Maquilhador de Espetáculo

Maquilhador de Espetáculo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O maquilhador de espetáculo é a pessoa que maquilha os artistas, com técnicas especializadas e os produtos adequados para conseguir um bom resultado. Esta é uma profissão que pode encaixar na área do teatro, cinema, música, dança, moda, entre outras artes.

Um espetáculo envolve muitas pessoas. Embora só prestemos atenção aos artistas, são muitos os intervenientes para montar toda a apresentação. E a verdade é que todos têm o seu papel e são importantes para que o resultado seja o melhor possível. 

Portanto, se achavas que um maquilhador, figurinista, costureira, técnico de equipamento de espetáculo, ou qualquer outro profissional, era menos que um artista, não podias ter uma ideia mais errada. 

Sendo assim, se gostavas de trabalhar no mundo artístico e és apaixonado por maquilhagem, está na hora de conheceres a profissão de maquilhador de espetáculo. Vais descobrir todo um mundo novo que tem muito para te oferecer. 

Vamos?

O que faz um Maquilhador de Espetáculo?

O maquilhador de espetáculos, ou maquilhador cénico (como também se chama na área do teatro e cinema), maquilha o rosto e corpo (ou partes dele) do artista, usando produtos adequados e técnicas próprias, de acordo com as necessidades expressas pela equipa de criação ou direção de arte. 

No caso do teatro e do cinema, as exigências são maiores, até porque é preciso fazer a maquilhagem conforme a personagem e o roteiro. No cinema, em especial, a maquilhagem tem de estar perfeita. Como a câmara foca muito perto, dá para perceber todos os detalhes dos atores. Não há espaço para imperfeições. Portanto, tens de ser um profissional de excelência se quiseres trabalhar na sétima arte. 

No teatro a exigência não é tão grande, porque o público está a alguma distância dos atores, não percebendo detalhes. No entanto, a caracterização tem de ser bem feita para dar realismo à personagem. 

Nestes casos, é comum trabalhares diretamente com o caracterizador, cabeleireiro de espetáculos e com o diretor de arte.

Nas restantes artes, como, por exemplo, música, dança, artes circenses, a técnica de maquilhagem é um pouco diferente da do teatro e cinema. Não falamos tanto em mudanças drásticas no rosto, mas de maquilhagens artísticas. Brilhos, luzes, exageros, são muito comuns, assim como desenhos faciais. 

Conhecer as técnicas de maquilhagem para espetáculo é essencial se quiseres ter sucesso nesta profissão. 

Quais as suas funções

A profissão de maquilhador de espetáculos é realmente entusiasmante. Viver no mundo artístico é o sonho de muitos, mas o privilégio de poucos. Por isso, se realmente gostavas de experimentar a vida no mundo das artes, tens de trabalhar muito e destacares-te de todos os outros. 

O dia a dia é muito corrido e pode ser muito stressante. Sem dúvida, lidar com artistas pode não ser fácil. Vais ter de lidar com muitos egos. No entanto, não há nada melhor que fazer parte de um projeto artístico. E a verdade é que trabalhar no meio é quase que “viciante”. A adrenalina que vives diariamente é única e quando tudo termina, tens um sentimento de realização pessoal único!

De entre as diferentes tarefas, podemos destacar, por exemplo: 

  • Estudar o roteiro e reunir-se com a direção artística para perceber as modificações no rosto, pescoço, mãos e corpo necessárias
  • Fazer caracterizações que alteram o rosto dos artistas
  • Definir com cabeleireiro e diretor de arte qual o visual a compor 
  • Realizar maquilhagens artísticas
  • Arrumar a bancada de maquilhagem
  • Organizar toda a bancada de trabalho
  • Limpar pincéis de maquilhagem
  • Retocar maquilhagem durante espetáculos ao vivo, desfiles e gravações

Saídas no Mercado de Trabalho

O maquilhador de espetáculo trabalha em diferentes produções artísticas que necessitem de uma formação específica para espetáculo. Portanto, se quiseres seguir esta profissão, vais poder trabalhar em: 

Como podes trabalhar em diferentes áreas, então as ofertas de trabalho são várias. Não será difícil encontrares trabalho se tiveres uma boa formação. Portanto, se gostavas de trabalhar como maquilhador de espetáculo, não desistas e segue em frente. Vais ter um futuro grandioso. Confia! 

Como entrar na carreira de Maquilhador de Espetáculo?

Se queres seguir a carreira de maquilhador de espetáculo, então, além de um curso de maquilhagem, tens de ter um curso especializado em maquilhagem artística. Como as exigências são outras, tens de aprender as técnicas para fazer este tipo de maquilhagem. 

A vantagem de frequentares os cursos especializados em maquilhagem artística é que te permite conhecer pessoas que já trabalham no meio. Sabendo que a maior parte dos trabalhos conseguem-se através de indicações, então é uma ótima oportunidade para mostrares o teu valor.

Quem sabe alguém te indica para um trabalho importante que vai alavancar a tua carreira como maquilhador de espetáculo?!

Onde estudar para Maquilhador de Espetáculo?

Portugal: 

Brasil: 

Gostaste da profissão de maquilhador de espetáculo? Não vês a hora de começares a trabalhar no meio artístico? Então tira já um curso de maquilhagem artística e vai à luta. Nós desejamos-te o maior sucesso na tua carreira!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top