Montador de Tubagens

Montador de Tubagens

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O montador de tubagens é um trabalhador qualificado em acabamentos da construção e similares, especializado na montagem de tubagens. Este é um trabalho que envolve conhecimentos de tubagens e, por isso, é realizado por profissionais qualificados.

Esta é uma área profissional pouco procurada por jovens, assim como a profissão de canalizador. No entanto, este é um ofício essencial para o bom funcionamento da sociedade em geral.

Por isso, podemos dizer que é uma excelente opção para todos os que gostam da área da construção civil, mas ainda se sentem indecisos sobre a especialidade. Este é um trabalho que requer muito esforço físico e, por isso, é ideal para pessoas que gostam de estar ativos durante o dia.

Se te enquadras neste perfil, então estás no sítio certo! Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um montador de tubagens, quais as suas funções, as saídas profissionais e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Montador de Tubagens?

O montador de tubagens faz a instalação de tubagens em edifícios residenciais, industriais, entre outros, como navios, por exemplo. O trabalho da instalação de tubagens pode envolver tarefas como soldar tubos de alumínio, aço, metal ou aço inoxidável. Para este trabalho, é essencial sabermos interpretar desenhos técnicos e lermos especificações técnicas.

É importante que o profissional desenvolva as tubagens de acordo com o projeto, ou pode correr o risco de “estragar” o trabalho de todos os outros profissionais envolvidos na obra.

O dia a dia do instalador de tubagens envolve cortar e enformar tubos, podendo ser feito de forma mecânica ou manual. É necessário, também, soldar as ligações e tubagens, marcar os locais onde irão passar as canalizações e fazer furos nos locais certos, assim como ligar todos os elementos da instalação.

Para assegurar que o trabalho está bem feito, é preciso testar a estanquicidade, procurando por possíveis fugas e fazendo os ajustes necessários.

Para entenderes melhor como é o trabalho deste trabalhador, vamos ver agora quais as funções e tarefas que ele desempenha no seu quotidiano.

Ainda não tens a certeza se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

O montador de tubagens, ou instalador de tubagens, tem como principal função fazer a instalação de tubagens. Mas para fazer este trabalho, ele precisa de fazer uma série de tarefas. Ora vejamos as mais relevantes!

  • Interpretar desenhos técnicos
  • Cortar tubos
  • Mandrilar e curvar tubos
  • Atarrachar tubos
  • Fazer ligação de secções de tubos, por meio de parafusos, uniões ou soldadura
  • Encalcar juntas
  • Assegurar que as juntas estão estanques (usam-se normalmente manómetros de água ou ar)
  • Fixar as tubagens às estruturas, usando braçadeiras, flanges, grampos, patilhas e ganchos
  • Ligar acessórios, aparelhos de aquecimento e refrigeração às tubagens
  • Fazer reparação a instalações
  • Substituir tubos e outros elementos acessórios caso não estejam de acordo com as condições técnicas
  • Testar as instalações
  • Colocar manilhas de argila ou cimento, ou argamassa de cimento no fuste, encaixes e campânula
  • Fazer redes de gás (neste caso, deve ser sempre ter a orientação de um técnico de gás)
  • Instalar aparelhos de gás
  • Fazer a reparação de aparelhos de gás

Como este é um trabalho que envolve um certo risco, é essencial que todos os montadores de tubagens cumpram com as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

O montador de tubagens encontra um mercado de trabalho bastante ativo, não só em Portugal e no Brasil, assim como em outros países, especialmente na Europa. Por ser uma profissão que poucos jovens seguem, existe falta de profissionais na área, o que faz com que o desemprego seja um problema que afeta poucos montadores de tubagens.

Podes encontrar trabalho em empresas de construção civil, construção naval, e em algumas indústrias. Além disso, podes sempre optar por seguir a profissão como profissional autónomo.

Neste último caso, é importante referirmos que tens outro tipo de preocupações, como impostos acrescidos, tarefas de marketing, orçamentos, contratação de serviços externos, contacto com fornecedores, entre outras.

Como entrar na carreira de Montador de Tubagens?

Se queres seguir a profissão de montador de tubagens, o melhor é procurares uma formação na área. Poderás optar por uma formação simples de montagem de tubagens, ou podes fazer uma formação em montagem de tubagens industrial.

As duas formações são importantes se quiseres progredir na carreira, embora não sejam obrigatórias atualmente. Sem dúvida, muitos dos trabalhadores aprenderam com outros mais experientes. Por isso, é normal que comeces a trabalhar como aprendiz.

A maior parte das empresas procura por profissionais com experiência e, como tal, deves investir na aprendizagem com outros trabalhadores mais velhos e experientes, que possam dar-te a oportunidade de ganhares experiência, mesmo enquanto aprendiz ou ajudante.

Vejamos agora alguns cursos que te podem interessar na área.

Onde estudar para Montador de Tubagens?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de montador de tubagens? Então não deixes de fazer uma boa formação e dedica-te no início da carreira para aprenderes ao máximo sobre o ofício. Com toda a certeza vais ser bem-sucedido. Nós, do Guia das Profissões, esperamos ter ajudado. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top