Ortodontia

Ortodontia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Física Matemática Química

Idiomas:

Inglês, Português

A Ortodontia é uma subespecialidade da Odontologia que se dedica ao estudo de problemas de crescimento e desenvolvimento da face, arcos dentários e oclusões. Ou seja, é uma área da Medicina Dentária que trata disfunções dento-faciais.

O especialista em Ortodontia, ou ortodentista, é um médico odontologista que se especializou nesta área. Sendo assim, ele previne e trata os problemas referidos acima.

Se gostas da área da Odontologia, então este artigo é para ti. Aqui vamos mostrar-te tudo sobre a subespecialidade. Vais descobrir o que faz este especialista, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como aquilo que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens à descoberta?

O que faz um Especialista em Ortodontia?

O especialista em Ortodontia dedica-se ao estudo, prevenção e tratamento de disfunções dento-faciais. Este profissional trabalha, então, tanto na área preventiva, como na intercetiva e na corretiva.

Quando falamos de Ortodontia preventiva, falamos na prevenção de problemas. Esta é geralmente feita em crianças, quando se começam a trocar os dentes de leite, assim como durante o crescimento ósseo da face. Neste caso, o especialista geralmente opta por um aparelho móvel.

Já a intercetiva tem como objetivo travar um problema. Quando o especialista vê que uma criança, ou jovem, está a desenvolver um problema (pode ser, por exemplo, um problema respiratório, posicionamento incorreto dos dentes, posicionamento incorreto das bases ósseas, ou então um posicionamento inadequado da língua e lábio), monta uma estratégia para travá-lo. Dependendo do problema, o especialista opta por aparelhos móveis ou aparelhos fixos.

Por fim, a corretiva tem como intuito corrigir um problema que já se desenvolveu e instalou. Esta é feita em adultos e adolescentes. Esta é a Ortodontia que exige mais esforço do profissional, até porque temos de reverter um problema que já se instalou. Neste caso, pode ser necessário fazer cirurgias ortognáticas. Geralmente optam por aparelhos fixos e aparelhos acessórios.

Ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O especialista em Ortodontia trabalha na prevenção, interceção e correção de disfunções dento-faciais. O trabalho deste profissional é, então, marcado em três áreas distintas, dependendo do diagnóstico feito.

Portanto, o primeiro passo a dar é o diagnóstico. Este é feito por meio de exames, como, por exemplo, um raio-X. Depois de realizado o diagnóstico, o especialista tem de montar uma estratégia para prevenir, travar ou corrigir o problema detetado.

Usam-se, normalmente, aparelhos fixos (braquetes e bandas que são colados aos dentes) ou aparelhos removíveis. Em alguns casos é preciso optar pela cirurgia ortognática. Esta é feita, normalmente, quando as bases ósseas são muito discrepantes e só são realizadas em adultos.

Quando os problemas detetados não são muito graves, estes podem ser tratados por um médico dentista não especialista ou então por um odontopediatra. Estes dois profissionais devem saber identificar casos mais difíceis, os quais precisam ser encaminhados para o especialista em Ortodontia.

Sabendo que esta é uma área que está em constante evolução, os profissionais da área da Odontologia em geral devem estar sempre atualizados. Não se trata, somente, de técnicas usadas para a prevenção, interceção ou correção dos problemas. Falamos, também, dos materiais usados nessas técnicas.

Além do trabalho de intervenção, este profissional também poderá realizar trabalhos de investigação na área, assim como pode dar formações.

Conhece ainda a profissão de Estomatologista

Saídas no Mercado de Trabalho

O especialista em Ortodontia, ou ortodentista, trabalha em clínicas de Medicina Dentária, assim como em hospitais públicos e privados que ofereçam serviços de Dentária e Estomatologia.

Embora existam muitas pessoas formadas em Odontologia, quando falamos de especialistas, não é tanto assim. Por isso, existe ainda uma alta procura por estes profissionais no mercado de trabalho, o que favorece aqueles que optam por seguir os seus estudos e tirar esta especialização.

Como entrar na carreira de Especialista em Ortodontia?

Para seguires a carreira em Ortodontia em Portugal, tens de fazer, primeiro, o curso de Odontologia (Medicina Dentária). Depois tens de te candidatar ao exame de especialidade. Para fazeres essa candidatura, tens de ter, pelo menos, 3 anos de formação teórico-prática, a tempo inteiro.

Esta formação consiste numa pós-graduação e inclui:

  • Tratamento de pacientes, sob a tutela de especialistas em Ortodontia
  • Projeto de investigação e conclusão em tese ou artigo científico

A formação teórica inclui diversos temas, como, por exemplo:

  • Ciências básicas e médicas (anatomia da cabeça e pescoço, genética, biologia celular, síndromes craniofaciais, embriologia da cabeça e do pescoço, entre outras)
  • Desenvolvimento da dentição
  • Biologia do movimento dentário
  • Crescimento craniofacial
  • Cefalometria
  • Radiologia e Imagiologia
  • Técnicas de diagnóstico
  • Plano de tratamento
  • Recidiva
  • Técnicas Ortodônticas (aparelhos funcionais, removíveis, fixos, extra-orais, fixos parciais, de contenção)
  • Tratamentos multidisciplinares (como, por exemplo, tratamento de fendas palatinas, ortodôntico-periodental, ortodôntico-cirúrgico, entre outros)
  • Técnicas de tratamento
  • Higiene, esterilização e assepsia
  • Deontologia, gestão e administração (inclui, aqui, Medicina Forense, Informática, administração e gestão clínica, por exemplo)

No Brasil, tens de concluir a graduação em Odontologia e depois fazer a especialização latu sensu ou então o mestrado e doutorado. Esta formação vai focar no crescimento e desenvolvimento da face, assim como na biogénese da oclusão, anatomia facial, causas da má-oclusão e diferentes tratamentos.

Onde estudar Ortodontia?

Portugal:

Estas são apenas algumas das instituições que oferecem a pós-graduação reconhecida pela Ordem dos Médicos Dentistas.

Brasil:

Se gostavas de ser um especialista em Ortodontia, então procura um curso de especialização que seja reconhecido. Investe na tua formação, pois vai valer a pena todo o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top