Montador de Negativo

montador de negativo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O montador de negativo, ou editor de negativo, é a pessoa responsável por montar os negativos de filmes cinematográficos. Este é um trabalho feito em produções que ainda usam o sistema tradicional de gravação em película.

Embora não seja óbvio para a maior parte das pessoas, o mercado cinematográfico emprega dezenas (às vezes centenas) de profissionais com funções diferentes. A maior parte deles trabalha atrás das câmaras, longe das luzes da ribalta.

Embora o seu trabalho não seja reconhecido pelo grande público, a verdade é que todos, sem exceção, desempenham um papel essencial no desenvolvimento de uma produção. Sendo assim, é errada aquela ideia de que existem trabalhos menores.

O que existe é uma falta de reconhecimento do trabalho que realizamos (se bem que isto acontece mais fora do meio, pois quem trabalha na área sabe reconhecer a importância de todas as pessoas envolvidas no projeto).

Se és um amante da 7ª arte e queres trabalhar na área, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de montador de negativo.

Vens connosco?

O que faz um Montador de Negativo?

O montador de negativo monta os negativos de filmes e produções cinematográficas a partir da primeira cópia de negativos de cena montada (copião). Deverá seguir as marcações e os cortes do montador do filme cinematográfico.

Para ajudá-lo, tem um assistente de montador de negativo, o qual prepara os materiais necessários, assim como os equipamentos que vão ser usados. O assistente também organiza o material e armazena as sobras.

O montador trabalha no setor industrial, em laboratórios cinematográficos. A seu cargo estão a organização e a ordenação dos negativos brutos. Além disso, ele também faz a colagem dos diferentes planos.

Durante o seu trabalho, está a ser supervisionado pelo editor (montador). É o editor que vai assegurar que o negativo final está de acordo com as exigências do projeto.

Quais as suas funções

O montador de negativo ordena as cenas gravadas por ordem cronológica, ou seja, pela ordem que vão aparecer no filme. Durante as gravações, as cenas são gravadas de forma descontinuada. É o montador que vai organizar as cenas para que estas façam sentido e para que elas, de facto, contem a história.

O assistente vai fazer as tarefas mais básicas, como, por exemplo, preparar os materiais e os equipamentos. Ele também pode ajudar a organizar os diferentes planos, mas sempre sob a supervisão do montador.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

Como sabemos, em Portugal não existem assim tantas produções de cinema nacional. No Brasil, e apesar de haver um maior investimento nessa área, não existem assim tantas produções em cinema para podermos dizer que o mercado de trabalho é bom.

Se queres seguir a profissão de montador de negativo, tens de estar preparado para enfrentar um mundo com poucas oportunidades de trabalho e bastante concorrência no meio. A verdade é que muitas pessoas acabam por se candidatar à vaga de montador para tentar alcançar outros postos, como o de editor (montador).

Ora, terás de estar preparado para concorrer com diferentes profissionais e com experiências diversas.

Além disso, o montador de negativo só trabalha em produções com o sistema tradicional de gravação em película, o que reduz as vagas de trabalho. Com os avanços tecnológicos e o sistema de gravação digital, são cada vez menos as produções cinematográficas a optarem pela gravação em película.

No caso da gravação digital, o trabalho de organização das cenas é feito pelo próprio editor, em software próprio para edição.

Como entrar na carreira de Montador de Negativo?

Se queres seguir a profissão de montador de negativo, o ideal é que tenhas uma formação em edição. Esta vai ajudar-te a entrar no mercado de trabalho, pois muitos editores optam por começar a sua carreira como montadores.

Além de ficares “a par” dos editores, esta formação vai permitir-te crescer na carreira. Com a digitalização crescente, é bom teres ferramentas que te permitam adaptares-te, ou poderás correr o risco de ver a tua profissão desaparecer com o tempo e depois não tens habilidades para evoluir também.

Quanto às formações disponíveis, poderás escolher um curso profissional (técnico) ou um curso superior. Não existe um melhor que outro. A escolha vai depender das tuas aspirações e das tuas próprias expectativas quanto à tua carreira.

Onde estudar para Montador de Negativo?

Uma formação em edição cinematográfica é importante para quem quer seguir a carreira de montador de negativo. Como vimos, tens cursos profissionais e cursos superiores. Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas opções que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Ser montador de negativo é o teu sonho? Gostavas de trabalhar em pós-produção cinematográfica e a edição é uma área que te atrai? Então não deixes de lado a formação em edição cinematográfica, pois vai fazer toda a diferença no teu futuro. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top