Operador de Caixa

Operador de Caixa

O operador de caixa é o responsável pela caixa registadora das lojas. Ele finaliza a compra dos clientes. Ou seja, ele recebe o pagamento, dá o troco, e emite a fatura. Além disso, ele também faz o registo de caixa e confere todos os valores no final do dia, ou turno de trabalho.

Outros nomes para esta profissão: Caixa de loja, Rececionista de caixa,

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Línguas, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta é uma profissão de muita responsabilidade, até porque estamos a falar do dinheiro da loja. Por isso é que os donos de lojas pequenas costumam assumir esse posto. O risco é grande, então é preciso ser alguém de grande confiança para ficar nesse cargo.

Um erro num troco já é o suficiente para que o saldo da caixa não bata certo com os produtos vendidos. Então, se quiseres ser rececionista de caixa, como também podes ser chamado, tens de ser alguém atento e bom com contas.

Estás animado para seguir esta profissão? Então continua connosco! Nós vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre ser operador de caixa!

O que faz um Operador de Caixa?

O operador de caixa é o último atendimento que se faz dentro de uma loja. O cliente entra na loja, escolhe o produto que quer, tira as dúvidas com o vendedor, decide-se pela compra, e depois vai até à caixa, onde está o operador, e paga pelo produto.

Sendo assim, os operadores de caixa são essenciais para a fidelização dos clientes. Eles são as últimas pessoas que falam com os clientes, então a sua imagem vai ficar guardada na memória.

Se o atendimento é bom, a imagem da loja é boa. Mas se o atendimento na caixa não é agradável, o cliente vai lembrar-se disso e vai associar a marca àquela sensação negativa.

Por isso é muito importante que os operadores de caixa sejam pessoas muito simpáticas, que consigam realmente causar boa impressão e, claro, que saibam fazer contas! Tudo o que os donos de um negócio não precisam é de alguém na caixa registadora que erre em todos os trocos que faz!

Hoje em dia é mais difícil errar nas contas, até porque as caixas registadoras já dão o valor que temos de dar de troco. Mas a verdade é que, se não fores uma pessoa atenta, mesmo com o resultado à frente dos olhos, acabas por dar o troco errado!

Além de poderes dar prejuízo ao teu patrão, ainda podes deixar o cliente chateado, especialmente se ele sair prejudicado!

Rotina de Trabalho

A tua rotina de trabalho vai passar por registar os produtos dos clientes na caixa e receber o valor por eles. Precisas ter conhecimentos básicos de informática, porque vais ter de emitir faturas através de um programa de computador.

Além disso, também vais ficar responsável por abrir e fechar a caixa todos os dias, mesmo que venha outro operador de caixa depois de ti. Tu és o único responsável por tudo o que aconteceu na caixa no teu horário de trabalho. Então, tens de abrir a caixa e, no fim do teu turno, tens de fechar e ver se bate tudo certo!

Sem dúvida, esta é uma das profissões mais importantes quando falamos de vendas no varejo. Além da grande responsabilidade de lidar com dinheiro, também precisas ter muita educação para falar com os clientes, mas também muita paciência!

Vão haver clientes a pedir descontos e promoções que sabes que, à partida, não vais conseguir dar nunca! E alguns vão mesmo querer desistir da compra na hora de comprar! Sendo assim, além de todas as capacidades que já mencionamos, também precisas ser alguém persuasivo e com boa comunicação.

Quais as suas funções

O operador de caixa é o grande responsável pela caixa registadora. A sua principal função é receber e verificar os pagamentos pelos produtos / serviços comprados, quer seja em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito!

Além de receber o dinheiro e dar o troco e a fatura aos clientes, ele também conta o dinheiro da caixa registadora no fim do seu trabalho, e confere todos os registos para confirmar se está tudo correto.

Também:

  • Verifica comprovativos de venda
  • Prepara depósitos bancários
  • Pesar e registar mercadorias
  • Embalar produtos em sacos
  • Fazer o registo de clientes

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é sempre bom para o operador de caixa. Sem dúvida, se existe um profissional que todas as lojas precisam, é ele! Então, as vagas de emprego são muitas. Além de pores trabalhar em tudo quanto é estabelecimento, podes trabalhar em portagens, estações de serviços, e parques de estacionamento.

Só não se incluem nesta categorias os:

  • Empregados de Agências de Viagem
  • Bilheteiros
  • Coletores de dinheiro de parquímetros
  • Assistentes de estação de serviço ao condutor

Sendo assim, tens um mercado de trabalho gigante, cheio de oportunidades para ti!

Como entrar na carreira de Operador de Caixa

Não precisas ter nenhum curso técnico ou superior para seres operador de caixa. No entanto, agora exigem que tenhas o ensino obrigatório, dependendo da tua idade (9º ou 12º ano).

Além disso, os empregadores dão preferência a pessoas que tenham facilidade com números, que sejam simpáticas, com imagem cuidada, e que sejam responsáveis.

No Brasil, alguns cursos profissionalizantes são muito apreciados, e a maioria exige o ensino médio completo.

Onde estudar para Operador de Caixa / Vendas

Portugal:

Brasil:

Se queres ser operador de caixa, então está na hora de reunires tudo o que precisas para ser um bom profissional e sair à aventura! O sucesso é garantido!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima