Mestre do Largo Pescador

Mestre do Largo Pescador

O mestre do largo pescador, ou mestre de pesca marítima do largo, governa embarcações de pesca com comprimento entre perpendiculares inferior a 45 metros, ou então embarcações com arqueação bruta até 700, sem limite de área para operar, ao contrário do que acontece ao mestre costeiro pescador.

Outros nomes para esta profissão: Mestre de Pesca Marítima do Largo

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Física, Geografia, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

Este profissional faz parte da carreira marítima e pesqueira. Esta é uma área que passa por problemas em Portugal, muito por causa da falta de profissionais na área.

A maioria dos jovens foge desta profissão, muito por causa da ideia de ser uma atividade mal paga e muito exigente fisicamente. É verdade que esta é uma profissão que exige bastante, física e psicologicamente. Mas também é verdade que não é uma profissão mal paga, além de dar perspetivas de crescimento profissional e formação de carreira.

Portanto, se estás a pensar em alguma profissão que te dê possibilidade de crescer, esta pode ser uma opção.

Queres saber mais? Então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber!

Vem connosco!

O que faz um Mestre do Largo Pescador?

O mestre de largo pescador governa embarcações de pesca com comprimento entre perpendiculares inferior a 45 metros, ou então embarcações com arqueação bruta até 700, sem limite de área para operar.

Ele também pode exercer funções como segundo de navegação em embarcações de pesca com comprimento entre perpendiculares de 45 metros, ou mais, ou embarcações de arqueação bruta de, pelo menos, 700.

O mestre é a autoridade máxima da embarcação, semelhante ao capitão de navio. Então, todos têm de respeitar as suas ordens. Como autoridade máxima, o mestre fica responsável por dirigir todos os serviços no convés da embarcação.

Este cargo é uma evolução da carreira de marinheiro pescador. Para te tornares mestre do largo pescador, precisas já estar a exercer funções como mestre costeiro pescador.

A exigência física deste cargo é alta, e os horários são os mesmos que os dos pescadores. Então, vais ter de sair para trabalhar de madrugada, para que o pescado chegue ao porto logo de manhã cedo, para ser vendido.

A avaliação do risco é uma constante na vida do mestre do largo pescador. Então, precisas de ser uma pessoa responsável, consciente e cautelosa. Também precisar ter raciocínio rápido e bons reflexos, para agir rápido em caso de necessidade.

Se queres saber mais sobre esta profissão, continua connosco! Vamos ver agora as funções que vais ter no teu dia a dia se exerceres o cargo de mestre de pesca marítima do largo.

Quais as suas funções

A principal função do mestre do largo pescador é governar as embarcações de pesca que tenham uma arqueação bruta de 700, ou mais, ou tenham um comprimento entre perpendiculares inferior a 45 metros.

No seu dia a dia, ele faz várias tarefas, como, por exemplo:

  • Identificar os componentes dos meios de propulsão e governo mais usados nas embarcações
  • Saber identificar os efeitos das manobras com o leme e/ou hélice
  • Atracar, desatracar, amarrar, desamarrar, abicar à praia, amarar e rebocar, fundear e suspender a embarcação
  • Identificar fatores externos que podem influenciar a navegação, como, por exemplo, corrente, vento, entre outras
  • Identificar temperatura, humidade do ar, pressão atmosférica, depressões, anticiclones e isóbaras
  • Perceber meteoros, eletrometeoros, hidrometeoros, nevoeiros, nebulosidade, geada, orvalho e precipitação
  • Associar o vento e os movimentos do mar e sua influência na navegação
  • Classificar as massas de ar
  • Identificar os diversos tipos de superfície frontal e determinar as causas da sua origem

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o mestre do largo pescador é muito bom. As ofertas de trabalho são muitas, e existe falta de profissionais na área. Sem dúvida, esta escassez de profissionais faz com que quem queira seguir esta profissão consiga melhores vagas de trabalho, com melhores condições e salários mais altos.

As empresas de pesca estão a passar por várias dificuldades exatamente por causa disso. Não conseguem trabalhadores suficientes, e acabam por não conseguir tirar todas as embarcações do porto.

Por isso, elas estão dispostas a pagar bem aos seus funcionários e oferecem boas condições de trabalho.

Sendo assim, se queres uma profissão com boas perspetivas de emprego, esta pode, sim, ser uma boa carreira a seguir.

Como entrar na carreira de Mestre do Largo Pescador

Para entrares na carreira de mestre do largo pescador, ou mestre de pesca marítima do largo, precisas já estar a trabalhar na área como mestre costeiro pescador há, pelo menos, um ano, em embarcações de pesca de comprimento entre perpendiculares de, pelo menos, 24 metros, ou então com arqueação bruta de 100, ou mais.

Depois precisas ter aproveitamento no exame de Mestre do Largo Pescador, o qual te permite pedir a nova categoria na cédula marítima.

Podes tirar este curso nos centros de formação marítima, como é o caso da FOR-MAR (Centro de Formação profissional das Pescas e do Mar).

No Brasil, a carreira de mestre inclui três grupos profissionais: marítimo, pescadores e fluviários. Ao contrário de Portugal, que inclui no grupo dos pescadores várias categorias, no Brasil existe apenas uma: contramestre de pesca na navegação interior.

Onde estudar para Mestre do Largo Pescador

Portugal:

Brasil:

Se estás com vontade de seguir uma profissão ligada às águas e embarcações, então as que estão ligadas à atividade da pesca dão boas oportunidades de trabalho. Então, não percas tempo e investe na tua formação na área. Não te vais arrepender!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima