Operador de Telemarketing

Operador de Telemarketing

O operador de telemarketing trabalha em call centers a fazer e atender telefonemas para e de clientes. Normalmente trabalham para empresas de telecomunicações, bancos e seguradoras. Embora seja uma profissão precária, na maioria das vezes, oferece bastantes vagas de trabalho.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

A maioria das pessoas que trabalha em call centers são jovens, até porque é uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho rapidamente. A maioria das pessoas que termina o secundário e começa a procurar trabalho depara-se com vários nãos, principalmente por não terem experiência, ou por não terem uma formação específica.

Uma das alternativas é, precisamente, o trabalho em call centres. A formação é dada no próprio local de trabalho, não são precisos conhecimentos técnicos, e por isso é fácil a adaptação. Por isso mesmo, muitos jovens ingressam no mercado de trabalho como operadores de telemarketing.

Apesar de ser uma porta de entrada, é possível crescer na carreira dentro de um call center. Quem tiver talento para a comunicação e para as vendas, pode, sim, ter sucesso nesta profissão.

Se achas que te enquadras neste perfil, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão.

Vem connosco!

O que faz um Operador de Telemarketing?

O operador de telemarketing trabalha em call centers. Ele liga para potenciais clientes de serviços, ou para pessoas que já são clientes, mas também pode atender chamadas de pessoas interessadas nos serviços, por exemplo. Normalmente trabalham para empresas terceirizadas, as quais prestam serviços de telemarketing para outras.

Embora a maioria dos operadores esteja a trabalhar na área das vendas, existem cargos de operadores de telemarketing para resolução de problemas e gestão de reclamações.

Apesar de as empresas de telemarketing não exigirem uma formação específica, é importante teres algumas habilidades e capacidades para desempenhar bem o trabalho. Vejamos!

Habilidades

  • Ser comunicador – O trabalho num call center implica lidar com o público. Por isso, a comunicação é essencial para ter bons resultados.
  • Saber falar – Enquanto operador de telemarketing, sempre que estás a falar ao telefone vais estar a representar a empresa para a qual trabalhas. Por isso é importante saberes falar corretamente, para passares confiança e credibilidade às pessoas que estão do outro lado da linha telefónica.
  • Saber ouvir – A comunicação implica falar, mas também ouvir. Ser bom ouvinte é fundamental para fazer um bom trabalho. Ouvir tudo o que os clientes têm para dizer vai dar-te a oportunidade de conseguires encontrar a melhor solução para eles.
  • Ser paciente – Lidar com o público nem sempre é fácil. Vão haver pessoas que não vão ser educadas, que vão faltar ao respeito, ou simplesmente estão nervosos e não te vão deixar falar. Independentemente do que te disserem, tens de manter a calma e lidar com a situação da melhor forma.
  • Ter agilidade – Um operador de telemarketing tem de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Por isso é importante seres uma pessoa com agilidade.
  • Facilidade em trabalhar com tecnologia – Trabalhar com o computador é a rotina dos operadores de telemarketing. Por isso é importante teres facilidade em trabalhar com os softwares.

Quais as suas funções

As funções de um operador de telemarketing dependem do trabalho que fazem. Existem dois tipos de telemarketing, e as funções vão depender disso mesmo. Para entenderes melhor, vamos ver as diferenças entre os dois tipos de telemarketing.

  • Recetivo – O operador apenas recebe chamadas dos clientes. Podem ser pessoas que estão interessadas em comprar um produto ou contratar um serviço, mas também podem ser pessoas interessadas em fazer cancelamentos, ou pedir alterações a contratos, por exemplo.
  • Ativo – O operador só faz chamadas, não recebe. Essas chamadas têm o intuito de vender produtos ou serviços, mas também podem ligar para divulgar uma marca.

Além das chamadas, o operador de telemarketing insere as informações sobre os clientes no sistema da empresa.

Trabalhar num call center exige muito foco e atenção. Ao mesmo tempo que tu estás a falar com um cliente ao telefone, estão outras dezenas de operadores a falar com outros clientes.

Saídas no Mercado de Trabalho

As oportunidades de trabalho para operadores de telemarketing são muitas. Muitas empresas optam por chegar até ao público através de telemarketing e as vagas para operadores são cada vez maiores.

Os setores das telecomunicações, da banca e dos seguros são aqueles que mais contratam operadores de telemarketing. No entanto, existem outros tipos de empresas que podem abrir vagas para telemarketing.

Como entrar na carreira de Operador de Telemarketing?

Não é preciso nenhuma formação para entrares na carreira de operador de telemarketing. No entanto, como as exigências do mercado de trabalho são cada vez maiores, pode ser vantajoso ter um curso profissional em atendimento personalizado e call center.

Já existem vários cursos para a área do telemarketing e eles ajudam a preparar para a rotina de trabalho dentro de um call center.

Esses cursos têm como objetivo formar as pessoas para comunicarem através de um telefone. No fim do curso, os alunos têm de saber:

  • A importância de ter uma boa relação com o cliente
  • As técnicas de atendimento e venda
  • Fidelizar os clientes através do atendimento ao telefone, assim como do tratamento de reclamações
  • Como funciona o call center

Onde estudar Telemarketing e Atendimento Personalizado?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser operador de telemarketing e investir nessa carreira, então pode ser bom fazeres um dos cursos de telemarketing. Com toda a certeza vais encontrar o teu lugar numa boa empresa!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima