Motorista de Transporte de Crianças / Motorista de Transporte Escolar

Motorista de Transporte de Crianças / Motorista de Transporte Escolar

Ser motorista de transporte de crianças ou motorista de transporte escolar exige um grande nível de responsabilidade. Estes profissionais carregam a vida dos mais novos nas mãos! Então, têm de cumprir critérios rigorosos.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Quem quer ser motorista de transporte de crianças ou motorista de transporte escolar precisa de ter uma excelente apresentação. Acima de tudo, precisam ainda de ter ótimas qualidades de comunicação. Porque têm que passar uma imagem de confiança aos pais.

Têm que ser muito pacientes pois lidar com crianças não é fácil. Por vezes, terão de enfrentar desafios particulares no trato com os mais pequenos e nunca podem perder a cabeça.

Além destas qualidades humanas, para se ser motorista de transporte de crianças ou motorista de transporte escolar há requisitos obrigatórios.

Abordaremos isso um pouco mais abaixo. Entretanto, vamos tentar perceber qual é o salário de um profissional desta área.

Quanto ganha um motorista de transporte de crianças

Não há uma tabela salarial que determine os valores mínimos que um motorista de transporte de crianças pode receber. Em conclusão, o ordenado de um motorista de transporte escolar vai depender de vários fatores. E o tipo de empresa ou de entidade para quem trabalha é um deles.

Nos colégios privados, os valores serão mais elevados. Da mesma forma, trabalhar para entidades públicas ou para empresas de transportes públicos pode garantir um rendimento mais baixo.

Também tem a possibilidade de ser motorista de transporte escolar a título independente, investindo num negócio próprio. É uma hipótese que pode ser muito rentável. Mas tudo depende da área onde atuar e das próprias condições socioeconómicas de quem por lá mora.

Veja de seguida indicações sobre como pode iniciar esta atividade por conta própria…

Como trabalhar por conta própria como motorista de transporte escolar

Antes de decidir se quer ser motorista de transporte escolar por conta própria, acima de tudo precisa de perceber quais são os riscos que corre.

Os empresários profissionais começariam por fazer um estudo de mercado, para averiguar as condições em que o negócio poderia ser implementado num dado local.

Mas se não tem grandes condições de investimento, pode sondar os pais das crianças à porta da escola para ver se estariam interessados no serviço.

Ademais, pode telefonar a algumas empresas de transporte escolar, para sondar preços e perceber melhor a concorrência. É sempre uma boa ideia também.

De seguida, precisa de ter cuidado para cumprir os critérios legais, nomeadamente quanto ao veículo que vai usar. Contudo, falaremos disso mais abaixo…

O que faz um motorista de transporte de crianças

Um motorista de transporte de crianças ou motorista de transporte escolar trata de cuidar das deslocações de crianças no percurso entre a casa e a escola e no regresso destas ao lar doce lar.

O seu papel é muito importante na vida dos pais mais atarefados ou com horários complicados porque esses pais não conseguem transportar os seus filhos.

É uma profissão que tem também uma componente social, portanto exige das pessoas um trato cuidado e uma capacidade de empatia com as crianças.

Se não gosta de crianças, então não pense mais em ser motorista de transporte escolar!

Também tem de ser uma pessoa muito responsável e profissional, bem como ser capaz de cumprir horários.

Outro requisito muito importante é ter uma condução irrepreensível, por exemplo mantendo um cadastro limpo em termos de regras de trânsito.

Se ainda está interessado em ser motorista de transporte de crianças, siga a leitura para perceber mais sobre o que fazem estes profissionais…

Quais as suas funções

Um motorista de transporte de crianças ou motorista de transporte escolar conduz as crianças no percurso entre a casa delas e a escola. Essa é a sua principal função.

Mas no seu dia-a-dia, pode também ter que transportar os miúdos para atividades como a natação, o ballet e o karaté.

Muitas vezes, o motorista de transporte escolar cria relações de empatia com as crianças, o que significa que a sua função passa também por ouvir, acalmar, aconselhar os miúdos quando seja preciso.

A organização dos roteiros diários, para ir buscar todas as crianças a tempo e horas, é outra das suas tarefas.

Saídas no Mercado de Trabalho

A procura por motoristas de transporte de crianças ocorre mais quando começa o ano escolar porque é quando os pais e as empresas de transporte se organizam e procuram o serviço.

As saídas no mercado de trabalho estão muito limitadas a um grupo reduzido de empresas e de instituições de ensino ou associações, portanto nem sempre é fácil entrar nesse círculo.

De qualquer modo, deve prestar atenção às ofertas de emprego. Uma vez que é uma profissão bastante exigente, podem sempre aparecer novas vagas. As crianças não são fáceis, pelo que algumas pessoas podem não aguentar ficar no cargo durante todo o ano letivo.

Na hora de encontrar emprego, é obrigatório ter formação específica, porque sem ela não poderá exercer a profissão.

Ter boas capacidades de comunicação, boa apresentação, forte sentido de responsabilidade e uma ótima capacidade de organização são outras mais-valias para os empregadores.

Mas continue aí para entender como pode dar os primeiros passos para ser motorista de transporte escolar.

Como entrar na carreira de motorista de transporte de crianças

Para ser motorista de transporte de crianças ou motorista de transporte escolar não pode só saber conduzir. Por isso, venha daí entender o que precisa para exercer a profissão.

Certificação de Motoristas de Transporte de Crianças em Portugal

Há uma Lei específica para o Transporte Coletivo de Crianças (TCC) que se aplica a veículos ligeiros, pesados, públicos ou particulares.

O veículo a utilizar no serviço tem de estar licenciado para a atividade de TCC. Portanto, esse pedido de licenciamento é feito no IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes de Portugal).

O alvará de licenciamento emitido pelo IMTT tem uma validade de 5 anos. Consequentemente, depois disso, terá que ser renovado.

Quanto ao motorista de transporte de crianças, tem de cumprir dois critérios fundamentais:

  • Fazer uma formação específica para obter o Certificado de Motorista de TCC que tem a validade de 5 anos.
  • Deter a carta de condução da categoria B ou da categoria D há 2 anos.

Também precisa de apresentar os seguintes documentos:

  • Atestado médico a confirmar aptidões físicas e mentais;
  • Apresentar exame psicológico a atestar boa condição a este nível;
  • Certidão do Registo Criminal;
  • Certidão de Registo de Infrações do Condutor que é emitida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Certificação de Motoristas de Transporte Escolar no Brasil

Um motorista de transporte escolar no Brasil precisa de cumprir os seguintes requisitos obrigatórios:

  • Ter mais de 21 anos;
  • Ter carta de habilitação na Categoria D;
  • Não ter cometido qualquer infração de trânsito gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;
  • Fazer um curso de especialização com aprovação final;
  • Apresentar um exame toxicológico.

O veículo utilizado deve ser registado junto ao DETRAN do Estado onde a atividade será exercida.

Estes veículos têm de ser alvo de inspeções, pelo menos, duas vezes por ano. Além disso, essas inspeções são importantes para avaliar fatores como os cintos de segurança e retrovisores.

Os veículos de transporte escolar também precisam de incluir a faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR” nas partes laterais e na traseira.

Por um lado, têm de ter um equipamento registrador instantâneo de velocidade e tempo. Por outro lado, precisam de ter cintos de segurança independentes e em boas condições em cada assento.

Entretanto, deve ter atenção a que é preciso respeitar condições específicas quanto às luzes.

Onde estudar para motorista de transporte de crianças e motorista de transporte escolar

Em resumo, depois da leitura, fica claro que para ser motorista de transporte de crianças ou transporte escolar é preciso ter qualidades humanas e formação específicas.

Já de seguida, fique a conhecer algumas opções que o vão ajudar a dar os primeiros passos nesta profissão.

Portugal:

Brasil:

Já tem a certeza do que quer e acredita que tem o que é preciso para ser motorista de transporte de crianças ou motorista de transporte escolar? Então, não perca mais tempo e siga estas orientações!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima