Lutador de MMA

Lutador de MMA

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Lutador de MMA pratica a modalidade de Artes Marciais Mistas. Trata-se de um desporto de combate de contacto que junta técnicas de diferentes estilos de artes marciais.

MMA é a sigla que representa as chamadas “Mixed Martial Arts”, ou seja, as Artes Marciais Mistas. Esta é uma modalidade de combate que assenta no contacto direto.

Além disso, permite ao Lutador a liberdade de usar técnicas de vários estilos marciais. Portanto, o atleta pode aplicar golpes com os punhos, os pés, os cotovelos e os joelhos. Mas também pode usar chaves de braço e “estrangulamentos” e ainda luta no chão.

Basicamente, vale tudo! Aliás, na origem do MMA esteve, precisamente, o chamado “Vale Tudo” que nasceu no Brasil. Mas, entretanto, a modalidade progrediu e para ganhar credibilidade ganhou mais regras e um novo nome.

Continua a ler para saberes tudo deste desporto de combate!

Do Vale Tudo ao MMA

O Vale Tudo tornou-se popular nos EUA sob o nome de “Ultimate Fighting Championship” (UFC). Estamos perante lutas em “full contact”, ou seja, em contacto direto, sem regras e sem limites. Portanto, é uma modalidade muito violenta, onde todos os meios valem para o fim máximo da vitória.

Nos combates de Vale Tudo, todas as modalidades são válidas, desde o Jiu-Jitsu ao Boxe, passando pelo Karaté e pelo Kickboxing, até ao Muay Thai e a outras artes marciais.

Multidões de pessoas assistiam aos eventos de Vale Tudo, mas esta arte de combate é demasiado agressiva para ser vista como um desporto respeitável. Portanto, transformou-se em MMA, com mais regras e melhor organização.

Além da presença de médicos nos combates, esta adaptação levou à criação de categorias de peso para que a competição seja mais justa.

O que faz um Lutador de MMA

O MMA, ao contrário de outras Artes Marciais, não tem uma filosofia de aperfeiçoamento integral do ser humano, considerando corpo e alma. Mas é visto, antes, como um sistema de luta moderno.

Apesar disso, tem um grande impacto positivo a nível psicológico, pois melhora os reflexos e a autoconfiança, contribuindo para reduzir a ansiedade e o stress.

O Lutador de MMA usa todos os músculos do corpo e, por isso, a atividade melhora a resistência cardiovascular e a potência muscular. Mas também promove a elasticidade e contribui para uma boa coordenação motora.

Em termos de técnica, pratica-se combinando diferentes estilos de luta. No Brasil, por exemplo, é usado, sobretudo, o Jiu-Jitsu, o Boxe e o Muay Thai. Já nos EUA, é mais habitual misturar Kickboxing, Muay Thai e Wrestling. Mas as combinações podem variar.

No seu dia a dia, um Lutador de MMA treina diariamente para aperfeiçoar as suas técnicas e reforçar a resistência física. Mas também precisa de ter cuidados em termos de nutrição e do seu bem-estar geral para chegar aos combates ao mais alto nível.

Quais as suas funções

O MMA tem regras muito rigorosas que têm por objetivo proteger os Lutadores. Assim, são proibidos golpes que atinjam as zonas dos olhos, dos órgãos genitais, da nuca e da espinha dorsal.

Além disso, não são permitidas cabeçadas, nem torções de dedos e os Lutadores têm de usar luvas, para evitarem certos golpes.

Cada combate de MMA dura três rounds de cinco minutos cada e tem sempre a presença de um médico.

Ao longo da luta, o Lutador de MMA precisa de estar preparado para todo o tipo de combate, seja no chão, seja em pé. E tem de tem de saber reagir ao adversário usando tanto os punhos como pontapés.

Como se perde um combate de MMA?

Um combate pode terminar com um KO quando um dos Lutadores perde a consciência devido a um golpe do adversário. Mas a vitória também pode acontecer por desistência após uma torção do braço, por exemplo.

Contudo, também pode ocorrer um KO técnico se o árbitro terminar o combate por um dos Lutadores estar ferido.

Há ainda a possibilidade de vencer um combate por decisão dos juízes através de pontuação.

Técnicas do MMA

As principais técnicas das Artes Marciais Mistas são as seguintes:

  • Armbar – é a chave de braço que visa submeter o adversário
  • Grappler – refere-se ao combate no chão
  • Striker – tem a ver com o combate em pé
  • Guarda – Lutador está de costas e segura o adversário com as suas pernas
  • Guilhotina – estrangulamento do adversário com o antebraço para que ele desista
  • Kimura – controlar o braço do adversário e dobrá-lo para trás
  • Montada – quando um dos Lutadores está por cima do adversário
  • Rear naked choke – é o chamado “mata leão” em que o Lutador estrangula o adversário, colocando-se por trás dele e usando o braço ou as mãos
  • Triangle choke – Estrangulamento com as pernas no chão.

Quanto ganha um Lutador de MMA

O MMA tem uma base alargada de adeptos e movimenta milhões de dólares e, portanto, o potencial dos ganhos financeiros é enorme. Contudo, apenas uma elite de Atletas Profissionais combate ao mais alto nível e tem, por isso, acesso a ótimos rendimentos.

Contudo, muitos Lutadores de MMA acabam por ter um segundo emprego para conseguirem pagar as contas, sobretudo em países com menos tradição nesta arte de combate.

Também há prémios por vitória que dependem do tipo e da dimensão dos combates. Mas vê que as grandes estrelas podem negociar prémios maiores.

Contudo, os Lutadores recebem dinheiro apenas por participar num dado combate, independentemente do seu desfecho. Esse valor também dependerá sempre do estatuto do Lutador.

Um dado importante a considerar é que, ao longo do ano, os Lutadores de MMA não têm assim tantos combates – podem fazer apenas cerca de 4 combates por ano, pelo que precisarão de ter um pé-de-meia ou fontes de rendimento para se aguentarem.

É aqui que entram em campo os contratos de publicidade e patrocínio que, mais uma vez, só chegarão aos melhores Atletas e aos mais conhecidos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Ultimate Fighting Championship (UFC) é a principal competição de MMA e o “sonho” de todos os Lutadores desta modalidade é chegar lá. Na América do Sul, o Jungle Fight é um dos maiores eventos de MMA e tem muita popularidade no Brasil.

Contudo, chegar ao mais alto nível pode ser difícil e nem todos conseguirão alcançar esse objetivo, até porque há mais interessados do que lugares nesses torneios.

O famoso Conor McGregor, um dos mais mediáticos Lutadores de MMA, chegou a receber apoios sociais do Estado irlandês enquanto treinava e tentava captar a atenção da UFC. E o ex-campeão Stipe Miocic nunca deixou de ser bombeiro fora dos ringues.

Mas há ainda o exemplo de Francis Ngannou que se tornou no primeiro africano campeão de pesos-pesados no UFC e que trabalhou em minas de sal nos Camarões, de onde é natural, e chegou a dormir em parques de estacionamento quando emigrou para os EUA.

Por outro lado, o antigo Lutador Georges-Saint Pierre, considerado por muitos como o melhor do MMA de todos os tempos, chegou a ter três empregos para conseguir pagar a Faculdade e continuar a treinar.

Portanto, não é um mar de rosas! Tal como na maioria dos desportos, é preciso muita resiliência, muita paixão e muito treino. Mas a sorte sorri aos mais audazes – e aos que trabalham mais e melhor.

Como entrar no MMA profissional

É preciso começar bem cedo a praticar Artes Marciais, ainda na infância ou adolescência, se possível. Neste caso, será mais fácil aprender a lutar MMA, caso contrário, o caminho será mais demorado.

Assim, o ideal é procurar um ginásio para começar a treinar, mas não um ginásio qualquer. Procura referências e tenta perceber quem são os responsáveis e os Instrutores, pois isso pode fazer a diferença na tua preparação.

Se quiseres mesmo levar a sério o teu sonho, podes pensar em emigrar, procurando os melhores ginásios e os treinadores mais reconhecidos. Esse passo pode ser decisivo para o sucesso, mas tem custos financeiros e emocionais, pois serás obrigado a ficar longe da família.

Força Mental e Força Física

Além de tudo isso, também tens de saber que um Lutador de MMA precisa de ter certos atributos físicos e psicológicos.

Assim, deve conseguir aguentar a dor e ter uma grande resistência física. Mas também precisas de muita motivação e capacidade para treinar todos os dias.

Porém, também é necessário saber fazer sacrifícios e aguentar a falta de dinheiro dos primeiros tempos, dedicando toda a energia ao MMA.

E tens de ter coragem para bater em alguém, sem medo de magoar – afinal, esse é o centro da luta de MMA!

Para lá de tudo isto, é essencial ter uma grande equipa de apoio, incluindo um bom Treinador, colegas de treino e uma família que esteja presente para dar suporte emocional nas piores alturas.

Principais qualidades de um Lutador de MMA

  • Força mental
  • Habilidades físicas como velocidade, força e resistência
  • Boa preparação física
  • Ótima coordenação motora
  • Experiência e muito conhecimento em Artes Marciais
  • Muita disciplina
  • Dedicação absoluta
  • Grande capacidade de adaptação.

Onde aprender MMA

Já referimos a importância de encontrar um bom ginásio para aprender as bases do MMA. Mas como escolher?

Um bom ginásio de MMA deve ter um ótimo programa de Jiu-Jitsu e, preferencialmente, também um bom treinamento de Wrestling. Vê que conhecer esta modalidade é essencial para o MMA.

Mas também deves prestar atenção aos responsáveis e aos treinadores do espaço, uma vez que serão eles a orientar-te na entrada neste desporto de combate. Por outro lado, é uma questão de credibilidade, pois os ginásios com melhores referências podem abrir-te a porta de torneios.

Vamos ajudar-te com alguns links por onde podes começar a tua procura por formação em MMA…

Portugal:

Brasil:

Depois disto tudo, já deves ter uma ideia melhor do que faz um Lutador de MMA e dos desafios que enfrenta para se tornar profissional. Portanto, tens de avaliar se tens o que é preciso para chegar ao UFC e para sonhar com o título de campeão.

Sentes-te preparado? Se a resposta é sim, queremos estar na linha da frente no teu primeiro combate a sério, para torcer pelo teu sucesso!

Mas se ainda tens dúvidas quanto ao futuro, aproveita para espreitar o Simulador de Profissões, onde encontrarás outras alternativas que podem encaixar à medida nos teus sonhos.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando