Maquinista de Cinema

maquinista de cinema

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O maquinista de cinema, ou grip, é o profissional que dá apoio a outros profissionais da área do cinema, como o eletricista, o operador de câmara e o assistente de câmara.

O mundo cinematográfico envolve muitos profissionais que a maior parte das pessoas nem sonha que existem, principalmente quando olhamos para os trabalhos mais técnicos.

Embora fiquem do lado de trás das câmaras, eles desempenham tarefas essenciais a uma produção cinematográfica. Sem dúvida, o seu trabalho é imprescindível e não nada seria possível sem eles.

Por isso, quando ouvimos dizer que existem profissões “menores”, não podíamos estar mais em desacordo. Todos, no seu papel, são importantes e quando uma “peça da engrenagem” falha, toda a equipa sofre com isso.

Sendo assim, se estás a pensar seguir uma carreira na área da cultura e das artes, mas longe das luzes da ribalta, sabe que o teu trabalho não é menos importante que os outros e tem um grande valor.

Neste artigo, vamos mostrar-te um pouco mais sobre a profissão de maquinista de cinema. Vais aprender, por exemplo, o que ele faz, as funções que tem, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações importantes para entrares nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Maquinista de Cinema?

O maquinista de cinema é quase como o braço direito do eletricista de cinema, do assistente de câmara e do operador de câmara. Ele presta-lhes apoio no que diz respeito ao material de maquinaria.

Além disso, ele é o responsável por instalar e operar todos os equipamentos de fixação e movimentação da câmara.

É ele que monta e opera os trilhos, carrinhos, gruas, entre outros equipamentos mecânicos usados para movimentar e fixar as câmaras durante as gravações de uma produção cinematográfica.

Para conseguir realizar este trabalho, ele tem de ter um grande domínio e conhecimento técnico em gravação.

Quais as suas funções

Como vimos, o maquinista de cinema é o profissional que está à frente dos equipamentos usados para a fixação e para a movimentação das câmaras em cinema. Sendo assim, ele trabalha com o operador de câmara, o assistente de câmara e o eletricista de cinema, sempre que seja necessário algum tipo de apoio na maquinaria.

É ele que instala e opera os equipamentos de fixação e movimentação de câmara, mas também trabalha com a montagem da iluminação.

Por exemplo, se precisarmos que as câmaras deslizem, ele tem de montar os trilhos ou guindastes móveis para instalar lá a câmara.

No que diz respeita à iluminação, ele tem de trabalhar com os técnicos para deixar os equipamentos de luzes da forma como o diretor de fotografia havia definido.

Saídas no Mercado de Trabalho

O maquinista de cinema, tal como o nome indica, trabalha no setor cinematográfico. Como sabemos, o cinema em Portugal ainda é muito escasso. São poucas as produções nacionais, o que dificulta na hora de conseguires um trabalho.

No Brasil, este setor é um pouco melhor, mas, ainda assim, não podemos dizer que é bom. Além de ainda serem poucas as produções cinematográficas, a concorrência é bem maior. Sendo assim, vais ter de bater em muitas portas para conseguires uma oportunidade de trabalho.

Uma possibilidade é trabalhares noutras produções artísticas, como o teatro e musicais, por exemplo.

Se quiseres saber um pouco mais sobre o trabalho noutras produções audiovisuais, então lê o nosso artigo de Maquinista de Espetáculo

Como entrar na carreira de Maquinista de Cinema?

Se quiseres seguir a profissão de maquinista de cinema, então a melhor coisa a fazer é bater ao máximo de portas que conseguires. Como é muito difícil encontrares uma formação nesta área, o nosso conselho é que comeces como maquinista auxiliar.

Como auxiliar, ou assistente, vais trabalhar diretamente com outros maquinistas, mais experientes, e com os quais vais aprender as várias tarefas do dia a dia de trabalho em qualquer produção cinematográfica e de espetáculos.

Onde estudar para Maquinista de Cinema?

Como vimos antes, não encontras uma formação para maquinista de cinema. Mas se queres entrar no mercado de trabalho com conhecimentos e ferramentas úteis para desempenhares as funções de maquinista de espetáculos, podes encontrar alguns cursos de adereços e cenografia.

Em alguns cursos, vais aprender a lidar com as diferentes maquinarias. Por isso, o nosso conselho é que procures um curso que te agrade e que se adeque às tuas expectativas.

Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a carreira de maquinista de cinema? Então não desistas e procura por uma oportunidade. Agarra cada uma delas com todas as tuas forças e aproveita sempre para aprender tudo o que puderes. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top