Lapidador de Vidro ou Cristais

Lapidador de vidros e cristais

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Geometria Descritiva Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

Um Lapidador de Vidro ou Cristais trata de modelar o vidro ou outros materiais, como cristais e cerâmica. O objetivo é suavizar os seus contornos para melhorar o aspeto, mas também para aumentar a resistência. Entenda tudo sobre esta profissão…

A lapidação do vidro é essencial na indústria vidreira. Pois, este processo é essencial para conseguir produzir peças como, por exemplo, espelhos, tampos de mesa e outros produtos domésticos ou decorativos feitos com vidro ou cristais.

Trata-se de uma tarefa artesanal que pretende modelar as partes cortantes dos materiais utilizados. Portanto, pretende-se melhorar o acabamento das peças.

Este ofício está associado a outras profissões, como vidraceiro e cortador de vidro. Em algumas indústrias, pode-se esperar que os trabalhadores acumulem as diversas funções associadas a cada um destes trabalhos.

Assim, a capacidade de dominar as diferentes áreas da arte vidreira pode ser determinante para encontrar emprego.

Mas continue a leitura para entender mais sobre a profissão…

Como é a lapidação do vidro

Lapidar vidro tem muito a ver com o que também faz um lapidador de joias. Portanto, o objetivo é aumentar a qualidade da peça.

O processo passa pela modelagem do vidro de modo a retirar as partes que cortam e a aumentar a resistência da matéria-prima.

Outrora, era um processo manual, com o uso de discos de ferro fundido com areia ou pedra. Mas atualmente, há máquinas específicas para o efeito que utilizam rebolos diamantados.

A lapidação do vidro implica também o polimento das peças para realçar o seu brilho natural.

É um procedimento que requer conhecimentos técnicos, nomeadamente para evitar acidentes. Por isso, fique por aqui para saber mais…

Quanto ganha um Lapidador de Vidro ou Cristais

Não há uma tabela salarial que determine quanto ganha um Lapidador de Vidros e Cristais. Assim, são as empresas que contratam que definem os valores.

A experiência e a formação técnica são dois critérios que podem ser importantes para definir quanto um trabalhador ganha. Mas tudo depende muito, também, do setor de atividade.

O que faz um Lapidador de Vidro ou Cristais

O papel do Lapidador de Vidros e Cristais passa pelos trabalhos de acabamento e decoração das peças. Compete-lhe, pois, lapidar e esmerilhar vidros, cristais ou cerâmicas, bem como outras matérias-primas.

Apesar de ser um trabalho “sujo”, digamos, que implica lidar com materiais em estado bruto, o objetivo final é a delicadeza das peças. Assim, cabe-lhes modelá-las e torná-las mais homogéneas.

Têm de saber manusear as ferramentas essenciais do ofício, como, por exemplo, a serra diamantada, a máquina de polimento com roda plástica e a máquina com um disco diamantado.

Nalguns casos, os Lapidadores de Vidros e Cristais têm de fazer as suas próprias ferramentas de trabalho, pois há casos em que não existem aparelhos adequados à execução de certas tarefas.

Quais as suas funções

Apesar de a profissão de Lapidador de Vidros ou Cristais ser bastante específica, os trabalhadores desta área precisam de ser polivalentes. Pois, muitas vezes, as empresas atribuem-lhes tarefas diversas e abrangentes.

Assim, podem ter que controlar todo o processo de corte e acabamento dos vidros, tratando também de corrigir eventuais falhas e zelando pelo cumprimento de prazos.

Portanto, podem ter de cortar, lixar, lapidar e polir os materiais.

O trabalho passa, igualmente, pela preparação, manutenção e limpeza das diversas ferramentas e máquinas utilizadas.

Pode ainda ter de colaborar na movimentação das peças, bem como zelar também pela limpeza dos espaços de trabalho.

Como é feito o corte e lapidação de vidros para a construção civil

Saídas no Mercado de Trabalho

O A indústria vidreira já teve, noutros tempos, muito peso na economia. Contudo, foi perdendo importância e, atualmente, não é tão valorizada.

Aliás, o setor vidreiro tem sentido alguma falta de mão de obra qualificada nalgumas áreas, como, por exemplo, no caso dos Lapidadores de Cristais. Portanto, pode haver boas oportunidades de emprego.

As principais saídas no mercado de trabalho são em fábricas de artigos de vidro, decoração, cerâmica e cristal. Também podem encontrar trabalho em empresas dedicadas à lapidação, gravação e vitrificação.

Mas ainda podem trabalhar no comércio de retalho ou de varejo de vidros, espelhos, vitrais e louças, bem como no fabrico de artigos ópticos.

Como entrar na carreira de Lapidador de Vidro ou Cristais

O primeiro passo para poderes entrar na carreira de Lapidador de Vidro ou Cristais é estudar.

Assim, começa por procurar uma boa formação para obteres os conhecimentos técnicos necessários, não só na área da lapidação, mas também em termos de normas de segurança, higiene e saúde.

Ter a escolaridade básica é também obrigatório e, nalguns setores, valorizam o facto de os trabalhadores terem outras competências, como, por exemplo, de operador de empilhadeira.

Além disso, podem desejar que tenhas também formação ou experiência como vidraceiro e como cortador de vidro.

Se tiveres disponibilidade para fazer algumas horas extras, ganhas pontos na corrida por um emprego.

Onde estudar para Lapidador de Vidro ou Cristais

Há poucos cursos focados na lapidação de vidro. Por isso, o melhor será procurar um curso de vidraceiro ou na área do vidro e/ou da cerâmica.

Alguns destes cursos, abordam os princípios da lapidação, uma vez que é um processo essencial no tratamento de vidros e cristais.

Para tomares a melhor decisão, apresentamos-te, já de seguida, algumas opções…

Portugal:

Brasil:

Depois de teres visto o que é preciso para ser Lapidador de Vidro ou Cristais, foca-te numa boa formação e começa a trilhar o teu caminho. Mas antes tens de ter a certeza de que é este o trilho que queres seguir. Se é mesmo, avança com confiança!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top