Mestre Costeiro Pescador

Mestre Costeiro Pescador

O mestre costeiro pescador governa as embarcações de pesca. Podemos dizer que ele tem funções equivalentes à de um capitão de navio. O que os distingue é precisamente o tipo de embarcação que governam, assim como a certificação profissional.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Geografia, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

O mestre é a autoridade a bordo mais alta, e, por isso, todos os outros trabalhadores seguem as suas ordens. A sua palavra é a que mais vale dentro das embarcações de pesca.

Esta é uma carreira que faz parte da marinha mercante, a qual diz respeito à mestragem de convés de pesca, comércio e tráfego local.

Dentro da marinha mercante de pesca temos o mestre costeiro pescador, mas também o mestre do largo pescador e o contramestre-pescador.

Se já estás dentro da carreira marítima e procuras uma promoção, ou se queres seguir esta profissão, então continua a ler este artigo. Vamos contar-te tudo o que precisas saber!

Vem connosco!

O que faz um Mestre Costeiro Pescador?

O mestre costeiro pescador governa embarcações de pesca com um comprimento entre perpendiculares que seja inferior a 33 metros, ou então que tenha arqueação bruta até 250, desde que navegue na área determinada.

Também pode exercer as funções de segundo de navegação em embarcações de pesca com um comprimento entre perpendiculares que seja inferior a 45 metros, ou em embarcações com arqueação bruta de até 700.

Além de governar a embarcação, ele também dirige todos os serviços da embarcação. Todos tripulantes obedecem às suas ordens.

Queres saber mais sobre esta profissão? Então vem dar uma olhadela às funções que lhe compete!

Quais as suas funções

O mestre costeiro pescador exerce várias funções no seu dia a dia. A principal é, sem dúvida, a governação das embarcações de pesca, desde que tenham as características que falamos no ponto anterior.

Além disso, ele também:

  • Resolve questões práticas de coordenadas geográficas – Determina pontos na carta de navegação; lê cartas de navegação; estabelece diferenças de latitude e longitude, entre outras
  • Distingue os sistemas de orientação (sistema quadrantal, carteação da agulha, sistema circular, contagem da rosa)
  • Determina a distância e a velocidade de navio
  • Converte os valores do sistema quadrantal para o sistema circular, e vice-versa
  • Calcula tempo, distâncias e velocidades
  • Para calcular velocidades, usa o odómetro, a barquinha e a tabela de rotações
  • Analisa e avalia os elementos das tabelas das marés, como, por exemplo, as previsões de marés.
  • Faz avisos aos navegantes
  • Reconhece comandos do radar
  • Mede azimutes
  • Reconhece linhas de corte
  • Identifica alvos

Saídas no Mercado de Trabalho

A pesca em Portugal está a passar por um declínio por falta de profissionais na área. Sem dúvida, desde 2001 que assistimos a uma diminuição rápida de pessoas que queiram entrar na área da pesca, e isso faz com que as empresas estejam a passar por um mau bocado, deixando os barcos no porto por falta de quem os dirija.

Por isso, podemos dizer que o mercado está muito bom para aqueles que querem entrar nesta carreira. A empregabilidade é grande e não é difícil encontrar trabalho na área.

No caso do mestre costeiro pescador é ainda mais fácil, visto que se trata de uma progressão na carreira. Ou seja, ele já está empregado, apenas quer subir de grau. Então, normalmente continua na empresa que já trabalha, mas apenas muda de funções.

Como entrar na carreira de Mestre Costeiro Pescador

Para entrares na carreira de mestre costeiro pescador tens de ter formação na área. Podes consegui-la nos centros de formação marítima. Então, primeiro tens de ter o curso profissional de marinhagem e experiência na área. Só então podes tirar cursos de promoção ao escalão de mestre.

A certificação para mestre costeiro permite-te navegar em embarcações de pesca de arqueação bruta entre 100 e 250.

Para conseguires a certificação, precisas de ser contramestre-pescador e ter experiência de, pelo menos, 1 ano em embarque de embarcação de 12 metros, ou mais, ou de embarcações de arqueação bruta de, pelo menos, 35.

Para poderes exercer, precisas ser aprovado no exame de Mestre Costeiro Pescador. A aprovação dá-te uma nova categoria na cédula profissional, e só com essa nova categoria podes, de facto, exercer as funções de mestre costeiro pescador.

No Brasil, o mestre está incluído nos marítimos, fluviários e pescadores.

O mestre de cabotagem e o contramestre estão dentro do grupo dos profissionais marítimos. Já as categorias de contramestre e mestre fluvial estão no grupo dos profissionais fluviários. O contramestre de pesca na navegação interior é aquele que está no grupo dos pescadores, e é o equivalente ao mestre costeiro pescador, em Portugal.

Assim como em Portugal, no Brasil também só pode exercer a função de mestre e contramestre aqueles que tenham os certificados para isso.

Onde estudar para Mestre Costeiro Pescador

Portugal:

Brasil:

Sem dúvida, a área da pesca é uma das que mais precisa de profissionais qualificados. É uma excelente oportunidade para aquelas pessoas que querem uma profissão mais prática e física. Como existe falta de profissionais, o emprego é garantido, e permite-te escolher as melhores empresas para trabalhar.

Sendo assim, se a área marítima e de pesca te agrada, não há nada que te impeça de seguir a profissão de mestre costeiro pescador! Luta pelos teus sonhos e nunca desistas, porque vai valer a pena! Acredita em ti!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima