Astrólogo

Astrólogo - Astrologia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Psicologia Sociologia

Idiomas:

Português

O Astrólogo, ou a Astróloga, analisa a forma como a posição das estrelas e dos planetas influencia a vida das pessoas. Portanto, podemos dizer que é um intérprete dos astros. A sua missão é ajudar as pessoas em momentos de dúvidas pessoais ou profissionais.

A Astrologia analisa o horóscopo e os signos do zodíaco, mas também interpreta a posição das estrelas e dos planetas.

Nesse processo, o Astrólogo pretende ajudar as pessoas em momentos em que precisem de orientação. Para isso, tem em conta dados como a data de nascimento da pessoa, entre outros. Assim, faz o seu mapa astral e compara-o com a posição dos astros.

Muitas vezes, a Astrologia aparece na vida das pessoas como um hobby, ou até como uma forma de autoconhecimento. Deste modo, começa com uma descoberta interna, na procura por um sentido para a vida, ou uma orientação, por exemplo.

Mas ser Astrólogo é também uma profissão séria. Fica connosco para entender tudo sobre essa atividade…

A Astrologia não é uma ciência exata, pois não estamos no campo de previsões matemáticas. Mas também não é trabalho de um Mágico, nem adivinhação.

É um trabalho que exige muito estudo, bem como aperfeiçoamento de perceções e análises, além do desenvolvimento de métodos próprios.

O papel do Astrólogo passa por analisar a influência dos planetas e das estrelas a partir de dados como a data de nascimento, a data de casamento, ou qualquer outro dado pessoal.

Assim, consegue fazer o “retrato” da pessoa, analisando as influências planetárias na sua vida.

Mas vê que é um trabalho que implica memorizar muitos símbolos, além de saber interpretá-los.

Por outro lado, é preciso ter capacidades pessoais especiais, como a empatia para se pôr no lugar do outro.

Além disso, é preciso ter um pouco de Psicólogo, bem como inspirar confiança e saber lidar com pessoas.

Para lá disso, a ética e a honestidade são fundamentais, pois não se trata de enganar as pessoas, mas de as ajudar. Neste sentido, em algumas situações, o dever do Astrólogo será encaminhá-las para profissionais adequados, por exemplo, da área da Saúde.

Diferença entre Astrólogo e Tarólogo

Há alguma confusão entre Astrologia e Tarologia. Mas, na verdade, são áreas distintas, embora tenham a mesma missão de ajudar as pessoas a tomarem certas decisões.

Assim, o Astrólogo trabalha com os astros e as suas posições, fazendo uso do mapa astral.

Já o Tarólogo recorre a cartas de Tarot para analisar certas circunstâncias da vida de uma pessoa.

Aqui é preciso também falar da profissão de Cartomante que é outra vertente da Tarologia. Mas a Cartomante usa o baralho comum para fazer previsões.

Quais as suas funções

Um Astrólogo pode ser um forte aliado em terapias de apoio a pessoas com problemas psicológicos, e outros, pois ajuda no caminho do autoconhecimento.

O mapa astral permite detetar os traços de personalidade de uma pessoa, o que pode ser benéfico para a ajudar a tomar decisões.

A orientação vocacional é uma das áreas onde os Astrólogos podem intervir, por exemplo, para detetar talentos através do mapa astral. Assim, para lá dos Testes Vocacionais, podem ser um auxílio para quem tem dúvidas quanto a um caminho profissional.

Mas também podem atuar em vertentes relacionadas com a família, por exemplo, em situações de divórcio, ou de problemas com os filhos.

Assim, o Astrólogo pode ajudar a traçar o Mapa Astrológico para ajudar a descobrir:

  • Características pessoais
  • Comportamentos e atitudes
  • Talentos
  • Motivações
  • Oportunidades
  • Problemas e soluções para os ultrapassar
  • Orientações sobre relacionamentos
  • Recomendações sobre a família e a carreira
  • Como melhorar amizades e relações
  • Preocupações de saúde
  • Como lidar com questões de finanças.

É impossível definir um salário médio nessa área, pois a maioria dos Astrólogos trabalha por conta própria. Portanto, têm rendimentos muito variáveis.

Assim, pode haver quem ganhe muito dinheiro, mas também quem tenha rendimentos mais baixos.

Na verdade, esta área é, sobretudo, uma vocação, pois exige muita paixão e dedicação para dominar todos os conceitos e saberes da Astrologia.

Contudo, é por vezes ainda algo mal vista, pois existem Astrólogos de “faz de conta”. Algumas pessoas dedicam-se à atividade com má-fé, enganando os clientes. Mas essas exceções não devem manchar o que é uma profissão séria para quem a exerce com honestidade.

Saídas no Mercado de Trabalho

A procura por Astrólogos é mais ou menos habitual, pois há muitas pessoas a acreditarem no poder do mapa astral. Portanto, há boas oportunidades no mercado de trabalho para quem quer seguir este caminho.

Além disso, a pandemia veio ainda aumentar mais a procura por profissionais da Astrologia. As pessoas sentiram-se desorientadas e, por isso, precisaram mais de aconselhamentos e de ajuda.

A maioria dos Astrólogos trabalha de forma independente, recebendo as pessoas em locais próprios. Mas também há quem faça consultas por telefone, por email, ou até por mensagens. As possibilidades são várias!

Outra saída profissional possível são jornais, revistas e sites que publicam as previsões do horóscopo. Portanto, se tiveres talento para a escrita, podes investir nesta vertente, ou até criar o teu próprio blogue, ou site.

Como vês, tens várias hipóteses em carteira. Lembra-te apenas que o mundo é dos mais audazes!

Uma das melhores formas de começar a dar os primeiros passos no mundo da Astrologia é “treinando” com a família e os amigos. Assim, conseguirás melhorar as tuas técnicas, com a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática.

Mas para seres Astrólogo profissional tens de ter mais do que apenas interesse por Astronomia. 

Assim, é importante ter um curso de Astrologia para poder trabalhar na área. Além disso, precisas de ter talento para aprender sobre coisas como História Astrológica, Cálculo e até Astronomia.

Por outro lado, há vários tipos de Astrologia que exigem formações concretas nas áreas de atuação, como, por exemplo:

  • Astrologia médica
  • Astrologia vocacional
  • Astropsicologia
  • Astrologia de negócios.

Como ser Astrólogo no Brasil?

No Brasil, para ser Astrólogo é preciso ter, no mínimo, entre 200 e 400 horas de estudos comprovados.  Mas não existe um caminho de graduação específico. Além disso, a maioria dos cursos de Astrologia não exige o Ensino Superior para entrar.

É a Associação Brasileiro de Astrólogos (ABA) que verifica a habilitação destes profissionais. Para ser integrado na ABA é preciso fazer o Exame de Proficiência Técnica.

A inscrição é feita pelas seguintes categorias, conforme o nível de experiência e formação do profissional:

  • Estudante de Astrologia ou Cosmo-Análise (Nível Básico)
  • Astrólogo ou Cosmo-Analista dos Níveis: Médio e Superior
  • Professor de Astrologia ou Cosmo-Análise
  • Mestre em Astrologia ou Cosmo-Análise.

Como ser Astrólogo em Portugal?

Em Portugal, a Astrologia é uma área certificada no Sistema Nacional de Qualificações. E para trabalhar na área é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Fazer a inscrição nas Finanças e na Segurança Social
  • Ter um seguro de Acidentes Pessoais
  • Possuir Cédula Profissional e/ou ter diplomas de formação
  • Ter um Livro de Reclamações disponível aos clientes
  • Obedecer ao Código Deontológico da profissão
  • Cumprir a Lei da Publicidade Digna.

Onde estudar Astrologia

Há muitos cursos de Astrologia por aí, mas nem todos têm qualidade. Alguns podem até ser muito caros, mas acabam por ser um mau investimento.

Assim, o ideal é procurar cursos de Astrólogos renomados e conhecidos, pois assim estarás a assegurar a melhor formação possível.

Mas também deves considerar que há vários tipos de Astrologia em que pode ser necessário uma especialização. Portanto, pondera isso também e escolhe a melhor opção para o teu perfil.

Ajudamos-te, já de seguida, com algumas sugestões que podem ser interessantes…

Portugal:

Brasil:

Já sabes o que é um Astrólogo e o que faz, portanto, podes avaliar se estás no caminho certo. É este o futuro que tanto desejas? Procura uma boa formação e segue em frente, com confiança e esperança. Estamos a torcer pelo teu sucesso!

Mas se ainda não tens a certeza do que queres, aproveita para fazer os nossos Testes Vocacionais e encontrar a profissão ideal para o teu perfil.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top