Personal Trainer

Personal Trainer

O personal trainer, ou treinador pessoal, é a pessoa que faz treinos personalizados para quem o contrata. Ele é formado em educação física, o que lhe permite fazer programas de treino para cada um dos alunos, respeitando os seus limites e possíveis condições de saúde.

Outros nomes para esta profissão: PT, Treinador Pessoal, Coach Desportivo, Preparador Físico-corporal, Técnico de esportes (Brasil), Treinador, Professor de Educação Corporal, Orientador de Exercícios Corporais, Monitor de Atividades Corporais

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Educação Física, Materiais e Tecnologias, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Se gostas de desporto e tens vontade de ajudar outras pessoas a conseguir uma boa condição física, então esta pode ser uma profissão boa para ti. Além de poderes treinar todos os dias, vais estar ali, ao lado das pessoas, a supervisionar o treino delas, a desenvolver um plano que se adeque aos seus objetivos e limitações.

Esta profissão oferece boas oportunidades de trabalho, não só em ginásios (academias), mas também com aulas online e aulas particulares.

Sem dúvida, a procura por personal trainers tem aumentado de dia para dia. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, mas também com a sua estética. Por isso elas procuram pessoas que possam ajudá-las a ter resultados mais rápidos e duradouros.

O trabalho do corpo tem estado em alta e a tendência é aumentar mais nos próximos anos, com toda a certeza. Sabemos que uma boa imagem tem influência em vários aspetos da nossa vida pessoal, assim como profissional. Sendo assim, todos os trabalhadores da área do desporto encontram boas oportunidades de trabalho e carreira no mundo moderno.

Se ficaste interessado em seguir esta profissão, então continua a ler este artigo. Vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira!

Vem connosco!

O que faz um Personal Trainer?

O personal trainer, também chamado de treinador pessoal, coach desportivo, ou simplesmente “PT”, elabora planos de treino específicos que vão de encontro com os objetivos dos seus clientes. Cada pessoa tem as suas limitações, os seus objetivos, e o treino tem que se adequar.

O ideal é que o trabalho do coach desportivo seja feito em paralelo com um nutricionista. Em alguns casos, é importante que as pessoas sejam acompanhadas por um cardiologista e/ou fisioterapeuta.

Enquanto treinador pessoal, podes especializar-te em algumas áreas, como, por exemplo:

  • Yoga
  • Dança
  • Pilates
  • Musculação
  • Fitness
  • Artes marciais
  • Alongamentos
  • Reabilitação cardíaca
  • Reabilitação musculoesquelética
  • Corrida
  • Desportos coletivos

Podes desenvolver as tuas competências numa, ou várias áreas. Obviamente que se te especializares em várias áreas, as oportunidades são maiores.

Como personal trainer, ou personal training, tu apenas orientas os treinos. Não podes orientar dietas, nem indicar suplementos alimentares. Esta é a função do nutricionista. Se um aluno quiser ter uma avaliação nutricional, então tens de encaminhá-lo para o nutricionista.

Também não podes tratar de lesões. Mesmo que tenhas conhecimentos, o teu trabalho não é esse, e não podes fazer o trabalho de um fisioterapeuta.

Só podes orientar para dietas e suplementos casos tenhas o curso de nutrição. Também só podes tratar lesões se tiveres o curso de fisioterapia.

Quais as suas funções

A função de um personal trainer é elaborar planos de treino específicos para cada pessoa, de acordo com a sua condição física e com os seus objetivos pessoais. Algumas pessoas querem fazer exercício para perder peso, outras para tonificar o corpo, e outras apenas para se manterem saudáveis e ativas.

Lidar com pessoas faz parte da rotina do trabalho. Sendo assim, precisas ser uma pessoa empática e comunicativa. Vão aparecer pessoas com várias inseguranças, muitos anseios, e vais ter de ajudá-las a alcançar os seus objetivos e metas.

Mais do que um treinador, tens de ser um amigo para os teus clientes, e até um pouco de psicólogo, até porque muitos ultrapassam muitos traumas e inseguranças com a sua imagem.

É importante conseguires ter uma relação de confiança com os teus clientes e, claro, de respeito mútuo. Assim como o teu aluno tem de respeitar as tuas decisões, também tu tens de respeitar as limitações dele.

Saídas no Mercado de Trabalho

A procura por personal trainers é cada vez maior. Por isso, as ofertas de trabalho na área do desporto são várias. Além de poderes dar aulas em ginásios, e fazer o acompanhamento personalizado nesses espaços, também podes optar por seguir uma carreira independente.

A internet veio dar uma grande ajuda neste sentido, porque te permite divulgar o teu trabalho para muito mais pessoas. As redes sociais podem ser ótimas plataformas para chegar até às pessoas que precisam dos teus serviços. Um site e vídeos no Youtube também são opções boas.

Além de encontrares alunos para dares aulas particulares, também podes dar aulas online. Esta é uma verdadeira tendência entre os personal trainers, até porque conseguem atender muito mais pessoas, e poupam dinheiro com as deslocações.

Como entrar na carreira de Personal Trainer?

Para entrar na carreira de personal trainer precisas ter o curso superior em desporto. Com o curso concluído podes trabalhar como PT em todos os espaços. No Brasil, além do curso de educação física, precisa de estar registrado no Conselho Regional de Educação Física.

Além da formação superior, é importante teres um seguro de trabalho para dares aulas particulares. Quando és contratado por alguma empresa, o seguro de trabalho é oferecido pela organização. Mas quando trabalhas como freelancer não. Tendo em conta que se trata de uma profissão que acarreta alguns riscos, então é bom estares prevenido.

Onde estudar Educação Física?

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de personal trainer, então segue a tua formação em educação física e desporto. Tira o teu curso e vai à luta! Vais encontrar boas oportunidades de carreira no mercado de trabalho, com toda a certeza. Sem dúvida, vais ter enorme sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima