Professor de Judo

Professor de Judo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Filosofia Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O professor de judo dá aulas deste desporto, tanto a crianças, como a adolescentes e adultos que querem iniciar e desenvolver esta atividade física. Mais do que ensinar as regras básicas deste desporto, este profissional ensina habilidades sociais importantes, como a disciplina e o respeito.

Sem dúvida, esta é uma carreira aliciantes para todos os amantes de desporto, principalmente para aqueles que adoram judo. Ensinar os outros não é uma tarefa fácil, mas é extremamente recompensadora. Não há um sentimento melhor do que saber que somos parte importante na vida de alguém e que podemos, com toda a certeza, fazer a diferença.

Se alguma vez consideraste tornar-te professor de judo, então este artigo foi feito para ti.  Aqui vamos explorar o que é preciso para seguires esta profissão, incluindo o treino necessário e a certificação. Por isso, se estás interessado nesta emocionante carreira, continua connosco!

O que faz um Professor de Judo?

O professor de judo é alguém que ajuda os alunos a aprender não só o básico do desporto, mas também habilidades sociais importantes, como o respeito e a disciplina. Ele dá aulas a turmas de vários níveis etários e graus de habilidade. Ou seja, ele pode dar aulas a crianças, adolescentes, adultos desde o nível iniciante ao avançado.

Além de técnicas relativas ao desporto, ele também ensina os valores de qualquer atleta, como a não violência e o respeito pelo próximo, por exemplo. Para além de ensinar, ele também dá o seu feedback a cada um dos alunos, dando dicas para o judoca melhorar e alcançar todo o seu potencial.

Um professor de judo deve ter conhecimentos sobre mecânica corporal adequada e segurança, assim como o que é preciso para ter sucesso tanto dentro, como fora do tatami.

Tem, ainda, de ser um profundo conhecedor dos fundamentos, ideologias e espíritos que regem o judo, de forma a conseguir passá-los aos seus alunos.

Deve ser paciente, mas firme ao ensinar os seus alunos a executarem o que aprenderam durante os exercícios práticos e a desenvolver bons hábitos.

Acima de tudo, os professores de judo devem sempre esforçar-se por construir relações fortes com os seus alunos, para que sejam capazes de os ajudar a crescer como indivíduos através do seu treino desta arte marcial.

Quais as suas funções

Um professor de judo desempenha um papel fundamental para ajudar as pessoas a aprender a arte marcial do judo. Eles ensinam técnicas básicas e avançadas, além de ajudar os seus alunos a desenvolverem habilidades específicas importantes para este desporto, como, por exemplo:

  • Equilíbrio
  • Timing
  • Coordenação
  • Não-resistência (permite usar a força de um adversário contra ele mesmo)

Também é função do professor assegurar uma atitude adequada dentro do tatami e promover o desportivismo, levando o seu aluno a executar corretamente as técnicas com o máximo respeito pelos seus adversários.

Para além das técnicas de judo, o professor tem como objetivo para incutir os princípios do judo, como:

  • Lealdade
  • Consideração
  • Perseverança

Como professor de judo, encontrar os melhores métodos de ensino para os teus alunos pode ser um desafio, mas é essencial para os ajudar a aprender e a crescer.

Uma das formas mais eficazes de abordar as aulas de judo é através da prática e da repetição – desde técnicas a exercícios e posturas.

Também é importante dar aos alunos muitas oportunidades para fazerem perguntas e expressarem quaisquer dúvidas ou ansiedades que possam ter sobre o seu progresso ou sobre as técnicas que estão a ser demonstradas.

Para alimentar um ambiente de aprendizagem positivo, deve passar-se mensagens claras, concisas e encorajadoras.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo do judo abre-te todo um mundo de oportunidades no mercado de trabalho. Se quiseres trabalhar como professor de judo, podes encontrar trabalho em:

  • Ginásios e Health Clubs
  • Escolas de artes marciais
  • Escolas públicas e privadas (quando oferecem aulas deste desporto)
  • Centros comunitários

Podes também conseguir trabalho como treinador de judo, prestando serviço de treino e acompanhamento pessoal a atletas profissionais ou a atletas que estejam a iniciar uma carreira como judocas.

Profissionais capazes podem mesmo almejar crescer nesta carreira, tornando-se treinadores de equipas competitivas ou então tornarem-se árbitros em torneios profissionais.

Além destas opções, podes também ter o teu próprio negócio, abrindo uma escola ou dando aulas a grupos de aprendizes num estúdio ou sala própria ou alugada.

Como entrar na carreira de Professor de Judo?

Se queres seguir a profissão de professor de judo, antes de mais nada tens de procurar uma certificação para o ensino desta arte marcial. Não basta serem um apreciador deste desporto! Tens de ter qualificações para ensinares desde os mais novos até atletas profissionais.

O ideal é fazeres um curso de Treinador de Judo. Em Portugal, para conseguires frequentar este curso de grau I tens de ter, no mínimo, 18 anos de idade e a escolaridade mínima obrigatória. Dependendo do grau do curso, os requisitos para entrada variam.

Para trabalhares como professor, tens também de ter o Título Profissional de Treinador de Desporto, o qual é emitido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

No Brasil cabe às Federações de Judo organizar todos os cursos de capacitação dos Professores e Treinadores, conferindo-lhes depois a credenciação. Além das Federações, podes conseguir fazer a capacitação na Confederação Brasileira de Judo (CBJ).

Onde estudar para Professor de Judo?

Sem dúvida, o Curso de Treinador é a melhor opção para quem quer ser professor de judo. Nesse sentido, reunimos aqui algumas das melhores opções para começares a tua pesquisa. Confere!

Portugal:

Brasil:

Tornares-te professor de judo é uma ótima maneira de partilhares o teu amor pela arte marcial com os outros e ajudá-los a aprender a autodefesa, disciplina e respeito. Se esse é o teu sonho, então segue em frente. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *