Biólogo

biólogo

O Biólogo é um profissional apaixonado pela natureza e tudo o que ela envolve. Ele observa o comportamento das espécies, e também faz recolhas e catálogos de organismos vivos. A pesquisa científica é, sem dúvida, o grande foco da Biologia, embora também se preocupe com a preservação ambiental, saúde pública e, mais recentemente, a biotecnologia.

O que faz um Biólogo?

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Geologia, Matemática, Materiais e Tecnologias, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Os biólogos podem atuar em diferentes áreas, desempenhando funções distintas em cada uma delas. No entanto, de uma forma geral, eles procuram respostas às suas grandes questões na natureza, ao observarem o comportamentos de animais e plantas.

Tendo em conta que são várias as áreas em que os organismos vivos não humanos estão presentes, as áreas de atuação de um biólogo são imensas, como veremos mais abaixo.

Quais as suas funções

Para conhecermos melhor o dia a dia dos biólogos, é importante olharmos de forma diferenciada para as suas funções dentro de cada uma das diferentes áreas de atuação. Vejamos!

Bioinformática

O Biólogo não precisa lidar, obrigatoriamente, com os organismos vivos no seu habitat natural. O tratamento dos dados biológicos é uma parte essencial da Biologia. Sendo assim, o profissional dedicado à bioinformática fica responsável por usar a tecnologia para fazer todo o tratamento de dados.

Normalmente, esta é uma área que está muito ligada à pesquisa genética e à biologia molecular.

É o biólogo que desenvolve os programas de processamento de dados, os quais devem armazenar os dados, organizá-los, fazer relações entre informações e processá-las rapidamente.

Este profissional tem como função criar um banco de dados para a identificação de genes, por exemplo, identificação de inibidores de enzimas, previsão de configurações de proteínas, entre outros.

Indústrias de Biotecnologia

Para que os biólogos consigam efetuar os seus estudos e pesquisas, precisam de ter equipamentos específicos que permitam a recolha e tratamento de informações.

Sendo assim, os biólogos podem exercer a sua atividade nas indústrias de produção de equipamentos de biotecnologia, participando de todo o processo de desenvolvimento de novos equipamentos, num trabalho conjunto com os engenheiros.

O profissional será responsável por dar a conhecer as necessidades dos biólogos no campo, assim como o desempenho ideal dos equipamentos a serem desenvolvidos.

Nesta área, poderá atuar ainda na área comercial, dando a conhecer esses equipamentos aos interessados. Será responsável, igualmente, pela formação.

Controlo de Pragas

A agricultura é fundamental para qualquer sociedade. Sendo assim, é essencial que se tenha em mãos os melhores recursos para que a plantação e colheita seja feita da melhor forma. Para isso, é imprescindível que se consigam impedir ataques de pragas. E é aí que o biólogo entra em ação!

O profissional formado em Biologia é responsável por identificar as pragas que afetam uma determinada região para, assim, desenvolver estratégias para eliminá-las.

Da mesma forma, na pecuária, o biólogo é essencial, especialmente no controlo da transmissão de determinadas doenças entre os animais, evitando perdas para os produtores.

Meio Ambiente

As preocupações com o meio ambiente têm crescido de dia para dia, especialmente porque os recursos naturais são cada vez mais escassos, e corremos o risco de transformar o nosso planeta em inabitável para o ser humano.

Neste sentido, o trabalho do biólogo tem-se mostrado imprescindível, tanto ao nível do governo, assim como das indústrias e empresas em geral.

Este profissional é responsável pela elaboração e implementação de diferentes programas com o intuito de preservar a flora e a fauna. Ele estuda o impacto das ações humanas na biodiversidade, e assim determina as melhores ações para a preservação do meio ambiente.

No que diz respeito a empresas, os biólogos podem fazer consultadoria (consultoria) com o intuito de recuperar áreas já degradadas, e podem também informar as melhores formas de descartar resíduos com o mínimo impacto ambiental.

Saúde Pública

Uma das principais funções desempenhadas pelos biólogos é a defesa e promoção de saúde pública. Estes profissionais poderão assumir o cargo de Agente de Saúde Pública (Agente de Saúde e Sanitarista).

Como ele tem conhecimentos aprofundados dos mais diversos organismos, é capaz de lidar com doenças emergentes e epidemias. Neste caso, ele trabalha numa equipa (equipe) multidisciplinar, a qual pode incluir médicos, enfermeiros, nutricionistas, entre outros.

É sua função participar na elaboração de políticas públicas que ajudem a prevenir epidemias, assim como políticas de consciencialização (concientização) da população.

Biologia Marinha

O mar sempre intrigou os humanos, muito pela imensidão dele, assim como a escuridão das suas profundezas. São muitos os mistérios que ele esconde, e isso pode levar qualquer um a querer desbravá-lo e conhecê-lo mais um pouco.

O Biólogo Marinho é essa pessoa, que vive para estudar as diferentes espécies de organismos vivos que vivem no mar.

Além do trabalho de campo, onde acompanham os comportamentos dos seres vivos, têm também trabalho de laboratório, onde analisam todas as amostras recolhidas (coletadas) e organizam toda a informação para a pesquisa que está a levar a cabo.

Genética

Uma das áreas de atuação dos biólogos mais procuradas e, sejamos sinceros, mais promissoras, é a genética, especialmente no que diz respeito à genética humana.

Embora tenham havido imensos avanços nesta área nos últimos anos, ainda existe muito trabalho pela frente, e os biólogos são essenciais para que os resultados sejam alcançados.

Nesta área, o biólogo é responsável por fazer pesquisas e experiências em diversas áreas de conhecimento, como a utilização de células-tronco na saúde, ou o mapeamento genético, por exemplo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como vimos anteriormente, os biólogos podem atuar em diferentes áreas, o que torna o mercado de trabalho bastante abrangente.

Poderá trabalhar em órgãos públicos, como Universidades e Centros de Pesquisa, assim como no desenvolvimento de políticas de saúde pública e preservação do meio ambiente.

Poderá também trabalhar em empresas privadas, atuando como um preventor de pragas e doenças nos animais, assim como garantindo que as indústrias atuam com o mínimo de impacto ambiental possível.

Como entrar na carreira de Biólogo

Para entrar na carreira de Biólogo é necessário concluir o curso superior de biologia. O curso tem duranção de 6 semestres (3 anos), seguidos de 2 anos de Mestrado, onde escolhe a especialidade a seguir.

Onde estudar Biologia

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a carreira de Biólogo, siga os estudos superiores universitários em biologia e desvende os imensos mistérios que a natureza esconde!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima