoga, ter uma certificação é o ideal. Dá prioridade a cursos que sejam reconhecidos pela União Europeia de Yoga, pois assim terás um currículo mais apelativo e permite-te trabalhar em vários países.

Em Portugal, um dos melhores cursos que existem é o Curso de Professores de Yoga da FPY (Federação Portuguesa de Yoga). Esta formação dá conhecimentos e capacidades aos alunos para que estes conduzam aulas de yoga, mas também lhes dá ferramentas para que estes evoluam no seu próprio caminho no yoga.

Os cursos de formação de Professores de yoga da Ashrams de Yoga também são muito reconhecidos. Encontras diferentes cursos à tua disposição, como, por exemplo, curso de professores de yoga na Índia (credenciado pela Yoga Alliance), curso de professores de yoga na Europa (curso intensivo na Holanda), curso de professores de Yin Yoga, entre tantos outros.

No Brasil tens vários cursos disponíveis também, como, por exemplo:

Os instrutores de Yoga precisam ter paixão por ajudar os outros e promover o bem-estar, assim como a capacidade de serem pacientes e adaptáveis. Se pensas que tens o que é preciso para te tornares um instrutor de yoga, pesquisa cursos perto da tua área de residência ou cursos de referência. Assim que completares o teu programa de formação de professores de yoga, estarás qualificado para começar a dar aulas. Se esse é o teu sonho, então investe nele e nunca desistas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *