Pedreiro

Pedreiro (Construção Civil) - Saiba tudo aqui! - Guia das Profissões

O pedreiro dedica-se a trabalhos em alvenaria, cimento e outros materiais, geralmente no âmbito da construção civil. Ajudam a tirar os projetos do papel e a concretizar as obras.

Outros nomes para esta profissão: trolha

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geometria Descritiva, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

Atualmente, há falta de mão de obra de pedreiros na construção civil porque cada vez menos pessoas querem dedicar-se a esta profissão.

Por um lado, é uma atividade dura que exige uma boa condição física e onde é preciso trabalhar debaixo de sol, com calor intenso, ou de chuva, em dias gelados.

Contudo, também é uma atividade que envolve muita sujidade, o que não agrada a todas as pessoas.

Como há falta de mão de obra, então não é muito difícil encontrar emprego. E os salários não são tão baixos como noutras profissões que não exigem grandes estudos. Podem atingir valores bem interessantes (para pessoas que não se dedicaram muito à escola!).

Em Portugal, há pedreiros que podem ganhar mais do que alguns engenheiros, porque existe falta de mão de obra especializada. No Brasil, um pedreiro experiente pode ganhar entre 4 mil a 5 mil reais por mês.

Países como França podem pagar mais de 2 mil euros mensais e no Reino Unido, há pedreiros pagos a 1200 euros por semana!

Trata-se de um tipo de trabalho que requer muito dinamismo, para poder fazer tudo o que é preciso, e muita atenção e foco, de modo a não fazer disparates que ponham em risco a obra.

Depois disto, se acha que tem o que é preciso para ser pedreiro, então descubra mais sobre as funções que terá pela frente.

O que faz um pedreiro

O pedreiro é o trabalhador que ajuda a passar os planos do arquiteto e do engenheiro do papel para a prática. Basicamente, o pedreiro é pau para toda a obra!

Assim, fazem um pouco de tudo, desde trabalhos de alvenaria como a construção de paredes e estruturas, até rebocos, assentar azulejos, construir coberturas com telha, passando por fazer revestimentos e instalações sanitárias e/ou de portas e janelas.

Também faz parte do trabalho de pedreiro garantir que as obras estão a ser feitas da melhor forma, com recurso a ferramentas como níveis, réguas, esquadros e fios-de-prumo.

Quais as suas funções

O pedreiro pode desempenhar diversas funções, conforme a sua experiência e o grau de especialização. O seu trabalho também depende da obra onde se encontrar inserido.

Na construção civil, o trabalho do pedreiro passa por revestir alvenarias de pedra, de tijolo ou de outros materiais. Tem também que preparar e manejar as argamassas (por exemplo, o cimento) para esse efeito.

Pode ainda fazer coberturas com telha, tendo como instrumentos de trabalho talochas, réguas, fios de prumo e a famosa colher de pedreiro.

As funções do pedreiro podem ainda passar por fazer serviços de calceteiro, reparando e revestindo pavimentos, assentando pedra ou outros materiais.

Cada pedreiro pode, contudo, especializar-se em determinadas tarefas, conforme for melhor numas ou noutras. Ou pode ter que fazer de tudo um pouco – tudo vai depender do tipo de obra onde trabalhar.

Saídas no Mercado de Trabalho

 Os pedreiros podem trabalhar tanto no setor privado, assim como no público. Podem ser contratados por Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia para fazer obras específicas ou podem trabalhar para empresas de construção civil privadas.

Nesta altura, muitas empresas têm falta de mão de obra de pedreiro em alguns países, como Portugal, porque se trata de uma profissão muito dura e que não parece muito apelativa. Por isso, quem quiser trabalhar como pedreiro não terá dificuldades em encontrar emprego.

No Brasil, há grandes obras públicas e parcerias público-privadas em andamento, o que vai implicar necessidade de mão de obra.

Para procurar emprego como pedreiro, pode ir diretamente a empresas de construção civil que conheça ou falar com pequenos empreiteiros, para ver se precisam de alguém.

Outra forma de procurar emprego passa por consultar anúncios de emprego na Internet.

Se reside em Portugal pode ir também ao Instituto do Emprego e Formação Profissional em busca de oportunidades.

O Emprega Brasil também é uma boa opção para buscar vagas de emprego e outras informações importantes para quem mora no Brasil.

Como entrar na carreira de pedreiro

Para muitos pedreiros, a entrada no mercado de trabalho faz-se através dos pais ou de irmãos que já trabalham nesta profissão.

E muitos começam a trabalhar como serventes, sobretudo quando não sabem muita coisa do ofício. Assim, aprendem com os exemplos dos mais experientes e a partir daí, podem crescer na profissão.

Contudo, atualmente, há cada vez mais exigências e, por isso, ter algum tipo de conhecimento ou de formação é importante para arranjar um emprego nesta área – sobretudo se se quiser ganhar um pouco mais!

Já há vários cursos técnicos e profissionais para pedreiros que permitem a especialização em determinadas áreas e que podem abrir a porta a oportunidades de trabalho – além de permitirem um ordenado melhor.  

Especializações para pedreiro

Há diversos serviços especializados associados a obras de construção civil que podem exigir formação qualificada. Deixamos de seguida algumas dessas especializações possíveis:

  • Alvenaria – tem a cargo a construção de estruturas em alvenarias ou de vedações com tijolos, ou blocos de cimento, ou concreto.
  • Azulejista – como o nome indica, tem conhecimentos específicos no assentamento de azulejos, materiais de porcelana e revestimentos cerâmicos.
  • Acabamentos – especializado na instalação de bancadas de granito e/ou mármore e de louças e metais, e também na colocação de portas e janelas.
  • Manutenção – estes profissionais, são especialistas em trabalhos de conservação de casas e de condomínios, dedicando-se a tarefas do quotidiano como resolver entupimentos e vazamentos, fazer trabalhos de pintura e de reparação de torneiras e outros.
  • Especializado em OAC (obra de arte corrente) – neste caso, os pedreiros têm conhecimentos de redes de drenagem pluvial, de drenos profundos ou subsuperficiais, de valetas e sarjetas, de galerias e bueiros, bem como de redes de esgotos e de água.

Onde estudar para pedreiro

Não é preciso tirar um curso superior para ser pedreiro! Mas ter uma formação especializada pode ajudar muito – sobretudo a conseguir um bom emprego com um salário interessante.

Nos dias de hoje, até se podem tirar cursos de pedreiro online. Mas o ideal é procurar uma instituição credível para valorizar a sua formação.

Portugal:

Brasil

Se não gosta muito dos bancos de escola, nem quer perder muito tempo com livros e a queimar pestanas, a profissão de pedreiro pode ser uma excelente escolha! Se está certo do seu caminho, é só deitar as mãos à massa!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima