Estilista

estilista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O estilista é o profissional que cria novos estilos. Erradamente, associamos esta palavra apenas ao estilista de moda. Ainda assim, neste artigo, vamos falar, precisamente, do estilismo na área da moda e sobre esta profissão glamourosa.

Se gostas de moda, de estar sempre a par das últimas tendências, mas és criativo e consegues fazer com que várias pessoas sigam o teu estilo, esta pode ser a profissão que tanto procuravas.

Existem muitas pessoas que simplesmente não têm imaginação para criar tendências de moda. Podem adorar moda, vestir-se bem, desenhar bem, mas no que toca a criar um estilo, não conseguem.

Os estilistas marcam a diferença precisamente pela sua capacidade de criar algo novo, com a sua própria identidade, com o seu cunho pessoal, mas que se tornam referências para outras pessoas.

Se tens todo este potencial dentro de ti, então está na hora de pensares em dedicar-te ao estilismo.

Neste artigo nós vamos mostrar-te o que é ser estilista, o que ele faz no seu dia a dia, quais as funções que tem, as saídas no mercado de trabalho e o que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Estilista?

O estilista cria novas coleções de roupa, calçado e acessórios, as quais têm um estilo novo, diferente de todos os que já existem. Este profissional tem uma influência direta no grande público, pois passa a ser uma referência no que toca a formas de vestir.

Podemos dizer que os estilistas de moda são influenciadores, pois eles criam tendências de mercado, as quais são seguidas por milhares e milhões de pessoas por todo o mundo.

O que é um estilista?

Vale aqui dizer que os estilistas não são simples desenhistas de moda, ou modistas. O estilismo é bem mais do que isso. Trata-se de criar roupas diferentes, com um estilo novo, mas que se adequam a cada tipo de pessoa.

Por exemplo, se te dedicares a criar roupas para pessoas acima do peso, todas as criações têm de ser pensadas para essa persona, ou seja, para esse público-alvo. Terás sempre o teu estilo, a tua forma de olhar a moda, mas tens de pensar naquilo que realmente favorece as pessoas com essas características físicas.

É por isso, também, que os estilistas costumam usar o mesmo tipo de modelo, com as mesmas características físicas, ao longo da sua carreira. Isso porque eles criaram um estilo em cima de certas características físicas.

Quais as suas funções

A principal função do estilista é criar um novo estilo, com peças de vestuário arrojadas, diferenciadas, mas que são capazes de ser procuradas e pedidas por milhares, ou milhões, de pessoas ao redor do mundo.

A verdade é que os estilistas não vivem de desfiles de moda. É preciso venderem as suas roupas para conseguirem ganhar dinheiro com a sua profissão. Por isso, não basta teres peças de roupa que sejam diferentes. Tens que marcar a diferença, mas criar uma tendência no mundo da moda.

Este é um trabalho muito corrido, com um timing apertado. Tens de desenhar as peças, enviar para as costureiras, sapateiros, ou joalheiros, para que eles produzam as peças, mas sempre sob a tua supervisão, e depois tens de planear todo o desfile.

É claro que vais contar com a ajuda de outros profissionais, especialmente os de marketing e promotores de eventos. Mas, ainda assim, não podemos negar que o stress é uma constante.

O que é preciso para ser estilista de moda?

Se queres ser um estilista de moda de sucesso tens de ter bastante criatividade e talento para o desenho. Mas não só! É importante teres, pelo menos, conhecimentos gerais de sociologia, para poderes perceber como a sociedade evolui, incluindo nos gostos.

Também tens de ter conhecimentos em história da moda, até porque não se consegue criar nada novo sem saber o ponto de partida e qual o percurso que se fez até aos dias de hoje.

Saídas no mercado de trabalho

Enquanto estilista, podes trabalhar diretamente na produção de novas coleções de roupa, mas esse não é o único caminho. A bem da verdade, poucos conseguem viver das suas próprias coleções.

Então, outra opção é trabalhar na área administrativa de outras marcas. Neste caso, vais ficar encarregue de controlar a qualidade dos artigos, analisar as vendas, os custos e a produção.

Também podes trabalhar em:

  • Indústria têxtil
  • Vitrinismo
  • Estamparia
  • Design de lojas
  • Teatro / Cinema / TV (na criação dos figurinos)
  • Modelagem
  • Consultoria de Imagem / Consultoria de moda
  • Confeções
  • Tecelagens
  • Publicidade
  • Indústria Química
  • Imprensa da área da moda e vestuário

Como podes perceber, as oportunidades de trabalho são muito grandes. Com os conhecimentos que adquires no curso de estilista, podes atuar em todas estas áreas com confiança e sabedoria.

Outra oportunidade que tem surgido bastante nos últimos anos está ligada diretamente à internet. Sem dúvida, o mundo digital tornou-se uma boa saída para aqueles que querem tornar-se empreendedores.

Poderás tornar-te um estilista online, investindo na criação da tua própria coleção e divulgando através das redes sociais e sites. É uma forma de criares a tua própria oportunidade, com potencial para cresceres a cada nova coleção.

Quanto ganha um estilista?

O salário de um estilista varia muito de acordo com o cargo que ocupa. Como é óbvio, tratando-se de um profissional licenciado, nunca vai ganhar o ordenado mínimo. Mas também não podemos afirmar com certeza quanto vai ganhar.

Em Portugal, em média, os estilistas têm um salário que varia entre os 1200 e os 2000 euros. Já no Brasil, o salário médio varia entre 1.5 mil e 2 mil reais. É claro que estamos a falar de profissionais em início de carreira.

Como podes calcular, se tiveres um negócio teu, se arriscares criar a tua própria coleção, este valor é ainda mais incerto, até porque depende da aceitação do grande público às peças que criares.

Como entrar na carreira de Estilista?

Se queres seguir a carreira de estilista, tens de concluir o curso de estilista de moda em Portugal, ou então o curso de design de moda. A licenciatura em design de moda dura 3 anos, enquanto o curso de estilista de moda tem uma duração média de 12 meses.

No Brasil, tem a opção de fazer a faculdade de design de moda (com duração de 4 anos), ou enveredar pelo curso tecnólogo (com duração de 2 anos). No entanto, não é obrigatório ter um curso de estilista para seguir esta carreira.

Existe também no mercado outras opções para adquirir conhecimentos em estilismo, como cursos livres de corte e costura, por exemplo.

Mas as boas notícias não terminam por aí! Tem ainda a possibilidade de frequentar um curso de estilista de moda online grátis. Hoje em dia já encontra alguns cursos bons, totalmente gratuitos, e que pode fazer pela internet.

Onde estudar para estilista?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho sempre foi ser um grande estilista e marcar a sociedade com tendências de moda? Então não desistas dos teus sonhos e vai à luta. Estuda e procura o teu lugar no mundo da moda. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te o maior sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top