Modelo

Modelo

Ser modelo, ou manequim, é o sonho de muitos jovens. O mundo da moda é fascinante, e atrai muitas pessoas em busca de reconhecimento e fama. Se esta é uma área que te interessa, então continua connosco! Vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão!

Outros nomes para esta profissão: Manequim, Top Model

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Ciência Política, Educação Física, História, História da Cultura e das Artes, Línguas, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Português

Os modelos são as pessoas que promovem e exibem produtos comerciais, ajudando na propaganda de uma marca. Embora o mundo da roupa seja o mais conhecido, a modelagem pode ser usada na publicidade de todo o tipo de produtos e serviços.

Modelos não são atores, nem bailarinos, embora possam fazer trabalhos para anúncios publicitários em vídeo. No entanto, neste caso, é comum contratarem-se atores, e não modelos.

Se esta é uma profissão que gostavas de seguir, então continua a ler este artigo! Nós vamos mostrar-te como é o dia a dia de um modelo no seu trabalho, quais as suas funções, e como é o mercado de trabalho! Ora vê!

O que faz um Modelo?

O modelo cede a sua imagem para publicitar ou apresentar um produto, ou serviços, de qualquer tipo. Pode trabalhar apenas com fotografia ou desenho, ou pode trabalhar ao vivo, em desfiles, ou feiras, por exemplo.

A beleza é, sem dúvida, um requisito obrigatório. Mas não é o único! Altura e peso são aspetos relevantes, assim como o carisma. Por exemplo, não adianta ser uma cara bonita se depois, na hora de fotografar, não tiver atitude que cative a câmara.

A carreira também envolve, muitas vezes, viagens para o exterior. Por isso, é importante que tenhas essa disponibilidade. Além disso, tens de ter consciência que vais ficar fora de casa durante algum tempo, e, às vezes, sem data certa para voltar.

Quais as suas funções

O modelo tem várias funções, mas a principal é sempre ceder a sua imagem para uma marca, produto, serviço, ou artista.

Podes posar para fotógrafos, desfilar numa passarela, ou gravar para vídeos publicitários.

Quanto à rotina de trabalho, ela varia muito de acordo com a área em que vais trabalhar. Ora vê as mais importantes!

Áreas de atuação

Para podermos compreender as funções de um modelo, temos de olhar para cada uma das suas áreas de atuação. Vejamos!

Artes Plásticas

Os modelos podem trabalhar para artistas, posando para eles. Podes posar para fotógrafos, pintores, escultores, ou até em aulas de desenho, para os alunos.

Fotografia

Os modelos fotográficos geralmente não têm altura suficiente para fazer desfiles e então encarreiram pela área da fotografia. Aqui, eles posam para ensaios fotográficos, sejam eles de que tipo forem.

Desfiles de moda

A maioria dos modelos sonham em desfilar nas grandes passarelas internacionais. No entanto, esta é a área mais difícil de entrar. É preciso ter altura certa, peso certo, medidas certas, imagem e atitude que satisfaçam a necessidade dos estilistas.

Aqui, os modelos desfilam com roupas e acessórios de várias marcas e estilistas, normalmente em exibições para dar a conhecer novas coleções.

Publicidade

Das áreas mais lucrativas para o modelo é a publicidade. Podes trabalhar em anúncios de publicidade para a TV, ou então podes trabalhar para apresentar produtos em exposições.

Consultoria

Quando já tens uma carreira como modelo consolidada, também podes trabalhar com consultoria. Basicamente, a tua função é ensinar e formar modelos mais jovens.

No início da carreira é normal que a rotina não seja muito agitada, porque não tem um contrato de trabalho fixo. Normalmente são trabalhos esporádicos, e oferece uma certa flexibilidade. A vantagem dessa flexibilidade é que consegues dedicar-te a outras atividades, como a prática de desporto, por exemplo.

Quando um modelo já conseguiu vários trabalhos e está entre os quadros fixos da agência, começa a ter mais trabalhos. As viagens começam a surgir com mais trabalhos. Mas a ideia de ter um emprego das 9h às 17h não é, de modo algum, uma realidade nesta profissão!

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os modelos não é fácil. A concorrência é muita e as vagas são poucas. Além disso, os requisitos para entrar nesta carreira são exigentes, o que torna a entrada no mercado de trabalho ainda mais difícil.

Além de ser difícil a entrada, este é um setor muito irregular. Isto quer dizer que não é um trabalho constante. Durante o ano, vão haver meses que vais trabalhar muito, e outros não vais ter trabalho nenhum!

As vagas de emprego surgem mais quando a economia está melhor, porque se investe mais em publicidade. No entanto, quando a economia não é favorável, ou quando passa por momentos de crise, o mercado de trabalho para os modelos passa por dificuldades.

Inicialmente, o modelo trabalha para agências de moda, as quais fazem a intermediação entre as marcas e os modelos. No entanto, é possível trabalhar em exclusivo para uma marca, especialmente quando já conseguimos alguma reputação.

Como entrar na carreira de Modelo

Para entrares na carreira de modelo tens de ser alguém cheio de carisma, com um rosto e um corpo bonito. Além disso, tens de ser alguém com uma atitude forte e personalidade vibrante, mas também tens de ter muito profissionalismo!

Se estás à procura de destaque para conseguir um contrato com uma agência, então podes entrar em concursos de beleza. Eles dão-te visibilidade e estão sempre profissionais das agências à procura de novos talentos.

Embora não seja exigido nenhum curso, é bom saber falar inglês fluentemente, porque vais fazer várias viagens internacionais. Os cursos profissionalizantes de modelo também são uma excelente ajuda, embora não obrigatórios.

Onde estudar para Modelo

Portugal:

Brasil:

Queres ser modelo? Então inscreve-te ainda hoje num curso que te dê os conhecimentos que vais precisar, e vai à luta dos teus sonhos! Com toda a certeza, vais conquistar o mundo! Ao sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima