Gastronomia

A Gastronomia é uma área que se dedica à cozinha, à alimentação, e a tudo o que ela engloba. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, esta não se dedica somente ao ato de cozinhar. Incluímos aqui muito mais do que isso, como, por exemplo, a segurança alimentar, a gestão de restaurantes, a produção industrial, entre tantas outras coisas.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Além de ter conhecimentos profundos das técnicas de cozinha, tem conhecimentos sobre a gestão de negócios alimentares, a nutrição, a segurança alimentar, a legislação, entre outros. Sendo assim, ele é um dos profissionais mais bem preparados de todos, pois tem conhecimentos em todas as etapas do processo.

Se você gosta e é apaixonado pela área gastronómica, então saiba tudo o que estes profissionais fazem no seu dia a dia, quais as funções que eles têm, quais são as saídas no mercado de trabalho, e o que precisa fazer para iniciar nesta profissão! Confira!

O que faz um especialista em Gastronomia?

Os profissionais em gastronomia não são apenas os chefes de cozinha. Sem dúvida, esta é uma área bem mais abrangente, envolvendo todos os processos relacionados com a indústria alimentar.

Sendo assim, o especialista em gastronomia pode atuar em diferentes áreas, desempenhando papeis diferentes. É pela multidisciplinaridade desta área que os profissionais formados são capazes de atuar na preparação de alimentos, mas também na área da gestão, dos processos industriais, das características alimentares e nutrição, da segurança alimentar, entre outras.

Para ser um bom profissional, tem reunir algumas características pessoais fundamentais para o exercício das funções, como por exemplo:

  • Responsabilidade
  • Organização
  • Respeito pelas regras
  • Disciplina
  • Gostar de servir os outros
  • Gostar de agradar
  • Liderança
  • Boa comunicação

Ter senso de responsabilidade é fundamental para quem quer seguir a carreira de Gastronomia. Falamos de cargos que exigem perfeição, e isso só se consegue se for responsável. Além disso, como se trata de alimentação, é importante conhecer as regras de segurança alimentar e que as respeite.

Como é fácil perceber, os profissionais desta área têm de ter um gosto inato de servir e agradar os outros, independentemente da área em que está a trabalhar.

No caso dos chefes de cozinha, têm de ter um grande espírito de liderança, pois têm de comandar todos os profissionais dentro da cozinha, assim como têm de ter uma boa capacidade de comunicação, pois tem de se fazer entendido por todos, de forma rápida.

Quais as suas funções

Como já foi dito, as funções de um profissional de gastronomia variam muito de acordo com a sua área de atuação. Por isso, vamos ver estas funções de acordo com cada uma das principais áreas de atuação.

  • Chefe de Cozinha – O profissional que desempenha o papel de chefe de cozinha é responsável por planear os cardápios, e prepará-los, no local em que trabalha, quer seja um hotel, um restaurante, um hospital, uma escola, ou qualquer outro espaço. Além disso, este profissional é responsável por coordenar todos os profissional que trabalham na cozinha. É ainda o chef de cuisine que escolhe os fornecedores e negoceia com eles.
  • Personal Chef – Este profissional tem as mesmas funções que um chefe de cozinha. No entanto, ele só trabalha em casas particulares.
  • Indústria Alimentar – O profissional de gastronomia que trabalha nesta indústria é responsável por criar novas receitas. Além disso, ele tem de testar todos os produtos desenvolvidos.
  • Segurança Alimentar – Ao atuar nesta área, o profissional tem como principal função fazer vistorias em estabelecimentos, como restaurantes e cozinhas industriais, de forma a garantir que todos estão a cumprir as normas de segurança alimentar e cumprem a legislação.
  • Consultadoria – Os especialistas em Gastronomia também podem prestar serviços de consultoria em empresas alimentares. O principal objetivo deste profissional é identificar problemas e sugerir mudanças para que o desempenho melhore.
  • Gestão – Ao trabalhar na área de gestão, fica responsável por administrar o local em que trabalha, como restaurantes, refeitórios de hospitais, escolas, restaurantes de hotéis, entre outros. Além de fazer a gestão do stock e das finanças, é também responsável por contratar os profissionais.

Saídas no Mercado de Trabalho

A Gastronomia é uma área em franco crescimento em Portugal, assim como no Brasil. Tendo em conta que o turismo é um setor forte nos dois países, é normal que haja uma procura muito grande destes profissionais para o setor hoteleiro.

Verdade seja dita, este é um setor privilegiado pois, mesmo em momentos de crise económica, a alimentação pouco é afetada. Sem dúvida, o consumo deste tipo de serviço tende a ser estável ao longo dos tempos, independentemente das flutuações da economia.

Como entrar na carreira de Gastronomia

Para seguir esta carreira, tem de fazer o curso superior em Gastronomia. No Brasil, deve concluir o bacharelado, o qual tem a duração de anos. No entanto, também pode optar por um curso tecnológico, com duração inferior, em média de 2 anos.

Ao longo do curso, irá abordar várias disciplinas, de várias áreas do conhecimento, como História da Gastronomia, Bioquímica, Nutrição, Segurança Alimentar, Microbiologia de Alimentos, entre outras.

Tendo em conta que este é um curso com uma vertente prática muito forte, é importante que a faculdade que frequenta tenha as melhores condições, tanto no que diz respeito às instalações, como aos professores.

Onde estudar Gastronomia

Portugal:

Brasil:

Quer seguir a carreira de Gastronomia? Então não perca tempo e comece, ainda hoje, a pensar no seu futuro! Estude e dedique-se a obter o máximo de conhecimento possível! Vai valer a pena!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima