Marcador de Anéis

marcador de anéis

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O marcador de anéis é um profissional da área do cinema. Ele é responsável por fazer a marcação da primeira cópia do negativo das cenas (chamada de copião, no Brasil). Além disso, ele também marca os anéis da dobragem (dublagem).

Embora esta profissão seja cada vez menos vista, por causa da digitalização nos meios audiovisuais, ainda existem algumas produções em que se usam negativos. Por isso, embora as oportunidades de trabalho não sejam muitas, se esse é o teu sonho, luta por ele!

Neste artigo vamos mostrar-te um pouco do dia a dia deste profissional. Aqui vais descobrir o que ele faz, as funções que tem, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar na carreira de marcador de anéis.

Vens à descoberta?

O que faz um Marcador de Anéis?

Tal como o próprio nome indica, o marcador de anéis é responsável por marcar os anéis da primeira cópia do negativo das cenas (copião, ou cópia de trabalho, no Brasil). É ele, também, que marca os anéis da dobragem dos filmes, animações, entre outras produções cinematográficas.

Este profissional faz a numeração da cópia do negativo das cenas e depois passa o trabalho para o cortador-colador de anéis, o qual corta os excertos seguindo a marcação feita.

O trabalho do marcador, assim como do cortador-colador, encaixa na fase da edição e montagem. Eles não trabalham, portanto, na produção cinematográfica.

O seu trabalho é feito depois de termos todas as cenas e dobragens feitas. O trabalho é desenvolvido em laboratório cinematográfico.

A função do marcador de anéis, assim como do cortador-colador de anéis, diz respeito ao sistema tradicional de gravação cinematográfica. Em produções em que se grava em formato digital, estes profissionais não são necessários.

Quais as suas funções

O marcador de anéis só atua na fase da edição e montagem das produções cinematográficas. Por isso, ele só consegue realizar as suas tarefas depois que todas as cenas e dobragens estão gravadas.

Assim que as cenas são gravadas, o material é revelado e copiado em laboratório cinematográfico. É então que o marcador faz a seleção dos excertos das cenas que vão ser aproveitadas (pois nem todas as cenas gravadas fazem parte do filme que vemos no ecrã de cinema).

Além de selecionar as cenas, ele faz a numeração para depois o cortador-colador de anéis eliminar as cenas que não são necessárias e colocar as restantes por ordem.

Só depois de todo este processo é que o filme passa para o montador (editor), o qual faz a montagem das imagens e do som.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O marcador de anéis trabalha em produções cinematográficas que ainda usam o sistema de gravação tradicional (película). Por isso, tanto a carreira do marcador, como do cortador-colador de anéis, corre o risco de desaparecer à medida que se vão implementando os sistemas de gravação digitais. As funções destes dois profissionais passam a estar, portanto, a cargo do editor (montador).

A boa notícia é que, atualmente, os sistemas digitais ainda são muito caros, o que faz com que existam ainda algumas produções que optam pelo sistema tradicional. Sendo assim, ainda vamos ter estes dois sistemas em produções cinematográficas por algum tempo.

Apesar de ainda existirem produções que optam pelo sistema tradicional, como as oportunidades de trabalho no cinema são poucas, se as reduzimos só para aquelas que gravam em película, as hipóteses de conseguires um emprego reduzem-se drasticamente.

No entanto, se esse é o teu sonho e se sentes que nasceste para trabalhar como marcador de anéis, não deixes de lutar por aquilo que realmente queres.

Como entrar na carreira de Marcador de Anéis?

Para seguires a profissão de marcador de anéis, deves procurar uma formação em edição e laboratório cinematográfico.

Além de conseguires ferramentas e conhecimentos importantes para realizares o trabalho como marcador, também vais aprender outras tarefas de edição, o que te pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Outra vantagem de frequentares um curso é que vais conhecer outras pessoas que estão interessadas em pós-produção cinematográfica, assim como pessoas que já atuam no meio.

Como a área das artes e da cultura funciona muito com base de indicações e recomendações, quanto mais pessoas conheceres, mais hipóteses tens de conseguir um trabalho.

Onde estudar para Marcador de Anéis?

Como vimos, para seguires a profissão de marcador de anéis, o ideal é teres um curso em laboratório cinematográfico e edição. Aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar, mas deves procurar outras alternativas também.

Confere!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é ser marcador de anéis, então não deixes de investir na tua formação. Procura saber sempre mais ao longo da tua carreira, pois é isso que te vai fazer crescer profissionalmente. Nós desejamos-te muito sucesso ao longo da tua vida.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top