Motorista de Passageiros / Motorista de Ônibus

Motorista de passageiros - Motorista de Ônibus

Ser motorista de passageiros ou motorista de ônibus é uma profissão muito exigente. Não só porque requer muita responsabilidade, mas também porque é bastante desgastante. Todavia, é uma ótima opção para quem gosta de conduzir!

Outros nomes para esta profissão: Motorista de autocarros, motorista de transporte de passageiros

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Matemática, Materiais e Tecnologias, Química
  • Idiomas: Francês, Inglês, Português

Se quer ser um motorista de transporte de passageiros ou motorista de ônibus precisa de ter muita paciência! É uma profissão onde é essencial ser bem-educado e afável com as pessoas e isso pode nem sempre ser fácil de conseguir.

Uma boa apresentação é outra condição essencial. Além disso, precisa de ter excelentes dotes como condutor.

Esta é uma daquelas profissões onde a experiência é um requisito importante que pode ajudar a garantir um bom emprego. Mas só por si, não chega ter experiência.

Saiba, desde já, que precisa de ter formação específica e cumprir alguns requisitos obrigatórios.

Todavia, antes de falarmos disso, vamos agora falar um pouco sobre as condições salariais de quem exerce essa profissão…

Quanto ganha um motorista de passageiros

O salário de um motorista de passageiros ou motorista de ônibus depende muito do tipo de empresa para onde ele trabalhar, já que não há uma tabela salarial que dite os valores mínimos pagos a estes profissionais.

Mas tenha presente que trabalhar no setor do turismo é mais rentável. Já o transporte regular de passageiros em autocarros por percursos urbanos não é tão bem remunerado.

Todavia, tudo depende das condições da empresa contratante, bem como da própria força ou da inexistência de um Sindicato que ajude a melhorar um pouco as coisas.

Saiba ainda que em termos de ofertas de empregos, é uma área de média empregabilidade. Há sempre profissionais a abandonarem a profissão, pelo que surgem com regularidade possibilidades de trabalho.

Contudo, esta só é uma boa notícia se tiver uma excelente capacidade para resistir às pressões do dia-a-dia para cumprir o trabalho dos motoristas de passageiros.

Vamos falar já de seguida um pouco desse trabalho…

O que faz um motorista de ônibus

Um motorista de passageiros ou motorista de ônibus não se limita a conduzir o seu veículo. Essa é apenas uma parte do seu trabalho.

Em primeiro lugar, uma das suas funções chave é vistoriar o ônibus, garantindo que se encontra devidamente cuidado e limpo.

Em segundo lugar, o seu trabalho passa por verificar o itinerário que vai cumprir. Ele tem de garantir que não há erros, nem enganos. Também precisa de assegurar o cumprimento de todos os pontos de embarque/desembarque de passageiros.

Estas duas funções são as mais fundamentais. Mas depois também precisa de conduzir com responsabilidade e de ser muito profissional.

Veja também que é fundamental que consiga cumprir horários com rigor, bem como cumprir as regras de trânsito.

Mas chegados aqui, é preciso que considere já se tem interesse em ser motorista de passageiros ou motorista de ônibus. Se a resposta é sim, continue a ler para conhecer melhor esta profissão.

Quais as suas funções

Como já abordamos acima, o papel do motorista de passageiros ou motorista de ônibus, vai muito para lá da mera condução.

Em primeiro lugar, ele tem de zelar pelo veículo que conduz. Isto significa que precisa de garantir que está em perfeitas condições, tanto em termos de aspeto como de mecânica. Consequentemente, tem de detetar eventuais falhas e tratar da sua resolução.

Em segundo lugar, tem de verificar o itinerário que vai fazer, prevendo eventuais problemas e percebendo como deve abordar o percurso para os evitar.

Em terceiro lugar, tem de ser rigoroso a cumprir horários. Todavia, deve também poder antecipar eventuais atrasos e saber como lidar com eles – e pode não ser fácil justificá-los aos passageiros.

Note que estas três são as principais funções de um motorista de passageiros. Mas o seu papel pode ir muito além disso. Ele tem também que lidar com todas as situações do dia-a-dia, como acidentes de trânsito, discussões entre passageiros…

Já viu que nem tudo é um mar de rosas. Se continua interessado, perceba como pode começar a trabalhar como motorista de passageiros.

Saídas no Mercado de Trabalho

As pressões e tensões de que falamos acima ajudam a perceber que estamos perante uma profissão de desgaste rápido.

Ser motorista de ônibus requer uma grande exigência psicológica, mas também física devido às longas horas passadas sentado e ao volante.

Todavia, esse desgaste nem sempre é reconhecido pelas entidades patronais. Assim, há muitos profissionais que acabam por demitir-se. Consequentemente, há sempre vagas de emprego a surgirem.

Antes de mais, é importante que saiba que precisa de ter uma formação específica para trabalhar nesta área.

Contudo, não basta isso. As empresas que contratam costumam pedir também alguns anos de experiência.

Além disso, algumas também pedem que os candidatos tenham idade superior a 25 anos, já que a maturidade é um aspeto fundamental para ser um bom motorista de passageiros..

Como entrar na carreira de motorista de passageiros

Ter a carta de condução adequada para veículos de passageiros é o primeiro passo a seguir para ser motorista de passageiros ou motorista de ônibus. Mas não basta isso.

Venha perceber o que tem de fazer para exercer a profissão…

Certificação de Motoristas de Passageiros em Portugal

Em primeiro lugar, para ser motorista de passageiros precisa de ter a carta de condução da categoria B ou da categoria D, conforme o veículo a utilizar, há, pelo menos, 2 anos.

Em segundo lugar, tem que ter a Carta de Qualificação (CQM). Este documento é emitido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT) após a apresentação do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM).

Saiba que para obter o CAM tem que fazer uma formação específica numa entidade reconhecida pelo IMTT.

Além do CQM e do CAM, precisa ainda de apresentar os seguintes documentos:

  • Atestado médico a confirmar aptidões físicas e mentais;
  • Apresentar exame psicológico a atestar boa condição a este nível;
  • Certidão do Registo Criminal;
  • Certidão de Registo de Infrações do Condutor emitida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Certificação de Motoristas de Ônibus no Brasil

Um qualquer motorista no Brasil tem que ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No caso da condução de veículos de passageiros, por exemplo ônibus e vans, precisa de tirar a CNH na Categoria D.

A CNH na Categoria E dá habilitação para conduzir todo o tipo de veículos e o motorista tem que fazer, com sucesso, um curso de treinamento e práticas em situação de risco.

Deter bons conhecimentos de Leis de trânsito e ter um comportamento exemplar na estrada são igualmente essenciais.

Por outro lado, há vários cursos de aprimoramento que podem ajudar a reforçar as competências de um motorista de ônibus e garantir mais oportunidades de emprego.

Onde estudar para motorista de passageiros ou motorista de ônibus

Pelo que leu acima, fica claro que ser motorista de ônibus ou motorista de passageiros exige competências e formação específicas. Por isso, se está mesmo interessado nesta profissão deite mãos à obra para se preparar da melhor forma possível.

Fique a conhecer, já de seguida, algumas opções que vão ajudar a dar os primeiros passos nesta profissão.

Portugal:

Brasil:

Em conclusão, é muito exigente trabalhar como motorista de ônibus ou motorista de passageiros. E, por isso, tem que ter uma qualificação adequada. Se está certo de que este é o seu caminho, não espere mais e procure preparar-se da melhor forma!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima