Professor de Sociologia

Professor de Sociologia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Antropologia Ciência Política Direito Economia Filosofia História História da Cultura e das Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O Professor de Sociologia dá aulas desta ciência social aos alunos do ensino secundário no 12º ano que escolham esta disciplina em Portugal. No Brasil, estes Professores dão aulas aos alunos do ensino médio. Podem dar aulas na universidade, no curso de Sociologia, mas também em cursos que incluam esta disciplina na sua grade curricular.

Em Portugal, o ensino da Sociologia é ainda tido como suplementar e não é obrigatório. Está disponível apenas no 12º ano e parte do aluno escolher aprender esta ciência.

No Brasil, o estudo da Sociologia tem vindo a ser cada vez mais valorizado, principalmente porque foi uma conquista do período pós-ditadura. Por isso, esta disciplina é ensinada em todo o ensino médio e é obrigatória para todos os alunos.

Esta é uma disciplina de grande importância, pois dá aos alunos um olhar crítico e atento à vida em sociedade.

Se esta é uma matéria que gostas e adoravas dar aulas, então fica connosco e vem à descoberta da profissão de Professor de Sociologia.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Sociologia, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Professor de Sociologia?

O Professor de Sociologia dá aulas desta ciência social a alunos do secundário (ensino médio) e na universidade. Este profissional dá aos alunos ferramentas úteis para entenderem as transformações da sociedade no mundo contemporâneo e, por isso, prepara-os para a realidade do mundo adulto.

Sabemos que as sociedades atuais são muito complexas. A industrialização, globalização e multiculturalidade são assuntos muito presentes no diálogo quotidiano e a Sociologia dá-nos ferramentas para nos adaptarmos às mudanças que vão ocorrendo em vários níveis da nossa vida.

O Professor de Sociologia não está apenas a passar informação. Ele está a promover a cidadania, mas também a promover a formação científica e pessoal dos mais novos.

Estes profissionais ajudam os alunos a entender e conhecer as sociedades atuais, assim como a forma como funcionam.

Focam também em fazer com que os alunos tenham uma atitude crítica perante os cenários observados. Por isso, espera-se que as aulas de Sociologia sejam ricas em debates de ideias.

Quais as suas funções

A principal função do Professor de Sociologia é dar ferramentas aos alunos para que estes desenvolvam um olhar sociológico, ou seja, que consigam conhecer e entender as sociedades e as relações sociais.

É importante que os Professores de Sociologia sejam capazes de incentivar os mais novos a estudar Sociologia e a desenvolver o pensar sociológico.

Uma das formas de estimular os alunos, e fazer com que eles se interessem por esta matéria, é treinando a problematização e a crítica da sociedade, principalmente com problemas sociais presentes no nosso dia a dia.

Na universidade, os Professores de Sociologia apresentam esta ciência social de forma aprofundada. Esta matéria é dada no curso de Sociologia, mas também pode ser estudada em outros cursos de ciências sociais. O conteúdo programático vai depender sempre da turma, disciplina e objetivos das aulas.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, o Professor de Sociologia pode trabalhar em escolas públicas e privadas do ensino secundário que tenham esta disciplina como uma das opções no 12º ano.

A Sociologia é uma disciplina anual e opcional. Por isso, a quantidade de turmas de Sociologia no secundário não são muitas. Estima-se que sejam em torno das 200 turmas por ano em todo o país.

Como tal, as ofertas de trabalho para um Professor de Sociologia no secundário não são muitas, e a concorrência é forte.

Na universidade as ofertas também não são muitas. Além disso, é difícil conseguirmos uma colocação na docência universitária, até porque estas estão guardadas para os melhores, para as referências na área.

No Brasil, a Sociologia é uma matéria obrigatória no ensino médio (1º, 2º e 3º ano) e, por isso, as oportunidades de trabalho são maiores. Existem vagas no ensino público, assim como no ensino particular.

A realidade das universidades é semelhante a Portugal, havendo uma exigência muito grande na hora de contratar um Professor universitário.

Como entrar na carreira de Professor de Sociologia?

Para seguires a carreira de Professor de Sociologia em Portugal vais ter de fazer um mestrado em ensino da Filosofia. Podes concluir uma licenciatura em Sociologia, mas para dares aulas no secundário tens de ter um mestrado em ensino.

Como o grupo de recrutamento do secundário (410) é Filosofia, a melhor escolha é o mestrado em ensino da Filosofia. A vantagem de teres este mestrado é que podes dar aulas de Filosofia, Antropologia, Sociologia e Psicologia. Desta forma consegues um horário completo com maior facilidade.

Se quiseres ser Professor universitário, vais ter de concluir um doutoramento em Sociologia.

No Brasil, o Professor de Sociologia do ensino médio tem a licenciatura em Sociologia ou Ciências Sociais. No entanto, se quiseres dar aulas na universidade, precisas ter, no mínimo, o diploma de mestrado.

Onde estudar para ser Professor de Sociologia?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Sociologia? Sentes que tens muito a partilhar com os mais novos e és capaz de estimular os alunos a desenvolver o pensamento sociológico? Então não hesites e investe na tua formação. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top