Malabarismo

malabarismo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Física Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O malabarismo é uma arte que usa da destreza e habilidade física para manipular objetos. A pessoa que faz malabarismos é chamada de malabarista. Embora muitos o façam por diversão ou entretenimento, pode ser uma profissão desafiante e muito entusiasmante.

Esta profissão está presente em vários espaços, desde teatros, circos, e até na rua. Tratando-se de uma arte, ela pode estar presente em todo o tipo de espetáculo.

Sem dúvida, esta arte é já bem antiga. Os primeiros registos são do antigo Egito, mas existem evidências da sua existência em outras culturas clássicas, como a grega, a romana, a chinesa, a asteca, entre tantas outras.

Se gostas de malabares e adoravas fazer disso uma profissão, então está na hora de leres o que temos para te contar agora.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um malabarista, quais as funções que tem no seu trabalho, quais as possíveis saídas no mercado de trabalho e tudo o que precisas fazer para entrar na carreira do malabarismo.

Vamos?

O que faz um malabarista?

O malabarista é a pessoa que trabalha com malabarismo. Este trabalho consiste em manipular vários objetos (malabares, argolas, bolas, entre outros. Estes objetos podem ser chamados de props) ao mesmo tempo, com as mãos ou com os pés. O objetivo é criar um espetáculo engraçado e envolvente para o público.

Alguns malabaristas usam ainda objetos perigosos para trazer dramatismo aos espetáculos, como, por exemplo:

  • Facas
  • Motosserras
  • Tochas acesas

Outros malabaristas optam por trazer objetos novos para a arte, como, por exemplo:

  • Diabolo
  • Poi
  • Devil sticks
  • Ioiós

Além dos números de atirar objetos ao ar, como acontece com os malabares, os malabaristas fazem também números diferentes, como, por exemplo, girar pratos em cima de um bastão comprido, manipulação de bastões chineses, entre outros.

Conhece também a profissão Acrobata

Quais as suas funções

A função do malabarista é criar um momento de diversão e entusiasmo no público que está a assistir ao espetáculo. O seu número implica a manipulação de objetos. Embora a maior parte das vezes sejam malabares, é possível usar outro tipo de objetos, como bolas, tochas, entre outros.

Embora existam vários tipos de malabarismo, o mais conhecido, e usado nos espetáculos, é o malabarismo de arremesso.

Este tipo de malabarismo consiste em atirar vários objetos ao ar ao mesmo tempo e apanhá-los com destreza. Apesar de serem manipulados com as mãos, na maioria das vezes, também podem ser usados os pés.

O malabarismo de fogo é outro tipo que tem vindo a crescer nos últimos tempos. O grau de dificuldade tem vindo a aumentar, até porque é preciso inovar em todo o tipo de arte, ou passa a ser “mais um”.

Neste caso, falamos de tochas ou outros objetos com fogo, os quais vão sendo atirados e apanhados, sem deixá-los cair.

Saídas no mercado de trabalho

Os malabaristas são artistas. Como tal, o mercado de trabalho acaba por ser um pouco limitado. Sem dúvida, a cultura é, ainda hoje, um dos setores mais carentes da economia e os apoios são muito poucos.

Então, como consequência, as ofertas de trabalho não são muitas. A maioria opta por ser malabarista de circo, até porque lhes dá maior segurança. Pode parecer estranho, mas a verdade é que as outras opções são ainda precárias.

Aqueles que não querem trabalhar no circo, muitas vezes ficam limitados aos espetáculos de rua. Existem vários grupos que incluem várias artes, como teatro, malabarismo, equilibrismo, entre outras. Estes grupos atuam na rua ou em feiras e festas populares.

Obviamente que, nestes casos, a segurança para os artistas é ainda mais pequena. Além disso, falamos de um trabalho autónomo. Isso quer dizer que estão sempre na dúvida do amanhã, se terão, ou não, trabalho, quanto irão ganhar no próximo mês, e todas essas questões que estão sempre na cabeças dos profissionais autónomos.

Talvez te interesse conhecer também a profissão Artista de Circo

Como entrar na carreira de malabarismo?

Se queres entrar na carreira de malabarismo, o mais importante é aprenderes a técnica. Atualmente existem escolas específicas que te ensinam as várias técnicas circenses, onde o malabarismo está incluído.

Se não quiseres um estudo tão aprofundado, existem alguns workshops que podes aproveitar. Um workshop de malabarismo pode ensinar-te várias coisas, desde os princípios básicos até técnicas mais avançadas.

Tens de perceber qual o teu estágio como malabarista e procurar um workshop que se enquadre nas tuas habilidades e naquilo que queres aprender.

Independentemente de onde vais tirar o teu curso, ou de onde aprendes a técnica, é importante seres uma pessoa criativa para criar novos números, diferentes dos outros, fazendo com que o público fique “preso” ao espetáculo do início ao fim.

O treino diário é essencial para evoluir e aprimorar a técnica. Como qualquer profissão, é a prática que vai fazer com que fiquemos melhores a cada dia.

Então, se queres tornar-te um grande malabarista, nunca deixes de treinar, nem um só dia. Assiste a espetáculos de outros artistas para poderes aprender e inspirar-te para os teus próprios espetáculos.

Onde estudar malabarismo?

Para estudar malabarismo existem duas opções: escolas circenses ou workshops. Tendo em conta que os workshops não têm uma agenda pré-definida, ou seja, não têm local e data definidos e constantes, vamos deixar aqui apenas as escolas circenses onde podes estudar.

Portugal:

Brasil:

Se queres ser malabarista e trabalhar com o malabarismo no teu dia a dia, então investe na tua formação, procura workshops que te façam evoluir a cada dia, e nunca desistas de fazer aquilo que mais gostas. Luta pelos teus sonhos, mesmo que todos te digam que não será possível. Tudo é possível. Com trabalho, dedicação e amor por aquilo que se faz, com toda a certeza, não existem sonhos não realizáveis. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top