Chefe de Arte de Animação

chefe de arte de animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O chefe de arte de animação é o profissional que coordena o trabalho dos coloristas, cenaristas, assim como da copiadora eletrostática.

Embora seja confundido, muitas vezes, com o diretor de animação, os dois têm funções distintas.

Enquanto o diretor de animação planeia a animação, layouts, movimentos de câmara, entre outros detalhes do processo de produção, o chefe de arte está focado no trabalho dos coloristas e cenaristas.

Se a animação é uma área que te atrai, então estás no sítio certo. Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Aqui, vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem, as saídas possíveis no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Estás curioso para saber tudo? Então continua connosco!

O que faz um Chefe de Arte de Animação?

O chefe de arte de animação é responsável por supervisionar o trabalho dos coloristas e cenaristas de animação. Ele assegura que o trabalho realizado está de acordo com as indicações do diretor de arte.

O trabalho em animação não é assim tão simples quanto se possa pensar. São muitos os profissionais envolvidos num mesmo projeto e, portanto, é preciso termos um profissional que coordene as equipas. Só desta forma conseguimos uma unidade entre os diferentes setores e um resultado perfeito.

O chefe de arte faz esse trabalho de coordenação e supervisão. Ele atua diretamente com os coloristas (também conhecidos como color script), os quais fazem a coloração dos desenhos de animação desenvolvidos pelo animador.

O colorista de animação tem de escolher a palete de cores que será usada no projeto. Para ele tomar essa decisão, tem de ter uma ideia geral do projeto.

É para isso que está lá o chefe de arte. Ele vai dar todas as indicações necessárias para que o trabalho seja feito de acordo com as definições passadas pelo diretor de animação. Além disso, ele vai supervisionar o seu trabalho, garantindo que tudo corre como o determinado.

O mesmo acontece com o cenarista de animação. Este profissional é responsável por desenvolver os cenários onde as histórias se passam. Da mesma forma que o colorista, também precisa ter uma ideia do projeto para decidir os melhores elementos a usar.

O chefe de arte de animação vai supervisionar o seu trabalho também para garantir que tudo está de acordo com as orientações dadas pelo diretor de animação.

Quais as suas funções

A principal função do chefe de arte de animação é supervisionar o trabalho do cenarista e do colorista de animação. Além disso, ele também supervisiona a copiadora eletrostática.

Como o seu trabalho envolve supervisão de outros profissionais, é muito importante que tenha habilidades comunicativas e gosto pelo trabalho em equipa.

Sem dúvida, saber comunicar é fundamental para todos aqueles que ocupam uma posição de supervisão e coordenação. Se queres seguir esta profissão, é importante que mantenhas uma boa relação com todos os teus colegas de trabalho, mas também que saibas impor a tua posição.

As tuas habilidades em comunicar e liderar uma equipa de trabalho vão ser imprescindíveis para que o resultado do trabalho seja perfeito.

Além disso, é importante que entendas também de animação. Afinal, como poderás supervisionar o trabalho de outros profissionais se não sabes o que eles fazem?

Sendo assim, é essencial que te mantenhas sempre atualizado quanto aos métodos e técnicas usados em animação, até para que possas aconselhar os outros profissionais.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em animação está em alta, o que é uma excelente notícia para todos os que querem seguir uma profissão nesta área. A evolução tecnológica veio trazer uma nova dinâmica ao mundo da animação, até porque, atualmente, ela está presente em muitos outros locais que não filmes e curtas-metragens.

Por isso, encontras muitas oportunidades de trabalho, em diferentes setores do mercado, como, por exemplo:

  • Cinema
  • Televisão
  • Videojogos
  • Vídeos
  • GIFs
  • Anúncios de publicidade

A internet veio dar um impulso ao trabalho em animação. Desde vídeos, imagens animadas, a jogos online, o chefe de arte de animação encontra oportunidades únicas de emprego nesta área.

Como entrar na carreira de Chefe de Arte de Animação?

Se queres seguir a profissão de chefe de arte de animação, então tens de ter uma formação em animação. Esta formação é essencial, até porque tens de ter conhecimentos na área para conseguires supervisionar o trabalho dos coloristas e cenaristas de animação.

É normal que comeces a tua carreira como animador, colorista, cenarista, ou outra ligada à animação. Com provas das tuas habilidades, vais crescendo na carreira e poderás tornar-te chefe de arte ou até diretor de animação.

Se a tua ideia é crescer na carreira, a melhor escolha passa por um curso superior em animação digital. No entanto, também poderás aprender a trabalhar com animação 2D e 3D num curso profissional/técnico.

Onde estudar para Chefe de Arte de Animação?

Como vimos, podes optar por um curso superior ou por um curso técnico em animação. Embora ambos te deem bons conhecimentos de animação, se queres sobressair e crescer na profissão, o melhor será sempre um curso superior.

Aqui vamos deixar-te alguns cursos disponíveis que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de chefe de arte de animação? Então investe na tua formação e esforça-te bastante em todos os cargos que ocupares. Com toda a certeza, o teu talento vai ser reconhecido. Nós estamos a torcer pelo teu sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top