Técnico Auxiliar de Saúde

técnico auxiliar de saúde

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Psicologia

Idiomas:

Português

O técnico auxiliar de saúde, também chamado de auxiliar de saúde, auxiliar de enfermagem ou auxiliar de ação médica, ajuda os profissionais de saúde, apoiando nos cuidados aos utentes. É uma peça central nas unidades de cuidados de saúde, até porque dele depende o bom funcionamento dos serviços.

Embora a maior parte das pessoas só valorize médicos e enfermeiros, a verdade é que existem muitos outros profissionais que garantem os bons cuidados de saúde.

Os técnicos auxiliares de saúde fazem parte desses trabalhadores que passam despercebidos à maioria das pessoas, mas que são indispensáveis no dia a dia de um estabelecimento hospitalar.

Se gostas da área da saúde, se és uma pessoa ativa, mas não queres ter a responsabilidade de ter a vida das outras pessoas nas tuas mãos, então esta profissão pode ser aquela que tanto procuravas.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer tudo sobre esta carreira e passar-te informações úteis para entrares no mercado de trabalho com toda a força.

Vens connosco?

O que faz um Técnico Auxiliar de Saúde?

O técnico auxiliar de saúde presta diferentes cuidados de saúde a utentes de hospitais, clínicas e outros estabelecimentos similares. É ele que recolhe as amostras biológicas e transporta-as para as secções correspondentes, trata da higiene das roupas, mantém os equipamentos e materiais médicos desinfetados e organizados, entre outras tarefas, sempre sob a orientação do profissional de saúde.

O técnico auxiliar de ação médica trabalha muito com enfermeiros, que os orientam ao longo do dia nas diferentes tarefas. O enfermeiro é o responsável por dar formação aos técnicos auxiliares de saúde e é ele que os vai “dirigindo” no seu trabalho.

O dia a dia implica lidar com os utentes. Por isso, deves ser uma pessoa muito paciente e com muita vontade de ajudar o próximo. As pessoas que estão internadas estão mais frágeis e intolerantes. Perdem a paciência com rapidez e podem acabar por “descontar” em ti. Assim, tens de saber lidar com essas situações mais difíceis, e sempre com um sorriso no rosto.

Além das tarefas acima mencionadas, eles também estão responsáveis por dar apoio na administração e na logística dos serviços e unidades de saúde.

O stress é uma constante neste trabalho. Vais trabalhar sob pressão e às vezes em situações limite. Saber lidar com as emoções é essencial para fazeres um bom trabalho.

Quais as suas funções do Auxiliar de Enfermagem?

O auxiliar de enfermagem presta apoio aos profissionais de saúde, sempre sob a sua orientação. Ele pode estar envolvido em diferentes tarefas no seu dia a dia de trabalho, desde a limpeza dos espaços e o cuidado de higiene dos pacientes até a tarefas de apoio na logística e na administração dos serviços e unidades de saúde.

De entre as muitas tarefas de um técnico auxiliar de saúde, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Auxiliar nos cuidados de higiene dos pacientes e ajudá-los a ir à casa de banho (sempre com orientação do enfermeiro)
  • Ajudar a preparar os pacientes que vão fazer uma cirurgia
  • Prestar apoio aos utentes que não conseguem comer ou beber sozinhos
  • Distribuir a comida pelos diferentes pacientes
  • Ajudar a transportar ou transferir os utentes
  • Tratar da limpeza e no transporte de equipamentos e roupas
  • Desinfetar material médico (seguindo as normas e os procedimentos de desinfeção de equipamento hospitalar)
  • Fazer a manutenção e a reposição de material
  • Encaminhar utentes e acompanhantes
  • Ajudar na recolha de amostras biológicas e transportá-las para o setor apropriado
  • Fazer a “ponte” entre diferentes setores, levando informações importantes de um setor para outro

Todas estas tarefas fazem parte da rotina de trabalho deste técnico. Como podes perceber, além de versatilidade, tens de aprender com facilidade e tens de seguir sempre as normas e procedimentos do estabelecimento de saúde.

Embora não tenhas as vidas dos utentes nas tuas mãos, a verdade é que terás um cargo de grande responsabilidade. Por isso, tens de estar bem ciente de tudo isso durante o teu trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico auxiliar de saúde trabalha em estabelecimentos de cuidados de saúde, como hospitais e clínicas (públicas e privadas), lares de idosos (casas de repouso no Brasil) e unidades de saúde. Existem várias vagas de trabalho para este cargo, até porque existem cada vez mais estabelecimentos neste setor.

Esta não é uma atividade assim tão procurada por parte dos jovens, talvez pela ideia errada de que esta profissão não tem valor, ou que não é tão importante quanto a de médico ou enfermeiro. Mas como vimos ao longo do artigo, esta é uma carreira de muita responsabilidade e que tem tanta importância como qualquer outra.

Por isso, se queres seguir esta carreira, terás mais facilidade em conseguir uma oportunidade de trabalho, pois a concorrência não é assim tão grande.

Conhece também a profissão de Auxiliar de Limpeza Hospitalar

Como entrar na carreira de Técnico Auxiliar de Saúde?

Se queres seguir a profissão de técnico auxiliar de saúde, então deves concluir um curso técnico de auxiliar de saúde. Esta formação é indispensável para conseguires uma colocação, até porque falamos de cuidados a utentes.

Assim, deves procurar uma instituição que te ofereça um certificado válido, garantindo, desta forma, que tens as competências necessárias para executares todas as tarefas de um auxiliar de ação médica.

Onde estudar para Técnico Auxiliar de Saúde?

Existem várias instituições que oferecem o curso técnico de auxiliar de saúde. No entanto, deves procurar aquelas que te conferem uma certificação válida no final do curso. Lembra-te que é essa certificação que te garante uma aprovação em qualquer concurso. Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de trabalhar na área da saúde e ficaste interessado em seguir a profissão de técnico auxiliar de saúde, então não desistas dos teus sonhos e procura uma boa formação na área. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propuseres. Luta sempre pelo que desejas, pois vai valer a pena todo o esforço. Nós desejamos-te o maior sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top