Design de Jogos

Design de Jogos

O Design de Jogos, ou Design de Games, Desenho de Jogos, ou ainda Projetamento de Jogos (Brasil), é uma área do Design, a qual se destina à criação de jogos para as mais diversas plataformas.

Outros nomes para esta profissão: Design de Games, Designer de Games, Designer de Jogos, Desenho de Jogos, Projetamento de Jogos, Game Design

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Informática, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

O Designer de Jogos, ou Designer de Games, pode trabalhar em todas as etapas da criação e desenvolvimento de jogos, como o roteiro e temática, a arte conceitual, programação, e modelagem 3D.

Esta é uma profissão que tem crescido muito nos últimos tempos, principalmente com os jogos digitais, que alargaram, ainda mais, este mercado.

Se gosta de jogos, se é apaixonado por diversos tipos de jogos, e se é atraído pela área do Design, então esta pode ser uma excelente profissão! Saiba tudo sobre ela neste artigo e veja como pode entrar nesta carreira!

O que faz um Designer de Jogos (Games)?

O Designer de Jogos é o profissional que cria jogos (games), podendo atuar em todas as etapas da sua criação e desenvolvimento.

Este profissional pode atuar tanto no roteiro e temática do jogo, assim como no desenvolvimento da arte conceitual (cenários, história das personagens, entre outros), na modelagem 3D e na programação.

Quando surgiram os jogos eletrónicos, o trabalho era, na maioria das vezes, feito por um programador principal ou por um programador de jogos. No entanto, com a complexidade que estes jogos foram tendo, assim como o avanço dos computadores e consolas, foi preciso que estes profissionais evoluíssem. E foi assim que surgiu o designer de jogos.

O design de jogos, ou desenho de jogos, é uma área multidisciplinar, até porque, como podemos ver, o desenvolvimento e criação de jogos implica conhecimentos em diferentes áreas técnicas, como a sonoplastia, a programação, entre muitos outras.

O design de games é a área que fica responsável pela criação e pela coordenação dos jogos. Poderá ainda seguir a área específica do Game Art, a qual fica responsável pela criação e desenvolvimento da arte, efeitos visuais e design do jogo. Podem ainda seguir área do Game Sound, a qual cria os efeitos sonoros do jogo, e a área do Game Programming, o qual se concentra na implementação de regras, jogos, e da jogabilidade.

Quais as suas funções

O Designer de Jogos tem como principal função a criação e desenvolvimento de jogos. A sua principal preocupação é integrar a interatividade do jogo, a interface e o entretenimento, de forma a que a pessoa que está a jogar tenha o máximo de diversão possível. Para o desenvolvimento dos jogos eletrónicos, uma das principais ferramentas é a Modelagem 3D.

Atualmente, o trabalho de Design de Jogos não é feito exclusivamente pelos designers, sendo toda uma equipa que trabalha em conjunto, como designers principais e programadores.

Estes profissionais podem trabalhar na criação de jogos de computador, vídeojogos (vídeo games), jogos de telemóvel (celular), redes sociais, entre outros.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado dos jogos (games) é aquele que mais fatura no mundo atual. Por isso, as oportunidades nesta área são imensas, e muito bem remuneradas. Além de poder trabalhar para empresas especializadas no desenvolvimento e criação de jogos, pode também ter um projeto próprio, desenvolvendo os seus próprios jogos.

A grande maioria dos profissionais de Design de Jogos trabalha na área do entretenimento. No entanto, eles podem atuar em outros setores, como por exemplo:

  • Educação (Criação de Jogos educacionais)
  • Saúde (Criação de Simulações médicas e equipamentos)
  • Organizações (Criação de simulações de negócios para treinamentos)

Como entrar na carreira de Design de Jogos

Para seguir a carreira de Design de Jogos, antes de qualquer outra coisa, é fundamental gostar de jogos e de tecnologia. Além disso, é importante ter uma afinidade com linguagem de programação.

Tendo em conta que é um trabalho, na maior parte das vezes, feito em equipa, é imprescindível que o profissional goste de trabalhar com outras pessoas, e que tenha boa comunicação.

Tendo estas habilidades, está pronto para ingressar no curso superior de Design de Jogos, ou Design de Games.

Em Portugal, apesar de ser um curso muito recente, já encontra várias faculdades que têm essa licenciatura. Pode também ser designado de Game Design, e tem duração de 3 anos (licenciatura).

No Brasil, o curso é também chamado de Jogos Digitais, podendo concluir o bacharelado ou um curso tecnológico. Obviamente, o bacharelado oferece mais conhecimentos que o tecnológico, mas ambos lhe permitem seguir nesta profissão.

Tanto os cursos no Brasil, como em Portugal, capacitam os alunos a criar jogos nas mais diversas plataformas, pois aprendem a utilizar softwares para construção gráfica, edição de imagens, modelagem, animação de personagens, entre outros aspectos importantes para a criação dos games.

Os cursos têm uma componente teórica muito forte, mas também tem uma componente prática grande, estando uma ligada à outra.

Onde estudar Design de Jogos (Design de Games)

Portugal:

Brasil:

Se ficou interessado nesta profissão, então não deixe de investir na área e procure o máximo de conhecimento. O curso universitário é, sem dúvida, a melhor fonte de conhecimento que tem, pois aborda muito mais teoria do que os cursos técnicos.

No entanto, se não conseguir um curso superior, não deixe de pensar em os cursos tecnológicos para iniciar a sua carreira em Design de Jogos! Já é uma grande conquista e tem todo um mundo à sua espera!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima