Intensivista Pediátrico

intensivista pediátrico

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Física Matemática Psicologia Química

Idiomas:

Inglês, Português

O intensivista pediátrico é um médico especialista em cuidados intensivos pediátricos. Ele trata de crianças e jovens com doenças graves, que se encontram em estado crítico ou instável e, por isso, vão para as UCI’s (Unidades de Cuidados Intensivos).

Esta subespecialidade médica não é fácil, até porque vemos crianças e jovens em situações muito complicadas.

É preciso que estes médicos especialistas sejam pessoas empáticas (pois precisam lidar diretamente com os pacientes e seus familiares), mas também racionais e “frios” para não se deixarem absorver demasiado pelo drama que vivem os pacientes e os seus familiares.

Embora não seja fácil, é um trabalho muito bonito, até porque falamos de crianças e jovens que estão em estado grave e precisam de atenção e cuidados redobrados.

Se sentes que esta é a profissão certa para ti, então estás no sítio certo! Aqui, vamos mostrar-te o que faz um intensivista pediátrico, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o percurso académico que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Intensivista Pediátrico?

O médico intensivista pediátrico trabalha em Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos, tratando crianças e jovens que sofrem de doenças ou lesões graves, as quais se encontram em estado crítico ou apresentam um quadro instável.

De entre as doenças e lesões mais comuns nestas Unidades de Cuidados Intensivos, destacamos aqui, por exemplo:

  • Asma grave
  • Bronquiolites
  • Insuficiência renal crónica e aguda
  • Insuficiência cardíaca
  • Pneumonia, meningite e outras infeções graves
  • Doenças do sistema nervoso
  • Ferimentos graves decorridos de acidentes
  • Doenças metabólicas graves

Crianças e jovens que estão nestas situações precisam de uma monitorização e cuidados constantes. É preciso estar sempre a verificar a pressão arterial, a temperatura, oxigenação do sangue, frequência respiratória, assim como outros elementos importantes.

O intensivista pediátrico, ou pediatra de cuidados intensivos, é o profissional que coordena o tratamento dos pacientes. Trabalha, então, com outros profissionais médicos, assim como enfermeiros e especialistas em cuidados de saúde.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O intensivista pediátrico tem como principal função tratar de crianças e jovens que estão em unidades de cuidados intensivos, os quais sofrem de doenças e/ou lesões graves.

De entre as diferentes tarefas que ele tem no seu dia a dia, podemos destacar, aqui, por exemplo:

  • Diagnosticar crianças que se encontram com a saúde instável, ou então que sofram de uma condição que as coloque em risco de vida
  • Tratar crianças que sofrem de doença cardíaca grave
  • Tratar crianças que sofrem de doença pulmonar
  • Supervisionar crianças que estão em ventiladores
  • Monitorizar as crianças que estão nas Unidades de Cuidados Intensivos
  • Prescrever medicação às crianças em UCI
  • Colocar cateteres no corações e vasos sanguíneos
  • Gerir medicamentos e outros tratamentos para crianças que sofreram de trauma cerebral

O médico intensivista pediátrico é o responsável, portanto, por avaliar os pacientes, assim como acompanhar a sua evolução. Além disso, prescreve os melhores tratamentos e realiza os procedimentos em Unidades de Cuidados Intensivos e em emergência pediátrica.

Conhece ainda a profissão de Neuropediatra

Saídas no Mercado de Trabalho

O intensivista pediátrico pode trabalhar em hospitais que tenham Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos. Em Portugal, a maior parte destas Unidades encontram-se em hospitais públicos. Já no Brasil, a maior parte dos hospitais privados têm Unidades de Tratamento Intensivo.

No Brasil, assim como em Portugal, existe falta de médicos especialistas. Sendo assim, as oportunidades de carreira para quem quer seguir esta subespecialidade são grandes.

Como entrar na carreira de Intensivista Pediátrico?

Para seguires a carreira de intensivista pediátrico em Portugal, primeiro tens de fazer o curso de Medicina, o qual tem duração de 6 anos. Depois tens de fazer o Ano Comum (internato médico para todas as especialidades), assim como o internato em Pediatria.

Para te candidatares ao Título de Subespecialista em Cuidados Intensivos Pediátricos, tens de ter, ainda:

  • Exercício profissional por, pelo menos, 3 anos, e 75% do horário semanal em Unidade ou Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos
  • Formação médica nas áreas dos cuidados intensivos pediátricos, como, por exemplo, curso de suporte avançado de vida pediátrico, diálise, entre outras
  • Atividade de investigação clínica, com publicações e/ou apresentações públicas das mesmas
  • Aprovação numa prova final em Medicina Intensiva Pediátrica

No Brasil, para te tornares pediatra de cuidados intensivos, tens de fazer a graduação em Medicina (6 anos), 2 anos de residência em Clínica Médica e depois 2 anos de residência em Pediatria. Tens de fazer ainda mais 2 anos de especialização em atendimento pediátrico em UTI (residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica).

Vê também a profissão de Gastroenterologista Pediátrico

Onde estudar Medicina?

Portugal:

Brasil:

Estas são apenas algumas instituições onde podes tirar o teu curso de Medicina. Sabemos que não é fácil entrar em nenhuma delas, mas com esforço e dedicação tudo se consegue.

Tem em mente o teu sonho, o teu objetivo, e luta por eles. Vai valer a pena todos os momentos que deixaste de sair com os teus amigos para estudar, ou os momentos em que tiveste de abdicar de festas…

Se queres ser intensivista pediátrico, então faz por teres um percurso académico brilhante. Acredita em ti e nas tuas capacidades, pois és capaz de tudo aquilo a que te propões. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top