Mímico

Mímico

O mímico é um artista que faz as suas apresentações sem usar palavras. Ele comunica-se apenas com gestos. Através de mímica, este artista consegue expressar os seus pensamentos, sentimentos e ideias, envolvendo o público do primeiro ao último segundo. 

Outros nomes para esta profissão: Mimo, Pantomímico

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, História da Cultura e das Artes, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

A arte da mímica, ou pantomima (uma das expressões da mímica), é muito apreciada por adultos, mas também por crianças. É tão apreciada que existem vários jogos e atividades que incluem mímica. 

Esta arte teve grande impacto na Grécia Antiga, sendo um dos recursos artísticos mais usados no teatro. A pantomima é um teatro maioritariamente gestual, usando-se poucas palavras. Os artistas que fazem este tipo de mímica chamam-se pantomímicos. 

Se gostas de arte, de representação e de trabalhar com o corpo e as expressões, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas. 

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um mímico, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o percurso que tens de percorrer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Mímico?

O mímico faz apresentações artísticas nas quais os gestos e expressão corporal e facial são os reis. Esta arte implica contar uma história com o corpo. Por isso, os mímicos têm de ter domínio do corpo, das expressões, dos gestos, para que o público entenda o que eles querem transmitir. 

Muitos artistas usam a mímica nos seus espetáculos, porque é realmente uma arte poderosa. Bailarinos, atores, palhaços, comediantes, intérpretes, apresentadores, entre tantos outros profissionais, usam gestos e expressões corporais para conseguirem chegar ao público.

Sem dúvida, a linguagem não verbal tem um poder enorme. Uma investigação levada a cabo pelo americano Ray Birdwhistell concluiu que mais de 50% da comunicação é feita por linguagem não verbal, o que mostra bem a importância e o poder da comunicação feita por gestos e postura corporal.

Nesse sentido, é fácil perceber a razão pela qual a linguagem corporal é usada por vários artistas para comunicarem com os diferentes públicos. É uma excelente forma de chegar até eles, para que o público os entenda plenamente.

Embora muitos artistas usem a mímica nos seus espetáculos, a mímica ou pantomima é uma arte que exige muito do artista. Quando a comunicação é feita, exclusivamente, por gestos, o artista precisa dar o seu máximo para que o público consiga receber a mensagem e interpretá-la corretamente.

Quais as suas funções

O mímico tem como principal função entreter o público com a sua apresentação, sem recorrer a palavras, usando apenas gestos. A arte da mímica, ou pantomima, consegue chamar a atenção de todos e transmitir uma mensagem facilmente e percetível a qualquer pessoa. 

Como falamos de uma arte, não podemos esquecer do figurino. A mímica pretende impressionar o público, criar impacto em todos. Por isso, é essencial que o figurino seja mais um fator a ser pensado muito bem antes de qualquer apresentação. 

A par do figurino temos a maquilhagem. Os mímicos usam as roupas e a maquilhagem para deixarem claro para todos qual a personagem que interpretam, assim como qual a mensagem por trás da imagem. 

Os treinos para as apresentações têm de ser diários. Como qualquer arte, é o treino e a repetição que levam à perfeição. Tens de pensar cada gesto e cada expressão ao detalhe e expressá-la no momento certo. 

Sendo assim, por trás de cada espetáculo, existem centenas de horas de estudo, ensaios, treinos, planeamento de figurinos e maquilhagem, cenários, entre outros detalhes que fazem toda a diferença no resultado final.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mímico é um artista que trabalha em diferentes tipos de eventos. Pode fazer participações em teatros, circos, espetáculos de música, shows de magia, espetáculos de rua e outros eventos culturais e artísticos. 

Como estes artistas são adorados por crianças, é possível, também, participar em diferentes festas para os mais pequenos, desde festas de aniversários a festas da escola. 

Este é um trabalho artístico e, como a maioria deste tipo de trabalho, trata-se de uma atividade autónoma e independente. Por isso, vais ser um trabalhador liberal, sujeito a recibos verdes e sem contrato de trabalho (exceto se conseguires um trabalho em alguma agência de artistas e eventos que te ofereça um contrato laboral). 

Como entrar na carreira de Mímico?

Para seguires a carreira de mímico, não precisas ter uma formação. Esta é uma arte que pode ser desenvolvida ao longo do tempo. No entanto, já existem cursos de mímica e expressão corporal que ajudam muito no desenvolvimento de habilidades essenciais para te tornares um excelente artista da mímica.

O trabalho da expressão facial é muito importante, e não é assim tão fácil de se desenvolver na perfeição. Por isso, se estudares com especialistas em expressão corporal e mímica, as tuas habilidades vão desenvolver-se mais rápido e com mais perfeição.

Além de estudares e treinares muito, é importante conheceres pessoas do meio para conseguires entrar na carreira com o pé direito. Os teus professores podem indicar-te para fazeres os primeiros trabalhos profissionais e, se correrem bem, são excelentes plataformas para o sucesso na profissão.

Por isso, se ainda estavas na dúvida entre fazer, ou não, um curso, penso que agora não tens mais razões para não encontrares um perfeito para ti. 

Dá uma vista de olhos a alguns cursos que encontramos para ti. 

Onde estudar para Mímico?

Portugal:

Brasil: 

Gostavas de te tornar num mímico famoso e reconhecido, ou simplesmente viver da tua arte? Então está na hora de “arregaçares as mangas” e ires à luta. Com trabalho, esforço e dedicação tudo é possível. Por isso, não desistas nunca de trabalhar para o teu sonho. Acredita porque vai valer a pena.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top