Marceneiro

Marceneiro

O marceneiro é o profissional que executa trabalhos em madeira para a confeção de móveis ou de outros produtos elaborados. É, acima de tudo, um artesão. Por isso, trata-se de uma profissão que requer atenção ao detalhe, gosto pelo perfeccionismo e muita paciência.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Geometria Descritiva, Matemática, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

O trabalho de marceneiro é, acima de tudo, uma arte. Por isso, exige um verdadeiro gosto pelo trabalho com a madeira, além de ser necessário ter talento para essa função.

Apesar de se poder aprender a profissão, com cursos profissionais e que são, sobretudo, práticos, quem quer trabalhar nesta área precisa de ter características pessoais específicas.

Especial cuidado com os detalhes e gosto e jeito por trabalhos manuais são essenciais. Os marceneiros também precisam de ser bastante pacientes para executarem um bom trabalho final.

Para lá disso das características pessoais, um bom marceneiro também precisa de ter um conhecimento amplo sobre os diversos tipos de madeiras, bem como sobre técnicas de trabalho.

Quanto ganha um marceneiro

O salário que um marceneiro pode ganhar depende muito de vários fatores, a começar pela área onde ele trabalha e pela dimensão da empresa que o emprega.

Os marceneiros também podem trabalhar por conta própria, pelo que, nesse caso, os seus rendimentos podem depender muito de mês para mês ou de época para época.

Mas no Brasil, o salário médio de um marceneiro ronda os 1.898 reais. Contudo, os profissionais mais experientes e qualificados podem ganhar valores mais elevados.

Em Portugal, o salário médio de um marceneiro ronda os 1.100 euros. Todavia, os valores pagos variam muito conforme as qualificações e experiência do candidato e a dimensão da empresa onde trabalha.

Se continua interessado, prossiga a leitura para ficar por dentro de como é a profissão de marceneiro…

O que faz um marceneiro

O marceneiro tem como principais funções o trabalho com a madeira, nomeadamente na construção e reparação de móveis, de peças de decoração e ou de utilidade.

Tem de saber utilizar instrumentos e ferramentas de marcenaria, designadamente equipamentos ou máquinas de corte, de perfuração, de entalho e de raspagem.

Também precisa de saber interpretar projetos de pelas, bem como de fazer marcações e traçados em desenhos ou esboços para definir os tipos de corte necessários.

Os seus conhecimentos devem passar por saber de técnicas avançadas nas áreas de revestimentos e acabamentos, bem como na montagem de móveis e na afiação de ferramentas de corte.

Além de ter de dominar os diferentes tipos de madeira existentes, precisa de estar ao corrente das normas de segurança no trabalho, especialmente quanto às máquinas e instrumentos de marcenaria.

Precisa igualmente de ter bons domínios de comunicação interpessoal, já que tem de contactar com o cliente para perceber o que ele quer e para lhe apresentar um bom trabalho.

Qual a diferença entre um marceneiro e um carpinteiro

O carpinteiro é um profissional que trabalha a madeira de forma menos técnica e mais “bruta”, por assim dizer. Esta profissão não requer tanto cuidado com os detalhes.

No caso do marceneiro, é mais detalhista e é um trabalho mais de artesão do que de operário, como é o caso do carpinteiro.

O marceneiro executa tarefas mais finas, mais técnicas, relacionadas com a madeira e, nomeadamente, com a construção de móveis. Já o carpinteiro efetua trabalhos mais de construção, nomeadamente para finalizar coberturas, soalhos e forros, entre outros.

Confirme no vídeo que se segue quais são as principais diferenças entre um carpinteiro e um marceneiro….

Agora que já distinguimos carpinteiros e marceneiros, fique a saber mais sobre as funções dos segundos…

Quais as suas funções

As funções do marceneiro passam por executar trabalhos em madeira, nomeadamente para a execução de móveis. E podem atuar no âmbito da construção civil ou na área da indústria, no fabrico de móveis.

No domínio do mobiliária, podem fazer, montar ou transformar móveis, bem como outras peças de mobiliário, designadamente para decoração.

O seu trabalho passa por saber interpretar e ler projetos de construção civil e esquemas de montagem de móveis, bem como outros planos e desenhos de mobiliário.

Um marceneiro também é responsável pela escolha das madeiras e demais matéria-prima a utilizar, precisando assim de ter um ótimo conhecimento nesta área.

A profissão requer ainda apetência para efetuar acabamentos e revestimentos.

Uma habilidade fundamental de um marceneiro é a capacidade de desenhar. Isso pode abrir-lhe mais caminhos e permitir-lhe desempenhar melhor o seu trabalho.

Saber desenhar é bastante importante porque os marceneiros precisam também de fazer marcações e traçados nos esboços e projetos que lhes entregam. Indicações essas que são fundamentais para executarem o seu trabalho sem falhas.

Saídas no Mercado de Trabalho

A procura por marceneiros vem sendo constante no mercado de trabalho. Por isso, há sempre boas oportunidades a surgirem para as pessoas mais habilidosas.

Não é preciso ter formação específica na área, mas isso ajuda bastante na hora de encontrar um bom emprego.

Geralmente, as empresas só pedem a escolaridade mínima obrigatória e experiência na área da marcenaria, mas algumas exigem uma formação profissional de marceneiro.

Também há empresas que só contratam profissionais de marcenaria com experiência a operar máquinas de CNC.

Por norma, as empresas também querem pessoas com disponibilidade para deslocações, além de pessoas responsáveis e com dinamismo.

Há também algumas especializações e conhecimentos técnicos específicos que podem abrir portas e melhores saídas profissionais. Confira algumas delas já de seguida…

Especializações para marceneiro

  • Design de Móveis – sobretudo na área da marcenaria criativa, ter um curso de especialização em Design de Móveis pode valorizar muito o profissional. Esta área continua sempre com procura e se for um marceneiro criativo, ter esta especialização pode garantir-lhe mais possibilidades.
  • Marceneiro de Móveis – Para executar móveis por medida ou sob medida, é importante dominar técnicas específicas de marcenaria para esta área. Esta especialização também pode abrir mais portas aos marceneiros.
  • Operador de Máquinas de Marcenaria – ter conhecimentos na operação de máquinas de marcenaria pode ser muito interessante para capacitar os marceneiros menos experientes. É mais uma especialização que reforça as possibilidades de emprego.

Como entrar na carreira de marceneiro

Quem quer trabalhar como marceneiro precisa de ter, acima de tudo, criatividade e grande capacidade para trabalhar a madeira. Sem isso e sem o gosto pela atividade, nem vale a pena tentar.

Também é fundamental que não tenham medo de mexer com equipamentos como serras e furadeiras, o que implica alguns riscos com que é preciso saber lidar.

Por outro lado, é sempre bom ter qualificação adequada para poder apresentar competências específicas às entidades empregadoras.

Deste modo, o segundo passo de como entrar na carreira de marceneiro – logo que tenha a certeza de que é mesmo o que quer – é procurar um bom curso.

Alguns cursos profissionais têm acordos com empresas para a realização de estágios de aprendizagem em contexto de trabalho que podem abrir portas a um emprego.

Onde estudar para marceneiro

Há diversos cursos na área da marcenaria, desde os mais básicos aos mais especializados. Tem de ajustar a sua procura aos conhecimentos que tem na área.

Mas saiba já que um bom curso de marcenaria precisa de ser abrangente, oferecendo aprendizados que podem garantir que fica a saber como fazer orçamentos e relatórios, bem como cálculos matemáticos precisos, até conhecimentos de física, química, desenho, eletricidade básica e acabamentos.

Para quem quer trabalhar por conta própria, também é boa ideia desenvolver conhecimentos de comunicação e de vendas, para poder chegar aos clientes desejados.

Espreite já de seguida algumas possibilidades de como estudar como marceneiro…

Portugal:

Brasil:

Se tem o que é preciso para ser marceneiro, só precisa de fazer uso da sua criatividade e do seu talento para ajudar a dar forma aos sonhos de outros – e, pelo meio, a construir o seu sonho de ser marceneiro!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima