Pesquisador Cinematográfico

pesquisador cinematográfico

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História História da Cultura e das Artes Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O pesquisador cinematográfico é o profissional que recolhe e organiza informações e materiais que vão ser usados na produção cinematográfica. Ele realiza pesquisas para que uma produção seja coerente no espaço e tempo.

Embora associemos a pesquisa cinematográfica apenas aos filmes históricos, ela é essencial em diferentes produções, como as biografias, por exemplo.

Para que uma produção cinematográfica seja coerente e fiel, é necessário muito trabalho de pesquisa.

Por exemplo, se estivermos a trabalhar num filme que se passa na segunda metade do século XIX, não poderíamos ter casas com luz elétrica. Da mesma forma, se estivermos a fazer um filme na época da ditadura de Salazar em Portugal, não poderíamos ter uma garrafa de coca-cola em cima da mesa.

Para evitar este tipo de desfasamentos históricos, existem profissionais que se dedicam inteiramente ao trabalho de pesquisa.

Se gostas de história e do mundo do audiovisual, esta pode ser uma profissão realmente entusiasmante para ti.

Além de estares a trabalhar no meio artístico, terás a possibilidade de aprender sempre mais sobre a vida dos nossos antepassados, assim como da cultura e vivências de povos que não estamos tão próximos.

Queres saber um pouco mais sobre a profissão de pesquisador cinematográfico?

Então continua connosco!

O que faz um Pesquisador Cinematográfico?

O pesquisador cinematográfico recolhe informações para um filme, realizando pesquisas com o intuito de preservar a memória cinematográfica, tornando as produções fiéis ao contexto histórico, cultural e social.

Sem dúvida, a pesquisa é uma das partes mais importantes de qualquer obra, principalmente quando falamos de não-ficção. Como este é um processo muito complexo, a ajuda de um pesquisador é quase que imprescindível.

Ele trabalha com o produtor, recolhendo informações sobre o tema, época, estilos de vida, figurinos, entre outros tantos detalhes. Também é possível que tenha de fazer entrevistas para entender melhor sobre a vida de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, dependendo do objetivo da produção.

Em alguns casos, o documentarista, roteirista ou produtor realizam a pesquisa, até porque são pessoas com muitos contactos, o que facilita na hora de conseguir entrevistas e informações privilegiadas, por exemplo.

Quais as suas funções

O pesquisador cinematográfico é o responsável por recolher informações sobre diferentes aspetos para uma produção audiovisual. Esta pesquisa inclui, por exemplo:

  • Hábitos
  • Estilos de vida
  • Figurinos
  • Dados históricos (datas, contextos históricos, económicos, culturais e sociais)

Além de trabalhar na fase da criação ou pré-criação, também poderá ser contratado para fazer uma revisão ao roteiro, para corrigir alguns erros históricos e biográficos.

Este trabalho envolve a leitura de livros, pesquisas na internet, assim como entrevistas a pessoas que possam ajudar na construção da realidade.

Não é um ofício fácil, mas pode ser muito prazeroso. Além de conseguirmos ver o resultado do nosso trabalho no grande ecrã, vamos aprendendo sempre realidades e factos novos. Para os amantes de história, esta profissão é, sem dúvida, muito interessante.

Para o desenvolvimento deste trabalho, é importante que sejas uma pessoa curiosa, mas também organizada, racional e ponderada. Nem sempre aquilo que lemos e ouvimos é verdade. Saber pensar a informação que obtemos é essencial para que usemos dados verídicos.

Descobre outras profissões que te interessem através do nosso Simulador

Saídas no Mercado de Trabalho

Os pesquisadores cinematográficos trabalham, normalmente, em cinema. Filmes históricos, documentários e biográficos necessitam (quase sempre) de um profissional deste porte (embora as suas funções possam ser desempenhadas pelo próprio roteirista, produtor ou documentarista).

Além do cinema, é possível atuar, também, em emissoras de televisão, na produção de séries, telenovelas, documentários, entre outras produções audiovisuais.

Atualmente, também podes encontrar vagas de trabalho em produções independentes cujo foco está na internet, como a Netflix, por exemplo.

Como entrar na carreira de Pesquisador Cinematográfico?

Se queres ser pesquisador cinematográfico, então deves ter uma formação que te permita realizar pesquisas históricas. Portanto, um curso superior em História é essencial. Outros cursos podem ser interessantes também para esta profissão, como, História da Arte e Produção Cinematográfica.

O ideal é que tenhas uma formação em história, mas também em produção cinematográfica. O mercado na área das artes e entretenimento é muito difícil. A maior parte dos trabalhos são conseguidos por meio de uma recomendação ou indicação de alguém que já atua no meio.

Sendo assim, quanto mais pessoas conheceres na área, mais hipóteses terás de conseguir uma oportunidade. É por isso que frequentares um curso na área do cinema se torna tão importante.

Onde estudar para Pesquisador Cinematográfico?

Como vimos, os cursos de História, História da Arte e Produção Cinematográfica podem ser muito úteis para quem quer seguir uma carreira em pesquisa cinematográfica. Por isso, reunimos aqui algumas instituições que oferecem estes cursos.

Ora dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Gostaste da profissão de pesquisador cinematográfico? Já decidiste que é esta a carreira que queres seguir? Então investe na tua formação, dedica-te bastante, pois vai valer a pena todo o esforço. Nós desejamos-te o maior sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top