Professor de Matemática

Professor de Matemática

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Física Geometria Descritiva Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Matemática é a pessoa que dá a conhecer às crianças e jovens a magia dos números. Apesar de ser uma matéria que muitos detestam (talvez porque não compreendam a importância da Matemática, ou simplesmente porque acham a disciplina “chata”), os Professores de Matemática têm um papel essencial na sociedade.

O que seria das pessoas se não soubessem fazer contas de somar, subtrair, multiplicar ou dividir? Como estaria a sociedade se as pessoas não desenvolvessem um raciocínio matemático?

A Matemática tem um papel fulcral na vida de todos nós e é essencial para o bom desenvolvimento de crianças e jovens, principalmente no que diz respeito ao raciocínio e pensamento abstrato.

Por isso, quando alguém nos diz que a Matemática é muito difícil e não serve para nada, não poderia estar mais enganado!

Sendo assim, a profissão de Professor de Matemática é uma das mais importantes e deve ser olhada como tal.

Se adoras números, se és apaixonado por Matemática e queres partilhar essa paixão com os mais novos, então a profissão de professor é aquela que estavas à procura!

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguires esta carreira brilhante e de grande louvor.

Poderás descobrir o que faz um Professor de Matemática, quais as funções que tem no seu quotidiano, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Matemática?

O Professor de Matemática ensina esta disciplina aos mais novos (crianças e jovens em idade escolar), desde o 1º ciclo do ensino básico (fundamental), até à universidade. É a pessoa que passa os seus conhecimentos matemáticos numa linguagem acessível para que crianças e jovens entendam.

Sendo um Professor, ele tem de se esforçar para que os seus alunos entendam a importância das matérias que ensina e possam ver nelas uma utilidade no dia a dia.

Como a Matemática é uma das disciplinas mais “odiadas”, o Professor de Matemática enfrenta muitos desafios para captar a atenção dos alunos e motivá-los a estudar.

A melhor forma de fazer com que os mais novos gostem de aprender é fazê-los ver que a Matemática relaciona o entendimento pensativo/coerente com coisas do dia a dia, que usamos todos os dias e situações comuns a todos.

Dar a entender aos mais novos que a Matemática é mais do que números e equações é essencial. É importante mostrar que a Matemática é uma ciência que, antes de mais nada, procura a veracidade dos factos.

Quais as suas funções

O Professor de Matemática tem como função principal passar o seu conhecimento matemático aos alunos. A forma como passamos esse conhecimento, assim como o tipo de matéria, vai depender do nível de ensino em que estiver.

Como deves calcular, não ensinamos um aluno de 6 anos da mesma forma que ensinamos um aluno de 12, ou de 15, ou de 20 anos!

Por isso, devemos ter sempre a nossa linguagem e os nossos métodos de ensino adaptados à faixa etária com que estamos a trabalhar.

Independentemente do nível de ensino, os Professores de Matemática têm de ser capazes de mostrar aos alunos a importância que a Matemática tem no dia a dia. Afinal, esta disciplina é essencial para a sociedade!

Sabendo, à partida, que a Matemática é uma disciplina considerada extremamente difícil, que os alunos sentem até medo, é essencial que o Professor seja capaz de transmitir tranquilidade aos alunos e mostrar-lhes que é possível olhar para esta disciplina com beleza.

Um dos grandes desafios nesta matéria é que a Matemática é sequencial. Ou seja, nós precisamos dos conhecimentos de anos anteriores para conseguirmos entender a matéria que estamos a dar.

Este é o grande calcanhar de Aquiles da maior parte dos alunos. Quando eles entendem a importância da Matemática, e quando eles até começam a gostar da disciplina, acabam por não ter bons resultados pois perderam as bases de estudo.

O Professor de Matemática deve estar atento a esses casos. Mais do que cumprir com o programa curricular, a função do Professor é estimular a aprendizagem.

Ensinar Matemática não é ensinar uma equação de 1º ou 2º grau! É ensinar os alunos a pensarem, fazer com que procurem soluções para um problema usando linguagem matemática, e que possam desenvolver o raciocínio lógico, criando hábitos de pensamentos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Matemática pode dar aulas em escolas públicas e privadas. O ensino público em Portugal é o mais procurado, pois oferece melhores condições de carreira (melhores salários e progressão). No entanto, o ensino privado é também uma opção para quem procura uma vaga de trabalho mais perto de casa.

Um dos desafios que os Professores enfrentam é o facto de não terem como escolher onde vão ensinar. Como a maior parte das vagas se encontram na região sul do país, muitas vezes, professores têm de mudar de região para trabalhar (às vezes implica uma viagem de 300 ou 400 km, ou até mais).

Os primeiros anos na vida de um Professor são marcados por esta instabilidade, até que fique no quadro e consiga determinar o local onde quer lecionar.

O ensino privado é, então, uma forma de conseguirmos exercer a profissão mais perto de casa, embora os salários sejam mais baixos e os horários de trabalho sejam maiores (ainda que não o seja permitido legalmente).

No Brasil, o cenário é o oposto. A maior parte das pessoas procura uma vaga no ensino particular. Os Professores do ensino público têm salários muito baixos e as condições de trabalho são quase desumanas.

Além destas possibilidades, poderás ainda dar formação particular a alunos que procurem explicações. Poderás ainda encontrar trabalho em centros de explicações ou centros de estudo.

Como entrar na carreira de Professor de Matemática?

Para seguires a profissão de Professor de Matemática tens de ter o curso superior de Matemática com vertente de ensino. Só no caso dos Professores do 1º ciclo (alunos dos 5/6 aos 8/9 anos) é que podes lecionar a Matemática com o curso de Educação, ou Ciências da Educação.

É importante que sigas sempre a vertente ensino, pois é aqui que aprendes a partilhar os conhecimentos com os mais novos. Vais aprender a dirigir uma sala de aula e a cativar os alunos.

Com o curso na mão, chegou a hora de concorreres aos Concursos Públicos, abertos uma vez por ano. Mesmo que não consigas uma colocação numa primeira tentativa, podes estar sempre atento aos concursos externos, pois vão sendo precisos Professores substitutos.

Caso queiras optar por uma escola privada ou centro de estudos, nada melhor do que “bater à porta” e mostrares o teu currículo. Além de chegares antes dos outros, vais mostrar iniciativa própria e vontade de trabalhar.

Onde estudar para Professor de Matemática?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é contagiares os mais novos com a tua paixão em Matemática? Já estás decidido em seguir a carreira de Professor de Matemática? Então investe na tua formação e luta por aquilo que queres! Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top