Mecânico de Máquinas Agrícolas e Industriais

mecânico de máquinas agrícolas e industriais

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O mecânico de máquinas agrícolas e industriais é o profissional que faz a revisão e reparação de máquinas, motores e equipamentos mecânicos agrícolas e industriais.

Esta é uma profissão perfeita para quem é apaixonado por mecânica, principalmente no que diz respeito a máquinas agrícolas e industriais.

Como estas máquinas são muito usadas, a procura pelos serviços dos mecânicos é muito alta. Sendo assim, se gostavas de trabalhar nesta área, terás boas oportunidades pela frente.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um mecânico de máquinas agrícolas e industriais, as funções que ele tem no trabalho, as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como aquilo que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Mecânico de Máquinas Agrícolas e Industriais?

O mecânico de máquinas agrícolas e industriais é faz revisões e reparações de máquinas, motores e equipamentos mecânicos agrícolas e industriais. Além disso, ele também pode fazer ajustes e instalações.

Estes profissionais preparam as peças para montar o equipamento, fazem manutenções das máquinas e equipamentos, assim como testam e inspecionam estes equipamentos e máquinas para assegurar o cumprimento das normas e especificações.

Além de atuarem no planeamento das atividades de manutenção, eles também têm de registar as informações técnicas.

Todas as atividades têm de ser feitas segundo as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho. Além disso, têm de cumprir as normas e procedimentos de preservação do meio ambiente.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O mecânico de máquinas agrícolas e industriais tem diversas funções no seu dia a dia de trabalho. Vamos ver agora as mais importantes!

  • Lubrificar motores
  • Lubrificar máquinas estacionárias
  • Desmontar as máquinas e equipamentos com o intuito de tirar as partes danificadas e fazer as reparações necessárias
  • Testar os equipamentos e máquinas novos, assegurando que estes têm qualidade e cumprem com todas as especificações e normas
  • Detetar possíveis deficiências nas partes das máquinas e equipamentos, como, por exemplo, desgaste excessivo ou ruturas
  • Fazer o registo das reparações e das manutenções feitas nas máquinas e equipamentos
  • Testar as máquinas e os equipamentos já reparados, assegurando que estes estão adequados para trabalhar

Saídas no Mercado de Trabalho

O mecânico de máquinas agrícolas e industriais pode encontrar trabalho em empresas de construção, empresas de fabrico de máquinas e equipamentos, empresas de transporte terrestre e no fabrico e montagem de máquinas agrícolas.

Este é um trabalho que pode ser desenvolvido em locais fechados ou aberto, mas, regra geral, é feito apenas em horário diurno. O ofício caracteriza-se pelo trabalho em equipa e é comum trabalhares sob supervisão de superiores.

Embora a maior parte dos trabalhadores da área trabalhem para empresas, é possível também seguir uma carreira como autónomo. No entanto, antes de optares por esta carreira, tens de pensar em tudo o que isso significa.

Não vais ter um salário fixo, ou seja, nunca sabes quanto vais ganhar durante o mês. Se alguns meses podes ganhar muito dinheiro, outros meses podes não ganhar nenhum. É importante teres cuidado com os gastos para que os meses melhores compensem os restantes piores.

Além disso, vais ter de tratar da tua própria contabilidade e do marketing. Caso não saibas desenvolver estes trabalhos, aconselhamos a que contrates um contabilista e um profissional de marketing.

Como entrar na carreira de Mecânico de Máquinas Agrícolas e Industriais?

Para seguires a profissão de mecânico de máquinas agrícolas e industriais, deves procurar uma formação na área. Podes optar por tirar um curso prático, mas também é positivo se tiveres o curso de Ciências Agrárias (em algumas empresas, esta formação é preferencial) e o Curso Base de Mecanização Agrícola (BMA).

No Brasil, para trabalhares como mecânico de manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas, tens de ter o ensino fundamental completo e um curso de qualificação, o qual tem entre 200 e 400 horas. Este curso é ministrado em instituições de ensino profissionalizante.

No entanto, mesmo com o curso, para poderes desempenhar as funções em pleno, tens de ter, pelo menos, 3 a 4 anos de experiência.

O curso de mecânico de máquinas agrícolas vai ensinar-te toda a parte técnica e o intuito é preparar-te para o mercado de trabalho. Sendo assim, é um curso voltado para a prática.

Vais aprender a detetar problemas em máquinas agrícolas e industriais e a solucionar esses problemas. Além disso, também vais aprender a realizar a manutenção e a preservação das máquinas e equipamentos.

Onde estudar para Mecânico de Máquinas Agrícolas e Industriais?

Portugal:

Brasil:

Estas são apenas algumas das instituições onde podes estudar. O mais importante é encontrares uma formação que se ajuste às tuas expectativas e necessidades.

Se queres ser mecânico de máquinas agrícolas e industriais, não deixes de procurar uma boa formação, pois faz toda a diferença. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top