Limpador de Chaminés

limpador de chaminés

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O limpador de chaminés é a pessoa que domina as técnicas de limpeza de chaminés, entre outras estruturas de edifícios, como condutas de fumo, por exemplo.

As chaminés são uma fonte de vários acidentes, como incêndios e intoxicações. Para evitarmos este tipo de problemas, é essencial manter sempre a chaminé limpa. Quando a chaminé não é limpa, com o tempo, vamos criando um ambiente favorável a incêndios e outros acidentes.

Portanto, é o limpador de chaminés que evita este tipo de acidentes, os quais ocorrem maioritariamente no inverno. A limpeza destas estruturas deve ser sempre incluída na manutenção dos edifícios, sejam estes casas singulares ou prédios.

Se estás à procura de uma profissão com boas oportunidades de trabalho, então estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de limpador de chaminés.

Vens connosco?

O que faz um Limpador de Chaminés?

O limpador de chaminés, tal como o nome indica, limpa chaminés. Tendo em conta que a maior parte dos pedidos de socorro durante o inverno dizem respeito a incêndios iniciados em lareiras, estes profissionais são muito importantes para garantir a segurança e bem-estar das pessoas.

Sempre que acendemos uma lareira, vários gases e fumos vão-se acumulando nas paredes da chaminé. Estes gases e fumos formam uma outra substância: creosoto. Esta é altamente inflamável e, quando não eliminamos corretamente o creosoto, pode mesmo causar acidentes.

É por essa razão que a limpeza da chaminé deve estar incluída na manutenção de qualquer edifício. Mas esta limpeza deve ser feita por pessoas especializadas: os limpadores de chaminés.

Embora não existam normas que regulamentem a limpeza de chaminés, aconselha-se a limpeza das mesmas a cada 22 toneladas de lenha queimadas.

Para entenderes um pouco mais sobre esta profissão, vamos ver agora como é o dia a dia de um limpador de chaminés.

Quais as suas funções

O limpador de chaminés e de outras estruturas em edifícios é responsável por manter a limpeza das chaminés e condutas de fumo. O trabalho não é simples e envolve uma série de tarefas, como, por exemplo:

  • Retirar a fuligem de condutas de fumo e chaminés
  • Raspar as paredes das condutas de fumo (quando a altura é pequena)
  • Varrer a fuligem
  • Eliminar gorduras de chaparias e filtros das condutas (usam-se, nestes casos, produtos químicos)
  • Eliminar humidade e amianto de edifícios
  • Remover estragos advindos de incêndios

Este é um trabalho que envolve sempre um certo grau de risco, principalmente em edifícios altos. Além de trabalhar em altura, este ofício envolve trabalhar com produtos químicos, os quais podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Por isso, é indispensável que os trabalhadores sigam sempre todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho e usem sempre os equipamentos de proteção individual.

Não te sentes confiante quanto à profissão que vais seguir? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O limpador de chaminés pode trabalhar em empresas de limpeza de chaminés e condutas de fumo, mas também pode trabalhar como autónomo. Como este é um trabalho pouco procurado por jovens, as oportunidades de trabalho multiplicam-se, não só nas empresas, como trabalhador independente.

Deves ter em conta as responsabilidades acrescidas se quiseres seguir uma carreira como autónomo. Além de ficares responsável caso o trabalho não seja bem feito, também terás de pagar mais impostos.

Tens ainda de pensar em como vais promover os teus serviços. Sem dúvida, a internet veio dar uma ajuda e tanto quando falamos de campanhas de marketing. A verdade é que a publicidade tradicional fica muito mais cara e o alcance é bem menor.

Mas não podes esquecer-te, nunca, que a melhor publicidade que podes ter é a qualidade do teu trabalho. Muitas vezes, são as pessoas a quem prestas serviços que te indicam a familiares e amigos. Por isso, não deixes de dar o teu melhor, sempre.

Descobre ainda a profissão de Canalizador (Encanador)

Como entrar na carreira de Limpador de Chaminés?

Se queres seguir a profissão de limpador de chaminés (também chamado de varredor de chaminés no Brasil), então vais ter de aprender sobre a estrutura de lareiras, assim como de sistemas de ventilação.

Como esta não é uma área que se ensine nas escolas, vais ter de aprender tudo com outros profissionais da área, mais experientes.

Sendo assim, se esta é a tua profissão de sonho, então o melhor é procurares trabalho numa empresa de limpeza de chaminés. Vais poder aprender tudo e, caso queiras, no futuro, podes começar a atuar como trabalhador independente ou montar um negócio próprio.

Onde estudar para Limpador de Chaminés?

Como dissemos, não existe um curso especializado para quem quer seguir a carreira de limpador de chaminés. É possível que existam algumas formações rápidas, mas não é comum, até porque são poucas as pessoas que procuram este tipo de profissão.

Sendo assim, a melhor forma de aprenderes tudo sobre a carreira é entrando numa empresa dedicada à limpeza de chaminés para conseguires aprender o ofício.

Se a tua vontade é ser um limpador de chaminés, então não deixes de procurar uma oportunidade. Vai valer a pena todo o esforço. Acredita!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top