Shaper

shaper

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Educação Física Informática Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O shaper é o construtor das pranchas de surf. É este profissional que desenvolve o projeto das pranchas e que as confeciona, permitindo que os surfistas tenham alto rendimento na prática do surf.

Para aqueles que são apaixonados por esta modalidade desportiva, esta pode ser uma profissão excelente. Afinal de contas, não existiria surf sem pranchas, não é verdade?

Muitos surfistas profissionais acabaram por mudar o rumo das suas carreiras, tornando-se shapers.

A verdade é que esta é uma profissão desafiante e que faz com que o desporto se torne melhor a cada dia (na medida em que o aperfeiçoamento e personalização das pranchas permite que os atletas consigam melhores rendimentos nas ondas).

Portanto, se és um apaixonado por surf, este artigo pode interessar-te bastante. Aqui, vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de shaper.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Shaper?

O shaper desenvolve o projeto e constrói as pranchas de surf. As pranchas são personalizadas, desenhadas e projetadas especificamente para aquele surfista. Assim, conseguimos atender às verdadeiras necessidades dos atletas e otimizar o seu desempenho em cima da prancha.

Embora muitas pranchas sejam feitas para comercialização ao público geral, quando falamos de grandes atletas, estes costumam fazer o pedido sob encomenda, ou seja, trabalha com o shaper de forma que a prancha tenha as características que pretende.

Este trabalho envolve, antes mais nada, o desenho do projeto da prancha num programa de computador próprio para o efeito. Depois, esse projeto é passado para uma máquina que já faz os cortes principais no material. O construtor da prancha depois finaliza as pranchas.

Para entenderes um pouco melhor sobre esta profissão, partilhamos contigo aqui um vídeo de Avelino Bastos, um dos shapers mais famosos do Brasil, no qual ele explica um pouco como é o trabalho e porque decidiu largar a vida de atleta para se dedicar à construção das pranchas de surf.

Quais as suas funções

A função do shaper é construir pranchas de surf, não só para o público em geral, como pranchas personalizadas para atletas profissionais. Como este é um trabalho manual, é muito importante que este profissional tenha talento para a modelação. Além disso, deve ser uma pessoa detalhistas e perfecionista.

Para conseguirmos um bom trabalho no desenvolvimento das pranchas, é imprescindível termos conhecimento sobre o surf.

Saber surfar é, com toda a certeza, uma mais-valia para quem quer seguir esta profissão, pois, desta forma, conseguimos perceber quais as necessidades dos surfistas e como as pranchas podem ajudar a melhorar o seu rendimento.

Esta é uma área profissional que envolve uma aprendizagem contínua. Sendo assim, os shapers dedicam uma parte do seu tempo a aprender técnicas, aperfeiçoar o seu trabalho e procurar novas informações.

Antes de partir para o projeto das pranchas, o shaper primeiro faz uma entrevista com o surfista. É nessa entrevista que somos capazes de entender o que ele quer, o que precisa, e o que espera da prancha.

Dados como a altura, o peso, o equilíbrio, o tamanho dos pés, quantos dias por ano usa a prancha, os locais onde se surfa, por exemplo, são importantes para definir as melhores características da prancha.

Depois de reunir todos os dados, fazemos o desenho da prancha num programa de computador próprio. A partir do computador, imprime-se a prancha. É nesse momento que o profissional trabalha nos detalhes e acabamentos da prancha, como, por exemplo:

  • Dar um banho de resina com parafina, com o objetivo de corrigir imperfeições
  • Pintar a prancha
  • Lixar
  • Colocar as quilhas
  • Proceder à fibragem

Saídas no Mercado de Trabalho

Se quiseres seguir esta carreira, podes trabalhar em estúdios de surf shaper. No entanto, a maior parte dos profissionais optar por ter o seu próprio estúdio, fazendo pranchas para o público em geral, ou desenvolvendo pranchas personalizadas para atletas profissionais.

Embora este não seja um desporto praticado por muitas pessoas, existe uma tendência crescente no número de adeptos do surf, não só profissional, como também amador.

Além de ser um mercado em expansão, também não existem muitos jovens que resolvam seguir esta carreira. Por isso, se queres, de facto, seguir uma carreira como shaper, encontras um mercado de trabalho com muitas oportunidades.

Conhece também a profissão de Treinador de Surf

Como entrar na carreira de Shaper?

Se queres seguir a profissão de shaper, então deves procurar, antes de mais nada, adquirir conhecimentos sobre a arte do surf. Como não existe nenhuma formação específicas para shapers, deves procurar aprender esta arte com alguém que já tenha experiência.

Um estágio é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para aprenderes todos os processos que envolvem o desenvolvimento das pranchas.

Onde estudar para Shaper?

Como dissemos, não existe uma formação para esta carreira específica. No entanto, para te tornares um profissional de referência, deves procurar aprender com outros profissionais com experiência (além de teres de estudar esta arte ao longo de toda a carreira como autodidata).

No entanto, existem alguns cursos, feitos por shapers profissionais, que te podem interessar. Ora dá uma vista de olhos.

Se gostavas de seguir a profissão de shaper, então não desistas e investe na tua carreira. Pode ser um caminho difícil no começo, mas que pode render muitos frutos no futuro. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muitos sucessos ao longo de toda a carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top