Gestor de Ecorrelações

Gestor de Ecorrelações

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Direito Economia Geologia

Idiomas:

Inglês, Português

O gestor de ecorrelações, também chamado de gerente de ecorrelações, é o profissional que faz a comunicação entre agências governamentais, grupos ambientais e o público em geral. Esta é uma profissão muito recente e que está em ascensão.

Como sabemos, a preservação ambiental está na lista das prioridades mundiais. Vivemos uma crise climática e de sustentabilidade do planeta e, por isso, os países têm trabalhado para reverter os problemas ambientais que vivemos.

Nesse sentido, várias profissões em prol do ambiente têm surgido. É o caso da profissão de gestor de ecorrelações.

Se és um amante da natureza, do ambiente, e és comunicativo, então esta pode ser uma carreira perfeita para ti. Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a gestão de ecorrelações e como podes entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Gestor de Ecorrelações?

O gestor de ecorrelações, ou gerente de ecorrelações, é um profissional da sustentabilidade, o qual estabelece relações entre as empresas, agências governamentais, grupos ambientais e o público em geral. O seu trabalho é hoje primordial, pois ele contribui para a preservação ambiental.

Embora o nome seja recente, já existiam profissionais que desenvolviam as suas funções em algumas empresas.

Sem dúvida, a questão ambiental já é um tema há algumas décadas e algumas organizações “levantaram a bandeira” do ambiente e trabalharam, desde logo, para que o seu desenvolvimento respeitasse o meio ambiente.

Trabalhando ao lado de engenheiros ambientais e gestores ambientais, o gestor de ecorrelações procura encontrar soluções para as empresas, para que estas implementem processos que reduzam o impacto ambiental das suas ações.

Sendo assim, o gerente de ecorrelações tem de estar sempre a par de tudo o que acontece na empresa ou organização em que trabalha, conhecendo os processos e as operações a fundo. Desta forma, ele consegue determinar (em conjunto com os outros profissionais ambientais) a melhor forma de reduzir os impactos ambientais ao máximo.

Além disso, ele é um conhecedor da legislação ambiental e trabalha para que a empresa cumpra com todas as normas e metas ambientais estipuladas na legislação.

Desta forma, podemos dizer que o gestor de ecorrelações é o profissional que elabora estratégias para que as empresas se adequem ao meio ambiente (trazendo o menor impacto possível nas suas ações), mas mantendo o desenvolvimento.

Quais as suas funções

O gestor de ecorrelações tem como principal função desenvolver projetos ambientais, os quais têm como principal intuito criar ligações com o governo (poder público), grupos ambientais e os consumidores.

O seu dia a dia envolve uma série de tarefas, entre elas se destacam:

  • Conduzir negociações com diferentes públicos
  • Levar a cabo comunicações com agências governamentais, empresas e grupos ambientais
  • Esclarecer dúvidas sobre questões ambientais, tendo como objetivo desenvolver procedimentos que não agridam o meio ambiente (ou que tenham o menor impacto possível)
  • Elaborar estratégias de preservação ambiental, estabelecendo contacto com agências governamentais, grupos ambientais e consumidores
  • Colocar em prática as estratégias de preservação do meio ambiente nas organizações, trabalhando diretamente com profissionais das áreas do marketing, administração, entre outras

Saídas no Mercado de Trabalho

Quando falamos em meio ambiente e preservação ambiental, percebemos que o mercado de trabalho tem evoluído bastante. Todos os profissionais que atuam em prol da preservação do meio ambiente encontram excelentes oportunidades de carreira nos dias de hoje.

O gestor de ecorrelações surge no mercado de trabalho como uma profissão inovadora, que responde às necessidades modernas, as quais pressupõem uma mudança nas empresas, garantindo maior sustentabilidade, assim como minimizando os impactos ambientais.

Não só os governos estão preocupados com a preservação do nosso planeta. As próprias empresas têm vindo a implementar medidas para que as suas ações não sejam prejudiciais ao meio ambiente.

À medida que mais empresas e instituições procuram por gerentes de ecorrelações, ainda existem poucas pessoas qualificadas para ocupar este cargo. Por isso, além de encontrares muitas vagas de trabalho nesta área, os salários também são bons.

Como entrar na carreira de Gestor de Ecorrelações?

Se queres seguir a profissão de gestor de ecorrelações, então tens de ter uma formação na área ambiental (Ecologia, Legislação Ambiental, Ciências do Ambiente ou similar).

Ter conhecimentos profundos sobre ambiente é fundamental para levares a cabo todas as tarefas do gerente de ecorrelações. Ter uma pós-graduação ou especialização em marketing, administração ou biologia também pode ser uma mais-valia.

Embora não existam profissionais qualificados suficientes no mercado de trabalho, é comum que comeces a trabalhar como estagiário ou assistente de um gerente de ecorrelações. Sem dúvida, esse período “experimental” é muito importante para evoluíres como profissional.

Onde estudar para Gestor de Ecorrelações?

Como vimos, para te tornares gestor de ecorrelações, é essencial que tenhas uma formação na área da Ecologia, Ambiente, Ciências do Ambiente, Legislação Ambiental, ou outro curso similar. Além disso, é bom procurares uma especialização, ou pós-graduação, em administração, biologia ou marketing.

Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas faculdades que oferecem uma formação na área ambiental. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de te tornar gestor de ecorrelações, então investe numa boa formação. Com toda a certeza, vais conquistar todos os teus sonhos. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que consigas tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando