Quirólogo / Quirologia

Quirologia - Quirólogo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Psicologia Sociologia

Idiomas:

Português

A Quirologia é o estudo e a pesquisa das mãos. Assim, o Quirólogo analisa as suas linhas, formatos e outros detalhes para entender uma pessoa, desvendando as suas características e traços de personalidade.

É preciso, desde já, dizer que o Quirólogo é um estudioso, não um “adivinho”. A palavra vem do grego “Kiro” que significa mão, mas também do termo “Logo” que quer dizer saber ou conhecimento. Portanto, a Quirologia é o saber sobre as mãos.

Estamos, assim, no campo das “pseudociências”, mas é preciso reforçar que o Quirólogo não é um Cartomante, nem um Mágico. É uma forma de análise e de entendimento do outro através da morfologia das mãos e até da Psicologia.

Além disso, também recorre a técnicas da Grafologia que analisa as pessoas pela sua letra, ou pela forma como escrevem.

Mas vem descobrir tudo sobre essa área profissional tão interessante…

O que é a Quirologia

A Quirologia é o estudo das mãos, como já foi referido, o que implica toda a sua constituição, desde os dedos às unhas, passando pelas linhas e pelos “montes” das palmas.

É uma forma de reconhecer a personalidade e as características de uma pessoa, mas também de entender por que emoções passa.

Além disso, abre portas ao autoconhecimento, mas requer muita intuição e capacidade de empatia.

O irlandês Cheiro é o mais famoso dos Quirólogos. O nome pronuncia-se Quiro e é o pseudónimo do Conde irlandês Lois Hammon que viveu no Século XIX, tendo-se tornado o mais famoso leitor de mãos da Europa e da América do Norte.

Cheiro tinha uma sensibilidade especial que lhe permitia ser Quiromante, mas também se empenhava na parte teórica e nos estudos. Portanto, era também Quirólogo e era procurado por pessoas famosas, pois as suas previsões sobre o futuro eram certeiras.

O Quirólogo, como já sublinhamos, é o estudo científico das mãos, mas também envolveu o seu conhecimento místico. Isso passa por conhecer os significados das linhas, dedos e sinais das mãos, entre outros detalhes, para entender por que emoções passa a pessoa.

A Quirologia recorre a ensinamentos teóricos e práticos, mas também implica os chamados poderes sensitivos. Assim, as pessoas têm de ter uma sensibilidade apurada, que pode ser desenvolvida, para “ler” as mãos.

Além de fazer “previsões” do futuro, o Quirólogo também pode ajudar a entender o passado.

Esta arte mística pode ter variações, conforme o profissional que a aplica. Vê que alguns cruzam os saberes da Quirologia com o universo da Astrologia e até da Alquimia. Portanto, cada Quirólogo pode dar o seu cunho pessoal à prática, embora mantendo as orientações gerais da Quirologia.

Neste processo de “leitura” das mãos, a grande missão é ajudar as pessoas, seja a tomarem decisões difíceis, seja a lidarem com algum trauma, ou problema.

Diferença entre Quirólogo e Quiromante

As duas práticas implicam a leitura das mãos. Mas a Quirologia é uma leitura mais anatómica, portanto, assente nos aspetos físicos, como a pele, a temperatura, o tamanho dos dedos, o tipo de unhas e até os ossos.

Já a Quiromancia tem uma base mais mística, assentando, sobretudo, nas linhas da palma da mão e na “adivinhação”.

Um profissional pode ser as duas coisas, mas é preciso ter noção que a Quiromancia tem um lado mais místico. Por outro lado, a Quirologia é mais a “ciência” da análise das mãos.

Quais as suas funções

A função do Quirólogo é dar um apoio às pessoas, ajudando-as com orientações para a sua vida. Assim, mais do que prever o futuro, trata-se de facilitar o caminho de cada um nessa busca, até por si próprio.

Mas, para entender um pouco melhor essa arte, vamos ver alguns dos conceitos essenciais da Quirologia que ajudam a entender as funções destes profissionais…

Mão dominante vs Mão não dominante

A mão dominante é a que é mais usada pelas pessoas no dia a dia. Assim, quem é destro, tem a mão direita como dominante.

Portanto, a mão não dominante é a menos utilizada pela pessoa.

Cor das palmas das mãos

Este é um dos aspetos analisados pelos Quirólogos, pois a cor das palmas das mãos pode ser muito reveladora. Em geral, qualquer pigmentação da palma é um mau sinal, indiciando algum tipo de problema.

Assim, fique com estes exemplos de conclusões que podem ser feitas.

  • Amarelada – Pode indicar problemas no fígado.
  • Azulada – É associada a infeções nos rins.
  • Avermelhada – Aponta para problemas de circulação, mas também para pessoas com temperamento difícil.
  • Branca – Revela uma pessoa tranquila.
  • Com bolas esbranquiçadas – Sinal de diabetes.
  • Rosada – É indício de alguém bondoso.

Formas das mãos

As formas das mãos são igualmente alvo de estudo, utilizando-se, por norma, o método definido pelo francês D’Arpentigny, um famoso Quiromante do Século XIX, com as seguintes categorias:

  • 1. Mão Elementar – é uma mão rechonchuda, com dedos e palma curtos, e que indica pessoas apaixonadas, mas frágeis.
  • 2. Mão Quadrada – é uma mão de palma longa e dedos curtos que assinala pessoas lógicas e práticas, com alguma frieza.
  • 3. Mão Espatulada – é um tipo de mão magro, com dedos redondos, que aponta para pessoas pessimistas e irrequietas.
  • 4. Mão Filosófica – é magra e revela pessoas com boa capacidade de análise e de meditação.
  • 5. Mão Cónica – é longa e reporta para pessoas sensuais e extrovertidas, com muita imaginação.
  • 6. Mão Psíquica – é uma mão de linhas harmoniosas que indica pessoas idealistas e sonhadoras, mas também complexas.
  • 7. Mão Mista – tem características de dois ou mais dos tipos anteriores e destaca pessoas sem grandes objetivos na vida.

Linhas das mãos

As linhas das mãos são outro ponto fundamental da Quirologia. Assim, temos, por exemplo, a Linha da Vida, a Linha da Cabeça, a Linha do Coração e a Linha do Destino que reportam para os grandes acontecimentos da nossa vida.

Mas também há outras linhas secundárias como a Linha da Paixão, a Linha do Casamento, a Linha da Intuição ou a Linha de Marte, entre outras.

Sinais Cabalísticos

O Quirólogo ainda se dedica a avaliar os sinais que as pessoas têm nas mãos, incluindo pontos, cruzes, correntes, linhas quebradas e/ou bifurcadas, entre outros.

Estes sinais devem ser “lidos” em conjunto com as linhas das mãos, bem como considerando os “Montes” das palmas. 

Os “Montes”

Nas palmas das mãos, os “montes” são as partes mais carnudas das palmas das mãos. Chamam-se assim porque parecem pequenas elevações e foram apelidados com os nomes de sete planetas que têm conotações místicas em várias artes místicas antigas.

Deste modo, estamos a falar de Monte de Vénus, Monte de Júpiter, Monte de Saturno, Monte do Sol, Monte de Mercúrio, Montes de Marte (ativo e passivo) e Monte da Lua.

Os Quirólogos trabalham, essencialmente, como profissionais por conta própria. Portanto, os seus rendimentos podem ser irregulares. Assim, é difícil definir um valor salarial médio para esta área.

Mas é preciso ponderar que a procura por profissionais de Quirologia não é recorrente. Vê que não é como ir ao médico amiúde. Deste modo, é preciso saber gerir muito bem o negócio, o que implica ter também competências de Marketing e até de administração.

Por vezes, há Quirólogos que começam na atividade mais como um hobby, enquanto mantêm um primeiro emprego. Na verdade, vão sonhando com a possibilidade de deixar o trabalho para abraçar o hobby a 100%. Com trabalho e consistência é possível chegar lá!

Saídas no Mercado de Trabalho

As saídas profissionais nesta área são escassas. Mas sempre podem surgir oportunidades em centros místicos, ou dedicados às terapias holísticas.

A possibilidade de ser contratado para feiras medievais, ou outros eventos, também existe.

Além disso, a formação é outra via possível, pois há sempre pessoas interessadas em aprender a leitura das mãos, mesmo que seja só por puro lazer.

Mas, na verdade, a maioria dos profissionais da Quirologia trabalha por conta própria. Essa vertente permite maior liberdade, não só em termos de horários, mas também das abordagens a apresentar.

O Quirólogo pode usar as técnicas da área de diversas formas, por exemplo, complementando-as com outras artes místicas. A Astrologia, mas também a Cartomancia, podem ser coadjuvantes na leitura.

Vê que as “pseudociências” continuam bem vivas e a movimentar o interesse de muita gente todos os anos. Se queres fazer parte deste mundo, começa já hoje a preparar o futuro!

Não existe um caminho certo para quem quer começar a trabalhar nesta área. Cada pessoal deve seguir o seu rumo, de acordo com as suas convicções e liberdades.

Contudo, a via mais aconselhável passa pelos seguintes três passos:

  • 1. Estudar muito
  • 2. Ganhar experiência na “leitura” de mãos
  • 3. Colocar em prática o ofício.

Assim, deves preparar-te bem, com uma boa formação e muita leitura de livros da área. Depois, podes começar a “treinar” com familiares e amigos antes de pôr em prática dos teus aprendizados com clientes de verdade.

Iniciar um blogue, ou um canal no Youtube, sobre Quirologia, é uma boa forma de investir na divulgação da tua arte. Mas até pode ser uma via acessória para um futuro como Influenciador Digital na área da Quiromancia.

Onde estudar Quirologia

Há opções de formação em Quirologia diferenciadas que podes seguir para te preparar para uma carreira nesta área. Mas é importante escolher cursos reconhecidos e certificados.

O ideal é que invistas em formações dadas por nomes conhecidos, pois isso é um atestado de qualidade das mesmas.

Para te ajudar nessa busca, fica com algumas sugestões que podem ser do teu interesse…

Portugal:

Brasil:

A profissão de Quirólogo tem tanto de místico como de “científico”, como acabaste de confirmar. Portanto, a Quirologia não tem nada de mágico! É uma atividade séria e que exige grande intuição, além de estudo contínuo e ótimas capacidades de comunicação. Achas que é a tua carreira de futuro? Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Se continuas com dúvidas, espreita os nossos Testes Vocacionais. Podem ajudar-te a encontrares a tua profissão ideal!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top