Operador de Video Assist

Operador de Video Assist

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O operador de video assist é um técnico que atua na área do cinema. Ele trabalha na equipa de fotografia e é responsável por captar as imagens em vídeo e garantir que a imagem tem os padrões corretos.

Basicamente, este profissional é o responsável por todo o sistema de monitorização de vídeo. Portanto, ele ocupa um papel muito importante num set de filmagens.

Se gostavas de trabalhar na área cinematográfica e és um apaixonado por vídeo, esta pode ser uma excelente oportunidade de carreira para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Aqui, vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, entre outras informações importantes.

Vens connosco?

O que faz um Operador de Video Assist?

O operador de video assist capta imagens em vídeo, ao mesmo tempo da câmara cinematográfica, as quais são projetadas num monitor de vídeo no preciso momento da gravação da cena, ou logo após a gravação, assegurando que as imagens têm os padrões corretos.

Ele faz parte da equipa de fotografia e é o grande responsável por tratar do sistema de monitorização de vídeo. Ao realizar as gravações, em paralelo com a câmara cinematográfica, garantimos que as imagens têm qualidade, evitando ter de gravar tudo novamente, depois de assistir às filmagens.

Antes de ir para o set de filmagens, é importante que o operador estude todos os equipamentos que vão ser usados nas gravações. Geralmente, o 1º assistente de câmara entrega uma lista com todos os equipamentos.

Depois de estudar o documento, o operador pode fazer algumas recomendações, para garantir a qualidade das imagens.

Já nas gravações, o operador de video assist monta todos os seus equipamentos (podem ser usados cabos ou video link – este último é preferível por permitir uma maior mobilidade).  

Assim que tudo está pronto, ele capta as imagens e acompanha tudo através do monitor.

Quais as suas funções

A principal função do operador de video assist é assegurar que a imagem da câmara cinematográfica é visualizada nos padrões certos. Ele consegue avaliar esses padrões pois capta as imagens, em paralelo à câmara cinematográfica, e projeta-as num monitor de vídeo durante as gravações.

Desta forma, conseguimos ver, em tempo real, o que está bom, assim como conseguimos identificar alterações que sejam precisas fazer. Assim, evitamos ter de regravar todas as cenas.

Portanto, o seu trabalho é acompanhar as gravações e monitorizar tudo o que está a ser filmado, agindo sempre que algo precisa ser corrigido.

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de video assist pode trabalhar em diferentes produções audiovisuais, como no cinema e na televisão, por exemplo. Embora possa atuar em diferentes áreas, é importante dizermos que não existem assim tantas vagas de emprego quanto aquelas que gostaríamos.

Sem dúvida, existe uma falta de investimento na cultura em Portugal, assim como no Brasil, o que nos coloca numa posição difícil quando falamos de empregabilidade na área.

Além de poucas ofertas de emprego, temos de referir, também, que os trabalhos são precários. Não há, regra geral, uma continuidade no trabalho, o que deixa os profissionais numa situação de instabilidade.

Como não existem produções contínuas, a maior parte dos profissionais são contratados apenas para um projeto, não dando garantias de trabalho futuro.

Sendo assim, vais trabalhar como um profissional autónomo (freelancer) e deves ter uma boa capacidade de gestão de dinheiro. É importante que tenhas sempre uma boa reserva, pois se existem meses em que ganhas bem, também há meses em que não ganhas nada.

Além disso, como autónomo, tens encargos fiscais superiores e deves ter sempre isso em consideração na hora de combinar o pagamento pelos teus serviços.

Como entrar na carreira de Operador de Video Assist?

Para seguires a profissão de operador de video assist, o ideal é que tenhas um curso em câmara e, se possível, em video assist também. Embora alguns operadores tenham aprendido na prática, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, por isso, valorizam-se aqueles que possuem uma formação.

Além de adquirires conhecimentos práticos na área, vais conhecer várias pessoas que já estão no meio (ou irão entrar em breve). Este é um aspeto que deves ter muito em conta, pois no mundo audiovisual os conhecimentos valem ouro.

A maior parte das vagas de trabalho preenchem-se por meio de uma recomendação ou indicação de outros profissionais da área. No caso do operador de video assist, normalmente é o 1º assistente de câmara que estabelece contacto e contrata os seus serviços.

Por isso, se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, quanto mais pessoas na área conheceres, melhor! Afinal, nós nunca sabemos se aquela pessoa que está ao nosso lado no curso nos pode abrir muitas portas.

Onde estudar para Operador de Video Assist?

Como vimos, o ideal é que tenhas um curso de câmara e de video assist para entrares nesta profissão. As formações em video assist não são muitas, mas deves manter-te atento a possíveis workshops e cursos de curta duração.

Aqui, deixamos-te alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de seguir a profissão de operador de video assist, então não deixes de investir numa boa formação. Com toda a certeza, vai fazer toda a diferença na hora de conseguires uma boa oportunidade de trabalho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top