Técnico de Manutenção de Equipamento de Cinema

Técnico de Manutenção de Equipamento de Cinema

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Física Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de manutenção de equipamento de cinema, ou técnico de manutenção de equipamento cinematográfico, assegura que todas as máquinas usadas nas produções audiovisuais estão em perfeito estado. Ele tem muitos conhecimentos de eletrónica cinematográfica e mecânica.

O mundo do audiovisual é tão amplo que emprega profissionais das mais diferentes áreas. Embora só olhemos para os artistas que surgem à frente das câmaras, a verdade é que existem muito mais pessoas atrás da câmara, sem as quais nada seria possível.

Se és um amante de eletrónica, mas se também adoras o mundo das artes e do espetáculo, esta pode ser uma profissão fascinante para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este técnico, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Manutenção de Equipamento de Cinema?

O técnico de manutenção de equipamento de cinema faz a manutenção e a reparação das máquinas usadas em produções audiovisuais, como no cinema e na televisão.

O conhecimento dos equipamentos usados nas produções é essencial, por isso deves procurar ter mais conhecimentos em mecânica e eletrónica cinematográfica.

As gravações em estúdio, assim como em sets exteriores, ficam dispendiosas. A maior parte das produtoras alugam esses espaços à hora. Portanto, neste caso, tempo significa mesmo dinheiro.

Não se pode correr o risco de termos toda uma equipa parada porque uma máquina deixou de funcionar. Por isso, o técnico de manutenção tem de estar preparado para agir rapidamente e trabalhar sob grande pressão e stress.

Tendo em conta este facto, o trabalho do técnico deve estar mais focado na manutenção das máquinas para evitar avarias quando estas são mais necessárias.

Quais as suas funções

O técnico de manutenção de equipamento cinematográfico tem como funções fazer a reparação e a manutenção dos equipamentos usados em produções audiovisuais. Estes equipamentos são diversos, o que implica um grande conhecimento em eletrónica cinematográfica e mecânica.

Este profissional deve fazer revisões periódicas a todos os equipamentos, evitando danos e avarias no futuro. Além disso, deve dar indicações para que estes equipamentos sejam armazenados em perfeitas condições de conservação.

Muitas vezes, os equipamentos ficam danificados porque foram guardados em locais húmidos, por exemplo. Por isso, este técnico deve zelar, em todos os níveis, pelo bom estado dos equipamentos, informando a equipa dos cuidados que devem ter.

Queres descobrir outras profissões que te interessem? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de manutenção de equipamento de cinema, tal como o nome indica, atua na área dos audiovisuais.

Como o seu conhecimento está focado em equipamentos cinematográficos, ele trabalha mais em televisão e cinema, embora possa encontrar trabalho em outras áreas do entretenimento e audiovisual.

Como sabes, o mercado das artes e da cultura não é muito bom quando falamos de empregabilidade. De facto, assistimos a baixos investimentos nestas áreas, o que se traduz em poucas produções, assim como em produções com baixos orçamentos.

Esse fator faz com que não existam verbas para contratar profissionais, optando-se por recorrer a trabalhos esporádicos (freelancers).

Se quiseres seguir mesmo esta carreira, deves estar preparado para enfrentar a dura realidade do mercado de trabalho das artes.

A maior parte destes profissionais trabalha como autónomo. Como sabes, esta situação implica maiores encargos fiscais, assim como instabilidade no trabalho.

Da mesma forma que pode haver alturas com muito trabalho, também existirão outras sem nenhum. Por isso, tens de estar ciente de que o que ganhas hoje, não ganhas amanhã. Sendo assim, deves fazer uma boa gestão do dinheiro, ou procurar alternativas para os momentos em que tens pouco, ou nenhum, trabalho.

Como entrar na carreira de Técnico de Manutenção de Equipamento de Cinema?

Para seguires a profissão de técnico de manutenção de equipamento de cinema, deves ter um curso técnico em eletrónica. No entanto, também podes optar por um curso universitário em Engenharia Eletrónica.

Se quiseres ter melhores oportunidades de trabalho, como é lógico, um curso superior é a melhor escolha.

Ambas as hipóteses permitem-te trabalhar noutras áreas, como a indústria ou as telecomunicações, por exemplo. Esta é sempre uma boa notícia, tendo em conta a situação destes profissionais no mercado de trabalho.

Onde estudar para Técnico de Manutenção de Equipamento de Cinema?

Como vimos, para seguires esta profissão, deves ter um curso técnico em eletrónica ou um curso em Engenharia Eletrónica. Depois deves procurar especializar-te em equipamentos cinematográficos.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos interessantes nesta área. Mas não te esqueças de procurar outros cursos, pois podes encontrar outros que se encaixam melhor às tuas aspirações.

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é seres técnico de manutenção de equipamento de cinema, então não deixes de procurar uma boa formação. Além disso, procura estar sempre atualizado, pois vão surgindo sempre novos equipamentos. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top