Engenharia Topográfica (Topografia)

Engenharia Topográfica (Topografia)

A engenharia topográfica é uma ramificação da engenharia que se centra nos estudos topográficos dento da geografia e geologia. É um curso muito recente, associado à área da Geografia. Ao contrário do que muitos podem pensar, esta área da engenharia é muito importante, pois ela tem uma implicação direta no nosso dia a dia.

Outros nomes para esta profissão: Engenharia de Topografia, Engenheiro Topógrafo, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Geógrafo

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Geometria Descritiva, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Novas tecnologias e técnicas de produção alimentam a procura de engenheiros capazes de solucionar este avanço frenético. Embora a engenharia topográfica seja muito recente, há muito que era desejada pelos técnicos que exerciam nesta área.

Até então, estes trabalhos eram realizados por técnicos sem formação superior, não existindo, na altura, oferta a nível superior. Atualmente, este panorama mudou, havendo cada vez mais ofertas ao nível superior.

Com o reconhecimento desta área específica da engenharia, a profissão de engenheiro topógrafo ficou mais dignificada, dando, assim, o estatuto superior reconhecido aos profissionais desta área.

Em constante evolução tecnológica, os engenheiros têm, através de softwares e até mesmo de satélites, tecnologias 3D, entre outros, a capacidade de antecipar de forma minuciosa todas as variantes do projeto ou estudo.

Se quer saber mais sobre esta profissão, então continue neste artigo e descubra como é a rotina de um Engenheiro Topógrafo, quais as funções que desempenha no seu dia a dia, quais as saídas no mercado de trabalho, e o que precisa saber para entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Engenheiro Topógrafo?

A topografia é a ciência que estuda acidentes geográficos, as superfícies onde são feitas as obras de engenharia. Sendo assim, o engenheiro de topografia atua, em grande parte, nas medições dos acidentes geográficos para a construção civil.

Antes de ser feita qualquer obra, de qualquer tipo, é preciso que um engenheiro topógrafo faça uma análise do terreno, em detalhe, para que sirva de base a projetos de engenharia, especialmente quando falamos de obras de grande porte.

Além de atuar na fase inicial do projeto, ele também tem uma forte presença em todas as outras etapas do empreendimento, acompanhando todo o processo e fiscalizando, até porque ele é o grande responsável por garantir a sua execução plena.

Sendo assim, um engenheiro topógrafo planeia, faz levantamentos geográficos, e realiza trabalhos de topografia em diversas áreas.

Os profissionais desta área são técnicos superiores multidisciplinares e preparados para diversos campos de ação. Eles são capazes de estudar e analisar, assim como de avaliar todas as variantes morfológicas das zonas de implantação, estudo e construção.

Desde a projeção à execução, passando por todas as fases envolventes, são competências de um engenheiro desta área.

Quais as suas funções

Como em qualquer profissão, as funções de um profissional variam de acordo com a sua área de atuação. No entanto, podemos dizer que o especialista em engenharia topográfica, ou engenharia de topografia, desempenha as seguintes funções principais:

  • Planeamento
  • Trabalhos de topografia (levantamentos topográficos)
  • Estudo de relevo
  • Cálculo de volumes
  • Acompanhamento de obras de engenharias (escavações)
  • Trabalhos fotogramétricos
  • Implantar sistemas de informação geográfica
  • Manutenção de sistemas de informação (geográficos)

Poderá, ainda, implementar e controlar obras de engenharia civil, mas também pode desenvolver trabalhos de fotogrametria e cartografia.

É também o engenheiro topógrafo que faz estudos de loteamentos urbanos, planos de urbanização, abastecimento de água, entre outros. Também fiscaliza, presta consultoria e acompanha os empreendimentos.

Em suma, um engenheiro topógrafo está presente na base de qualquer obra ou estudo de relevo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O profissional de engenharia topográfica, ou engenharia de agrimensura, pode trabalhar em diferentes setores, como já pudemos ver anteriormente. Sendo assim, existe um enorme leque de saídas profissionais no mercado de trabalho, como, por exemplo:

  • Assistência técnico-comercial
  • Gabinetes de projetos e arquitetura
  • Gabinetes de Apoio Técnico
  • Comissões de Coordenação
  • Chefia de equipas de trabalho
  • Empresas de Construção Civil e Obras Públicas
  • Exercício de profissão liberal
  • Organismos estatais
  • Empresas de Construção Civil
  • Forças Armadas
  • Docência

Presente no projeto mais modesto até à obra mais complexa, sem dúvida, ele é um elemento essencial para o sucesso de qualquer projeto.

O mercado de trabalho para os profissionais de engenharia topográfica é bastante favorável, pois ainda existem poucos profissionais qualificados e formados na área. Tendo em conta que eles são, sem dúvida, essenciais em todo o tipo de obras, não existe falta de trabalho, o que significa que a taxa de empregabilidade é muito alta.

Como é uma profissão muito ligada à construção civil, especialmente grandes obras, existe uma maior procura destes profissionais quando se concretizam grandes obras, privadas e públicas.

Como entrar na carreira de Engenharia Topográfica

Para exercer a profissão de engenheiro topográfico é preciso fazer o curso universitário de engenharia topográfica.

Em Portugal, a licenciatura tem uma duração de 3 anos, mais 2 anos de mestrado integrado. No Brasil, o curso tem uma duração média de 5 anos.

Durante o curso, vai estudar matérias mais teóricas e amplas, como a análise matemática, geometria descritiva, álgebra linear, ou informática, por exemplo, e disciplinas mais práticas e específicas da topografia, como o desenho topográfico, desenho assistido por computador, fotogrametria digital, cartografia, entre outras.

Onde estudar Engenharia Topográfica

Portugal:

Brasil:

Está a pensar seguir a carreira de engenharia topográfica? Se gosta desta área, então não deixe de apostar nela, pois é uma excelente oportunidade de criar uma carreira sólida, e com boas perspetivas de futuro.

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima