Jardineiro

Jardineiro

O jardineiro trata e cuida de jardins, de várias dimensões, mantendo as plantas saudáveis, e deixando o local bonito e florido. Embora esta não seja uma profissão procurada por jovens, existe um sem-fim de oportunidades no mercado de trabalho.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Educação Física, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

Os jardineiros trabalham em vários locais, desde pequenos jardins de condomínios, a jardins de grandes praças. Normalmente o trabalho tem um objetivo ornamental, ou seja, para embelezamento dos espaços. No entanto, também pode ter objetivo educativo, como é o caso da jardinagem em zoológicos ou jardins botânicos.

A jardinagem faz hoje parte de uma estratégia de urbanismo e paisagismo, especialmente nas cidades e grandes centros urbanos. Sem dúvida, quando falamos dos centros urbanos, percebemos a grande importância de espaços verdes.

Por isso, o trabalho de jardinagem é fundamental, não só para deixar as cidades mais bonitas e próximas da natureza, mas também pela qualidade de vida dos habitantes.

Se gostas da natureza, e se gostas de lidar com plantas, então continua connosco e descobre tudo o que faz um jardineiro e o que precisas fazer para entrar nesta profissão!

O que faz um Jardineiro?

O jardineiro é a pessoa que cultiva plantas e trata de jardins de todos os tamanhos, em diferentes espaços, desde interiores a exteriores.

No que diz respeito à jardinagem de interiores, ele faz a manutenção das plantas domésticas, as quais foram cultivadas em vasos e estão dentro da casa. Também se inclui na jardinagem de interiores os jardins de inverno, por exemplo.

Se quiseres seguir esta profissão, tens de gostar de lidar com plantas, e tens de ter senso estético, porque a tua função vai passar por embelezar vários espaços, desde jardins de prédios, empresas, condomínios, escolas, parques municipais, praças, entre outros.

O conhecimento das plantas é fundamental para o trabalho dos jardineiros, mas este é um conhecimento que se vai adquirindo à medida que se vai ganhando experiência e o envolvimento com as plantas é maior.

Mas é importante que o jardineiro saiba a técnica antes de começar a trabalhar, não só para combinar as diferentes plantas no jardim, mas também para saber como cuidar de cada uma delas.

Sem dúvida, é essencial saber técnicas de plantio, mas também é importante teres conhecimentos de planeamento logístico, para que o espaço fique bem organizado, harmonioso e bonito.

Além disso, é preciso teres conhecimentos sobre as necessidades de cada tipo de planta no que toca à luminosidade, tipo de solo e clima.

O trabalho de manutenção também tem que se lhe diga, porque vais ter de controlar doenças e pragas que afetam as plantas, e tens de ter conhecimentos sobre podas, adubação, rega, entre outros aspetos.

Quais as suas funções

A função do jardineiro é tratar e cuidar dos jardins. Para isso, ele precisa preparar o solo, adubar a terra, plantar, regar, podar, controlar pragas e doenças.

Ele trabalha tanto no cultivo, como na manutenção dos jardins. Além disso, também pode trabalhar em viveiros, atuando na reprodução e propagação de novas plantas, especialmente árvores e arbustos.

O trabalho nas matas é também outro caminho possível, nas quais o jardineiro corta e abate árvores, limpa as matas e acerta as ramagens.

Sendo assim, podemos dizer que os jardineiros têm como funções:

  • Fazer a manutenção da relva
  • Cultivar canteiros
  • Plantar flores, árvores e arbustos
  • Fazer a conservação de jardins
  • Adubar a terra
  • Fazer a limpeza (retirar folhagens secas, podar, entre outras tarefas)
  • Conservar a saúde das plantas, controlando pragas e doenças

Saídas no Mercado de Trabalho

Existem muitos espaços verdes no país, e a procura de jardineiros é grande. Sem dúvida, existe muito trabalho, ao mesmo tempo que se verificam poucos profissionais na área.

No entanto, vale a pena dizer que as contratações por parte dos municípios portugueses estão um tanto estagnadas. Além disso, e embora seja uma profissão muito importante, ainda não se dá o devido valor a estas pessoas que cuidam dos espaços verdes.

Muito por esta falta de reconhecimento, assim como os salários baixos, os jovens acabam por fugir desta profissão, e os que gostam da natureza e de lidar com as plantas acabam por fazê-lo mais por hobby do que por profissão.

Mas se quiseres seguir esta profissão, sabe que podes trabalhar em diversos lugares, não só para o Estado, para tratar de espaços públicos. Várias empresas de jardinagem têm surgido nos últimos anos e precisam de profissionais qualificados na área.

Empresas de construção privadas e de conservação de jardins também são opções se quiseres entrar nesta carreira.

Como entrar na carreira de Jardineiro

O curso de jardinagem é essencial para quem quer entrar na carreira de jardineiro. Vais aprender a escolher as ferramentas adequadas para cada planta, a usá-las, e a fazer a sua manutenção e conservação.

Também vais aprender a avaliar o estado do jardim e o que fazer para recuperá-lo e mantê-lo lindo e saudável.

Este conhecimento é muito importante para fazeres um bom trabalho. Embora o curso não seja obrigatório para fazeres trabalhos como freelancer, se quiseres entrar para os quadros de uma empresa, eles pedem o certificado do curso de jardinagem.

Sendo assim, dá uma olhadela a algumas escolas que oferecem este curso!

Onde estudar Jardinagem

Portugal:

Brasil:

Se gostas de plantas, de flores, de jardins no geral, então não deixes de investir na tua formação como jardineiro. Sem dúvida, é uma profissão nobre, até porque influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas. Do que estás à espera?

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima