Designer Gráfico

O Designer Gráfico cria todo o design de novos produtos, logotipos, embalagens, mas também produz o material visual para campanhas de publicidade e marketing, como páginas de internet, panfletos, entre outros.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, História da Cultura e das Artes, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta área do Design tem tido um grande crescimento nos últimos tempos, muito pelo crescimento do marketing digital, o qual tem tido uma grande ênfase por parte das empresas e organizações.

Como sabemos, a internet e, em especial, as redes sociais, transformaram a forma como se compra e se tem conhecimento de produtos e marcas. Por isso, as empresas precisaram direcionar os seus esforços de publicidade para esse meio de comunicação.

Sendo assim, os profissionais de Design Gráfico têm a chance de encontrar um mercado de trabalho muito maior, e com necessidade de profissionais qualificados, e com conhecimentos “quentes” na área.

Se está a pensar seguir esta profissão, então continue a ler este artigo e veja como é a rotina de trabalho dos Designers Gráficos, quais as funções que tem, quais são as saídas no mercado de trabalho, e como pode entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Designer Gráfico?

O profissional de Design Gráfico pode fazer uma série de coisas, como, por exemplo, criar animações, logotipos, embalagens de produtos, páginas de revistas e jornais, sites, banners, panfletos, entre tantos outros.

Ele também pode atuar na área de Produtos, fazendo o design de produtos novos, sempre levando em conta a estética, a funcionalidade e a utilidade para o utilizador final.

O Designer Gráfico também pode criar equipamentos médicos e odontológicos, peças de vestuário, eletrodomésticos, entre outros.

Por isso, ele tem de ter um gosto particular por arte e talento para o desenho. Além disso, é importante que o futuro designer goste de trabalhar com tecnologia, até porque irá usar várias ferramentas de computação gráfica no seu dia a dia.

Para se destacar nesta profissão, o designer tem de ser alguém criativo e gostar de trazer coisas novas para a sua rotina.

Também é importante que este profissional esteja sempre a par das novidades, assim como das tendências do setor. É fundamental ter este conhecimento para conseguir inovar, mas sempre de acordo com aquilo que os consumidores estão à espera.

Quais as suas funções

O Designer Gráfico desempenha várias funções, dependendo da área em que atua, e do cargo que ocupa. Como tal, é importante olharmos em detalhe para cada um desses aspetos.

Produção Gráfica

O Designer é responsável por criar um produto para ser impresso, como folders, panfletos, cartazes, catálogos, banners, revistas, jornais, adesivos, folhetos, entre outros. Ele usa o Photoshop, ou outro software de edição de imagens, o Illustrator, ou qualquer outro software de imagens vetoriais, e também um software editorial.

Design Digital

Essas são as duas principais áreas de atuação de um Designer, mas tem outras funções específicas que pode desempenhar. Vejamos!

  • Logotipos – Cria e desenvolve o símbolo da marca / produto
  • Identidade Visual – Cria toda a identidade visual da marca, como cores, formas, tipografias, entre outras.
  • Ilustração – Cria ilustrações, desenhos
  • Animação – Criam animação 2D, Stop Motion, Motion Graphics, e animações 3D.
  • Product Design ou Web Design – Criam aplicativos e sites, o layout do produto, front-end, back-end.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, a área do Design Gráfico é uma das que tem mais emprego nos dias de hoje, especialmente com o surgimento das novas formas de comunicação social, com a internet e as redes sociais.

As pessoas interagem com as organizações e marcas de forma diferente. Hoje, todos fazemos pesquisas na Internet para saber o que determinada marca oferece, a opinião de outras pessoas acerca de um produto ou serviço, comparamos várias opções…

Como o comportamento dos consumidores mudou, as empresas tiveram de mudar também, investindo mais no marketing e publicidade online, assim como na construção de uma imagem forte na internet.

O Designer Gráfico mostra-se fundamental nesse processo, pois, sem ele, ficaria difícil construir uma marca com notoriedade no mundo digital, e no físico também, a bem da verdade!

Sendo assim, qualquer empresa pode contratar estes profissionais. No entanto, alguns setores acabam por escoar um maior número de profissionais, como por exemplo:

  • Editoras
  • Agências de Publicidade
  • Televisão
  • Escritórios de Design
  • Estúdios de Design
  • Empresas de Comunicação
  • Empresas Gráficas
  • Produtoras de Vídeo
  • Empresas Cinematográficas

Além de prestar serviços para uma empresa, também pode optar por seguir uma carreira liberal.

Outra possibilidade é seguir a carreira de docente, dando aulas em universidades ou em cursos profissionais (técnicos).

Como entrar na carreira de Designer Gráfico

Se quer ser Designer Gráfico, é preciso ter o curso de Design Gráfico.Ele tem uma vertente muito teórica no primeiro ano, mas depois o aluno adquire conhecimentos práticos que permitem a atuação no mercado de trabalho.

Em Portugal, a licenciatura tem a duração de 3 anos, mas tem de fazer também o Mestrado, o qual tem duração de 2 anos.

No Brasil, o bacharelado tem duração de 4 anos, mas pode optar por ingressar no curso tecnológico, o qual tem duração de 2 anos.

De entre as várias disciplinas do curso, destacamos: História da Arte, Design, Desenho, Design de Embalagens, Estética e Ilustração.

Onde estudar Design Gráfico

Portugal:

Brasil:

Está animado para seguir a carreira de Designer Gráfico? Então não deixe de investir no seu conhecimento e formação académica. Tem todo um futuro para conquistar!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima