Operador de máquinas

Operador de máquinas

Um operador de máquinas pode trabalhar com uma variedade quase infinita de equipamentos, bem como em áreas distintas. Venha daí entender melhor esta profissão e o que precisa de fazer para enveredar por ela…

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Geometria Descritiva, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

Um operador de máquinas pode trabalhar com retroescavadeiras, máquinas agrícolas, de fabrico de papel ou de preparação de carne e peixe, entre outros equipamentos.

Assim, as suas competências podem passar por atividades bem diferentes! Algumas são, por exemplo, a construção civil, as indústrias metalomecânica, automóvel e petrolífera, os cosméticos, as gráficas ou o setor alimentar.

Como se vê é uma profissão bem polivalente. Contudo, o ideal é que opte por uma área específica e que procure a formação adequada para esse efeito.

Mas para trabalhar com qualquer máquina, tem de ter uma boa capacidade de decisão, bem como especial atenção ao rigor e à segurança.

Venha daí descobrir mais dados sobre a profissão…

Quanto ganha um operador de máquinas

Os salários variam muito conforme o setor de atividade, bem como em função do tipo de máquina usado.

Mas na área industrial, os salários podem rondar os 900 euros mensais, em Portugal. Porém, considere que há setores mais bem pagos do que outros.

No Brasil, os operadores de máquinas de produção que desenvolvem o seu trabalho num ambiente fabril, por exemplo, ganham em média 1700 reais.

O que faz um operador de máquinas

Há muitas pessoas que sonham em ser operador de máquinas. Pois sentem um fascínio especial por retroescavadeiras, carregadeiras de pneus, tratores de esteiras e outras. Contudo, não basta o sonho!

É uma profissão que requer formação específica e muito treinamento, além de uma boa dose de responsabilidade e de empenho. Porque não é para qualquer um!

A área de atuação de um operador de máquinas é bem abrangente, pelo que deve ter a certeza da área que pretende abraçar. Após isso, procure formação adequada para conhecer o equipamento que deseja manobrar.

Quais as suas funções

Um operador de máquinas é responsável por operar, ajustar e preparar máquinas, conforme o meio onde trabalhar.

O seu trabalho pode passar por operações fabris, no âmbito da produção industrial como, por exemplo, em peças de metal, aço ou plástico. Mas também pode trabalhar na construção civil como operador de máquinas de escavação.

As suas funções podem ainda decorrer no âmbito de serviços de logística como operador de empilhadeira.

Todavia, também se pode movimentar no setor portuário como operador de grua e guindastes.

Assim, está visto que há uma muitas opções que vão desde as máquinas agrícolas às máquinas de escavação, passando por máquinas de embalar e rotular, até outros equipamentos mais ou menos pesados.

Veja no vídeo que se segue algumas das máquinas mais incríveis do mundo…

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os operadores de máquinas é diverso e pode ser rentável. Mas tudo depende da área de atividade e da maior ou menor complexidade e riscos da máquina a operar.

Todavia, é certo que os profissionais têm melhores oportunidades quanto melhores forem as suas qualificações e a experiência.

A condução de máquinas pesadas requer especial perícia, pelo que é onde os critérios de contratação são mais exigentes. Mas também é onde os salários são mais atrativos.

Estes profissionais podem trabalhar, por exemplo, na indústria petroquímica ou do petróleo, na indústria automóvel, no setor da metalomecânica e da siderurgia.

Mas também podem ser contratados por gráficas e editoras, por empresas de cosméticos ou do setor alimentar.

Contudo, não basta apontar a uma área e escolher o que quer fazer, precisa de se capacitar para isso como verá de seguida…

Como entrar na carreira de operador de máquinas

Os requisitos mínimos para poder ser operador de máquinas passam por ter, no mínimo, 18 anos, o ensino fundamental completo e a Carta de Habilitação para conduzir na categoria B.

Todavia, terá também de ter formação específica na máquina que pretende operar. Quase todas as entidades exigem algum tipo de formação ou, pelo menos, experiência nesse âmbito.

No setor industrial, também há empresas que apostam na formação em contexto de trabalho, por exemplo, quando estão em causa máquinas muito específicas.

Além destes aspetos, também é necessário ter uma boa condição física e robustez para aguentar os esforços da tarefa.

Onde estudar para operador de máquinas

Se quer trabalhar com máquinas, é obrigatório ter formação para esse efeito. Até porque estão em causa questões de segurança, pelo que é necessário ter noções práticas e técnicas para evitar falhas e erros que possam causar acidentes.

Há cursos que oferecem uma formação abrangente, com ensinamentos sobre diversos tipos de máquinas. São uma boa ideia para quem não sabe ainda o que quer fazer.

Mas se está certo do caminho que pretende seguir, procure formações especializadas nas máquinas com que deseja trabalhar.

Confirme, já de seguida, algumas sugestões de formações que podem ser do seu interesse…

Portugal:

Brasil:

Como viu, o operador de máquinas tem às costas um grande peso, pois a tarefa acarreta muitas responsabilidades. Mas também é uma profissão estimulante, pois está cheia de desafios! Assim, se quer mesmo seguir este caminho, procure preparar-se da melhor forma e avance com confiança no futuro!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima