Jornalista Esportivo / Jornalista Desportivo

Jornalista Esportivo - Jornalista Desportivo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Multimédia

Idiomas:

Português

O Jornalista Esportivo ou Jornalista Desportivo é o profissional que relata o que acontece nesse mundo aos torcedores. Mas esse profissional pode trabalhar em meios online, na televisão ou na rádio ou em todos eles. Vem conhecer melhor essa profissão…

O Jornalismo é uma área fundamental na nossa sociedade. Essa atividade permite manter viva a democracia e é crucial para passar os eventos da forma real, tal como de fato aconteceram.

Mas há quem associe essa paixão pelo Jornalismo ao amor pelo Esporte. Assim, surge o sonho de ser Jornalista Esportivo que é frequente em muitas pessoas. Há quem cresça com esse bichinho na cabeça, desejando um dia tornar-se um grande repórter de futebol.

Contudo, na verdade, a profissão é tudo menos fantasia. Trata-se de uma área bem exigente, mas também fascinante.

Vê que os Jornalistas Esportivos atuais precisam de ter competências multimédia. Isso significa que têm de estar aptos para trabalhar nos vários canais existentes, desde o online aos jornais escritos, passando pela televisão e pela rádio.

Portanto, é um profissional multifacetado. Estás pronto/a para isso?

Fica connosco para entender mais dos desafios desse setor…

O que faz um Jornalista Esportivo

O Jornalista Desportivo é responsável por relatar os acontecimentos do mundo do esporte. Assim, pode ter de cobrir as grandes competições, mas também terá de relatar o dia-a-dia dos times.

Desse modo, temas como treinamentos, lesões, transferências com compras e vendas de atletas, fazem parte da rotina desses profissionais.

Além de ter de dominar os conhecimentos gerais do Jornalismo, comuns a todas as áreas, também precisa de ter um conhecimento profundo do mundo do esporte.  Porém, precisa ainda de ter paixão, pois o seu objetivo é chegar ao coração do torcedor.

Muitas vezes, nessa área, os Jornalistas são especialistas num determinado esporte. Nalguns casos, até podem trabalhar apenas com um time só.

Assim, por exemplo, um Jornalista Esportivo pode acompanhar apenas o mundo do Ténis. Desse modo, terá um conhecimento muito mais amplo da modalidade.

Mas também pode fazer só as notícias do Barcelona ou Manchester City, por exemplo. Isso permite-lhe uma proximidade maior com a realidade desses times e até com os seus Diretores Esportivos. Vê que esse é um grande trunfo, pois o acesso às fontes é um dos grandes desafios de muitos Jornalistas.

Quais as suas funções

O trabalho de um Jornalista Esportivo depende muito do tipo de meio onde trabalha. Assim, pode ser um Jornalista Digital, trabalhando apenas online, o que o obriga a saber dominar os vários géneros jornalísticos.

Repara que, hoje em dia, os sites de esporte usam técnicas típicas da Rádio, da Televisão e da Imprensa. Portanto, o profissional terá de saber fazer trabalho de Locutor, mas também de Jornalismo televisivo e terá de saber escrever notícias.

Essa multidisciplinaridade é cada vez mais importante na profissão. E um Jornalista Esportivo pode também ter de saber fazer relatos ou narração de eventos desportivos.

Para lá disso, terá de estar apto para fazer a chamada reportagem de pista, bem como o comentário e análise de jogos e de competições esportivas.

As entrevistas são uma das mais importantes ferramentas do Jornalista. Portanto, o especialista desportivo também precisa de dominar esse campo seja em conferências de imprensa, seja em entrevistas de rua e/ou de estúdio.

Mas também é importante que tenha capacidade para fazer grandes reportagens, bem como para conduzir situações de direto. Nesse caso, deverá possuir uma boa capacidade discursiva, com apontamentos fluidos e uma boa comunicação. Além disso, uma boa dicção e uma boa voz são mais-valias.

Mas vem agora entender como é o mercado de trabalho nesse setor…

Quanto ganha um Jornalista Desportivo

O mundo do esporte movimenta grandes quantias de dinheiro, em especial o planeta futebol. Contudo, os ganhos no Jornalismo Esportivo são bem mais reduzidos. Esses profissionais estão longe dos chorudos ordenados dos craques da bola!

A profissão é bastante competitiva e há muitos candidatos em busca dos mesmos empregos. Portanto, essa grande procura também leva a uma redução dos salários praticados.

Contudo, o Jornalismo Desportivo é, acima de tudo, uma paixão. Assim, quem corre por gosto não cansa, como diz aquele velho ditado.

Desse modo, só tens de encontrar o teu caminho e ser feliz!

Saídas no Mercado de Trabalho

Esse mercado profissional é bastante desafiante e pode ser complicado para quem está a iniciar a carreira. A falta de experiência pode ser um obstáculo para quem quer começar no Jornalismo Desportivo.

Aliás, essa falta de experiência leva, por vezes, as empresas a oferecerem aos candidatos estágios não remunerados. A opção pode parecer péssima, mas, na verdade, é uma boa forma de colocar um pé nesse mercado – e, claro, de ganhar experiência para pôr no currículo.

De qualquer modo, há sempre ocasiões a surgirem. Até porque o desporto é uma área de forte paixão, o que incentiva constantemente o aparecimento de novos media dedicados ao tema.

Portanto, é tudo uma questão de oportunidade e de persistência. É preciso insistir e saber perseverar até chegar à meta!

Como entrar na carreira de Jornalista Esportivo

A maioria das pessoas chega a essa área depois de se formar em Jornalismo ou na área da Comunicação Social. Há especializações que se podem fazer em Jornalismo Esportivo, mas também há quem opte por se dedicar, a título pessoal, a desenvolver competências nessa área.

Portanto, podes começar por fazer as reportagens dos jogos na rádio local da cidade onde moras. Ou podes iniciar um blogue dedicado ao mundo do futebol, com as tuas análises aos jogos e aos jogadores, quase em jeito de Scout ou Olheiro.

Muitas vezes, a entrada nesse mundo ocorre por via de estágios profissionais ou curriculares em jornais ou canais de televisão. Assim, podes mostrar o que vales. Em alguns casos, é uma questão de sorte, mas também de talento – com um pouco dos dois, podes garantir o teu lugar ao sol!

Onde estudar Jornalismo Desportivo

O Jornalismo Esportivo surge, muitas vezes, como uma disciplina em cursos académicos de Jornalismo ou de Comunicação Social. Contudo, existem especializações dentro da área do esporte e do futebol em concreto.

Portanto, é uma questão de escolher a melhor opção para o teu caso e conforme as tuas qualificações.

Mas, para te dar uma ajuda, selecionamos os seguintes links…

Portugal:

Brasil:

Agora que percebeste o que faz um Jornalista Esportivo ou Jornalista Desportivo, já podes decidir se é esse o desejado caminho para o teu futuro. A profissão é emocionante e pode ser tão apaixonante como o esporte a que se dedicar. Portanto, segue em frente com tudo. Desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top