Zootécnica

zootécnica

Zootécnica é a ciência que se dedica ao estudo da produção e criação de animais domésticos numa perspectiva económica.

Outros nomes para esta profissão: Engenheiro Zootécnico, Zootecnista

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química
  • Idiomas: Português

A engenharia Zootécnica foca no desenvolvimento de recursos nas diversas áreas, com o intuito de obter um aumento na produção e lucro, sem esquecer o bem-estar e a sustentabilidade dos animais.

Existem 2 grandes grupos de conhecimento: Zootécnica Geral e Especial (dedicada a uma determinada espécie animal).

Esta é uma profissão em franca expansão, devido ao avanço e aposta nesta ciência, originada pela necessidade mundial do aumento da produção de alimentos de origem animal.

Se quer saber mais sobre esta profissão, então continue neste artigo e descubra como é a rotina de um Engenheiro Zootécnico ( Zootecnista), quais as suas funções, como pode entrar na carreira de Zootécnica, e quais as saídas no mercado de trabalho. Confira!

O que faz um Engenheiro Zootécnico (Zootecnista)?

Antes de mais nada, é importante dizer que um profissional desta aérea tem de ter uma aptidão natural para a vida no campo, assim como um gosto particular em lidar com animais.

Um técnico desta área está diretamente ligado ao estudo dos seres vivos e o implemento de medidas que melhorem o animal em termos racial e genéticos.

Quais as suas funções

O profissional de Zootécnica tem como principal função aplicar os seus conhecimentos em áreas diversas, como acontece, por exemplo, com a gestão técnica de empresas e indústrias agropecuárias, onde pode planear, realizar pesquisas, aplicar medidas de fomento da produção através de ciências de apoio, como a genética.

Engenheiro Zootécnico, ou Zootecnista, como se designa no Brasil, é o responsável por avaliar animais de acordo com as suas características genéticas.

Também lhe compete supervisionar, tecnicamente, exposições de animais e supervisão de explorações destinadas, principalmente, à criação de animais.

Os engenheiros que trabalham na área da Zootécnica Geral, estudam a evolução dos animais, no que diz respeito a fatores ambientais, artificiais, assim como naturais, tendo em conta as hereditariedades.

No campo da Zootécnica especial, o técnico foca-se em aplicar as suas técnicas focadas numa determinada espécie por exemplo, suinicultura, bovinicultura, entre outros.

Tendo em conta as preocupações de mercado e também da questão ambiental, é de todo primordial salientar o papel que o engenheiro tem na preservação da espécie e nas boas práticas de criação de gado, focada na performance industrial, mas não esquecendo o bem-estar animal e preservação agropecuária.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, são várias as saídas de mercado, desde o setor público ao privado.

Sem dúvida, ao longo dos últimos tempos, esta profissão vai conquistando o seu lugar cada vez mais assertivo e fundamental na economia mundial.

No setor público, encontramos as seguintes instituições e ministérios:

  • Autarquias
  • Instituição de Investigação Científica e de desenvolvimento
  • MADRP Ministério da
  • Ministérios:
    • Agricultura, do desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP)
    • Educação (Docência)

No privado:

Empresas de produção, transformação e comercialização de produtos agropecuários, como por exemplo:

  • Cooperativas e associação de produtores
  • Gabinetes técnicos (produção, controlo de qualidade, entre outros)
  • Indústrias de transformação
  • Empresas de produção Agropecuárias

No Brasil, além das oportunidades estaduais, o técnico tem bastantes focos de trabalho na região Centro-Oeste, onde está a larga maioria das fazendas.

A Sudeste e Sul existem, em grande número, empresas exportadoras de produtos de origem animal, além de grandes zoológicos, sendo assim uma grande oportunidade para encontrar emprego.

Uma das maiores empresas empregadoras é a Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária, a qual é responsável por um sem número de projetos e pesquisas.

Existem, hoje em dia, mais de quinhentas classes de emprego relacionados com a Ciência Animal. Este profissional pode, igualmente, exercer atividades na indústria farmacêutica. Como sabemos, esta indústria ainda usa, nos dias de hoje, testagem de produtos em animais. Sendo assim, um técnico de Zootécnica é essencial.

A indústria alimentar tem escoado também bastantes profissionais da área, especialmente para fazerem o controlo de qualidade dos produtos de origem animal.

Como entrar na carreira de Zootécnica

Para entrar na carreira de Zootécnica é essencial ter o curso correspondente de Engenharia Zootécnica. Em Portugal, é preciso concluir, no mínimo, a licenciatura, sendo que esta tem duração de 3 anos. No Brasil, deverá tirar o bacharelado em Zootecnia, com duração que varia de 4 a 5 anos.

Durante o curso, abordará matérias de diferentes áreas, como por exemplo, zoologia, ciências biológicas, genética, administração rural, entre outras.

O estágio é, sem dúvida, um ótimo começo. Pode também estar atento aos concursos públicos de admissão. Em Portugal, é, com toda a certeza, uma carreira em franca expansão.

No Brasil, fruto do mercado com forte tradição na produção agropecuária, as chances de trabalho são imensas, espalhadas pelas diversas partes do país.

Onde estudar Zootécnica

Portugal:

Brasil:

Sem dúvida, o apelo à natureza é uma constante neste trabalho. Um técnico superior é, antes de qualquer coisa, um elo fundamental entre a indústria e a Natureza. A simbiose perfeita passa pelo profissionalismo e pelo respeito pelos animais.

Com toda a certeza, este não é um emprego vulgar, é mais uma nobre missão que terá de vivenciar. O avanço desta ciência é fundamental para a evolução da economia global, assim como para a sustentabilidade dos recursos agropecuários dos países.

Se quer seguir a carreira de Zootécnica, então não deixe de investir na sua formação! Estude, e apaixone-se pelo que faz, porque vale a pena! O futuro e o mundo precisam de profissionais como você!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima