Maître de Restaurante / Chefe de Sala

Maître de Restaurante ou Chefe de Sala

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Línguas Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Maître de Restaurante é o/a Chefe de Sala, ou seja, a pessoa que coordena toda a equipa do salão neste tipo de estabelecimentos comerciais. Portanto, é uma figura que impõe respeito, até junto dos clientes.

A palavra Maître é de origem francesa e significa “mestre”. Assim, o Maître de Restaurante é quem manda na sala, o que significa que coordena os Empregados de Mesa. Mas também pode anotar os pedidos dos clientes e até atender as suas reclamações.

A profissão é confundida, por alguns, com a de Gerente de Restaurante. Contudo, são atividades distintas, uma vez que o Gerente é responsável por todo o restaurante, enquanto o Maître se limita a mandar no serviço de sala propriamente dito.

Deste modo, o Chefe de Sala é também uma figura essencial de Atendimento Público e, portanto, tem de ser sempre simpático e prestável perante os clientes – mesmo diante dos que são mal-educados.

A figura do Maître de Restaurante implica um certo respeito e dá um ar de classe a estes locais do comércio alimentar.

Mas continua a ler, para saberes tudo sobre essa profissão…

O que faz um Maître de Restaurante

O trabalho do Maître de Restaurante é garantir um bom atendimento aos clientes. Assim, é o elo de ligação entre os comensais do Restaurante e a Cozinha. Mas também faz a ponte entre os clientes e outros elementos do espaço, como o Sommelier ou Escanção, por exemplo.

Nos grandes restaurantes, o Chefe de Sala é, muitas vezes, responsável por agendar os pedidos de reserva dos clientes. Além disso, tem de definir a organização do serviço, decidindo que Empregado de Mesa serve que mesas.

Por outro lado, precisa de orientar a organização da própria sala, garantindo que o espaço fica confortável para os clientes, mas também rentável, com o maior espaço possível.

Trata-se de uma profissão de contacto direto com o público e, em muitos casos, é o Maître de Restaurante quem encaminha os clientes para as suas mesas, quando chegam ao espaço.

O seu papel principal é garantir a satisfação dos clientes e, por isso, o sucesso, ou fracasso de um restaurante, podem estar diretamente relacionados com o seu trabalho.

Quais as suas funções

As funções de um Maître de Restaurante são diversificadas e vão de aspetos mais organizacionais até detalhes mais operacionais.

Portanto, ele impera nas decisões sobre a sala e sobre a sua equipa de trabalho. Mas também tem um “pé” na cozinha, pois precisa de trabalhar em parceria com esta secção do Restaurante para que tudo corra bem.

Contudo, o seu maior foco está sempre no cliente e na sua satisfação. Com esse objetivo em mente, realiza algumas destas funções:

  • Apresenta sugestões do menu/cardápio
  • Sugere bebidas para acompanhar certos pratos
  • Agenda reservas
  • Acompanha clientes até às suas mesas
  • É atencioso com os clientes
  • Organiza a distribuição dos Empregados pelas mesas
  • Dá indicações ao Chefe de Cozinha sobre os tempos de entrega dos pedidos
  • Assegura a boa organização e limpeza da sala
  • Garante a limpeza dos banheiros
  • Verifica a qualidade das porções antes de serem servidas
  • Zela pelas normas de higiene e qualidade do serviço
  • Recebe e responde a queixas dos clientes
  • Acerta com o Chefe de Cozinha o menu (em função dos gostos dos clientes)
  • Treina novos funcionários sobre o serviço
  • Confirma se o vestuário dos funcionários está arrumado e cuidado.

Quanto ganha um Maître de Restaurante

A profissão de Maître de Restaurante surge nos patamares mais elevados da hierarquia das profissões no setor da restauração. Portanto, pode ter retornos financeiros superiores ao de outros funcionários da área.

Contudo, os valores dependem muito do tipo de Restaurante, bem como da sua localização geográfica e até da própria experiência do profissional.

Além disso, é preciso também contar com as gorjetas que podem ser uma excelente fonte de receita adicional. Em países como EUA, Reino Unido, França e Alemanha, onde a gorjeta é habitual, os ganhos neste âmbito podem ser bem interessantes.

Saídas no Mercado de Trabalho

Há várias saídas possíveis para um Maître de Restaurante. A profissão pode ser vista como antiquada por alguns, mas ainda é uma boa opção, sobretudo para quem gostaria de trabalhar em restaurantes de gama alta.

Contudo, os grandes resorts e os hotéis mais conhecidos também costumam ter Chefes de Sala nos seus Restaurantes.

Outra boa saída para estes profissionais são os Restaurantes de navios de cruzeiro.

Mas a melhor forma de encontrar oportunidades no mercado de trabalho é acompanhando os sites de vagas de emprego.

Além disso, podes seguir as empresas e restaurantes onde gostarias de trabalhar, bem como manter contactos com colegas da área, ou amigos de profissão. Assim, poderás agarrar a tua oportunidade no mercado de trabalho.

Como entrar na carreira de Chefe de Sala

Para ser Maître de Restaurante é preciso ter experiência no serviço de restauração. Assim, há quem comece por servir às mesas para depois subir na carreira, até chegar ao patamar de Chefe de Sala.

Contudo, não existe um caminho único para o sucesso. E, hoje em dia, já existem muitas formações especializadas que podem abrir portas no mercado de trabalho.

Assim, deves procurar por uma boa formação na área, mas também por fortalecer os teus conhecimentos teóricos com a prática do trabalho. A experiência profissional dará força aos teus ensinamentos académicos.

Pelo meio, deves investir numa formação em inglês, pois saber Línguas é uma mais-valia nos setores da Restauração e do Turismo.

Mas para lá destas competências, é importante que tenhas boas capacidades de relacionamento com pessoas, bem como muita simpatia e gosto pelo atendimento ao público.

Onde estudar para Maître de Restaurante

Existem muitos cursos nas áreas da Hotelaria e do Turismo que podem ser boas opções para quem quer tornar-se Maître de Restaurante.

Mas também podes fazer especializações em Atendimento a Clientes e Gestão de Pessoas, pois podem ser mais-valias na hora de agarrar um emprego.

O que é essencial é que escolhas formações adequadas para o teu perfil e aquilo que desejas para o teu futuro.

Para te ajudar nessa procura, fica com as seguintes opções…

Portugal:

Brasil:

Como confirmaste neste artigo, o Maître de Restaurante ou Chefe de Sala dá prestígio a estes locais. Além disso, assegura o bom atendimento ao público e a qualidade do serviço.

Portanto, é uma profissão exigente, mas também desafiante. Achas que é o teu caminho? Decide com a razão e o coração. Estamos a torcer por ti!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top